sexta-feira, 27 de junho de 2014

Dilma sanciona lei que proíbe castigos físicos

Foto: Valter Campanato  / Agência Brasil
A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que estabelece que crianças e adolescentes têm de ser educados sem ouso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante. O projeto ficou conhecido como Lei da Palmada e provocou polêmica no Congresso Nacional.
O texto publicado nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial da União classifica castigo físico como “a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em: sofrimento físico ou lesão”.
Também fica conceituado tratamento cruel ou degradante como “conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize”.
A lei prevê que aqueles que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante com crianças e adolescentes estarão sujeitos a: encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família; encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico; encaminhamento a cursos ou programas de orientação; obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado; advertência.      
Xuxa foi hostilizada na Câmara
Em maio, na sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara em que o texto foi votado, houve bate-boca entre parlamentares. O deputado Pastor Eurico (PSB-PE) chegou a hostilizar e constranger a apresentadora Xuxa Meneghel, que acompanhou o debate.

Quando Xuxa chegou para acompanhar a sessão, ao lado da ministra dos Diretos Humanos, Ideli Salvatti, o clima tenso na reunião já havia provocado interrupção dos trabalhos. No momento em que os evangélicos cobravam o presidente em exercício, Luiz Couto (PT-PB), para encerrar a sessão, o deputado Pastor Eurico hostilizou a apresentadora e disse que sua presença era um desrespeito às famílias do Brasil.

"A conhecida Rainha dos Baixinhos, que no ano de 1982 provocou a maior violência contra as crianças", disse, referindo-se ao filme "Amor Estranho Amor".

 Fonte- RBS TV


Mais informações

Cidadania esclarece sobre rampa de acesso

Sexta-feira-27 de junho
Rampa móvel dá acesso ao prédio por uma porta lateral
Na terça-feira, 24,o Blog Eu Falei mostrou o drama da cadeirante Patrícia Dutra, 36 anos, portadora de Distrofia Muscular, doença que a colocou em uma cadeira de rodas aos 23 anos.
Ela reclamou das inúmeras dificuldades que os cadeirantes encontram para tentar ter uma vida o mais próximo possível do normal.

Entre as reclamações mais veementes, está a ausência de rampas no comércio local e em órgãos públicos e, como exemplo dos descasos apontados por ela, uma referência à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, órgão que ela contou ter procurado para resolver problemas de documentação de sua mãe que tem 75 anos e não teria obtido acesso ao prédio pela falta de uma rampa.
- Fui atendida na calçada- declarou.

Nesta sexta-feira, Antônio Carlos dos Santos, diretor geral de assistência social, procurou nossa reportagem para dar a versão da secretaria sobre o fato.
- Ela não entrou no prédio devido ao serviço que ela procurava não estar à disposição – esclarece.
Conforme Santos, ele mesmo teve contato com Patrícia em frente à secretaria, quando a questionou sobre sua necessidade.

- Quando ela me disse que era referente à identidade, eu a informei que a funcionária responsável por esta parte encontrava-se em atestado médico e, além disso, entreguei  a ela a documentação necessária para o que pretendia – completa o diretor que logo a seguir mostrou e instalou a rampa móvel existente e que permite o acesso de cadeirantes ao prédio através de uma porta lateral.
- Como o que ela queria não seria possível naquele momento, não coloquei a rampa- justifica.


Mais informações

Vacina contra a Gripe A agora é para todos

 Sexta-feira-27 de junho
Posto central será um dos locais para a vacinação geral
Piratini, através da Secretaria Municipal de Saúde, ainda está em busca dos 80% estabelecido pelo Ministério da Saúde na cobertura vacinal contra a Gripe H1N1, mas, após uma prorrogação, o órgão local recebeu a autorização para liberar o restante das doses, cerca de duas mil, para todas as faixas etárias, o que já está ocorrendo em três postos de saúde: Cancelão, Vila Nova e Posto Central.
Conforme a enfermeira chefe da secretaria, os grupos de risco ainda continuarão a ser imunizados já que o índice continua abaixo do projetado, mas, já é maior do que em anos anteriores.
- Assim como muitas das outras cidades, Piratini ainda está abaixo, mas, distribuímos cerca de 70% das cinco mil doses destinadas ao município e, no ano passado, por exemplo, foi de 63% - compara Hernandes.

Como outros tipos de vacina são aplicados nos mesmos postos, ela informou que se decidiu que 60 fichas, sendo 30 no turno da manhã e 30 no turno da tarde, serão disponibilizadas diariamente para a Gripe A. Os horários ficaram assim distribuídos: Dás 08:00 às 11:00 e dás 13:30 às 16:30.
Mais informações

Caminhões colidem na ‘Curva da Morte

Pedaços de cabine e sinaleiras espalhadas pela pista. A chuva não dava trégua para as equipes de resgate que trabalhavam tentando liberar o trânsito na BR-392, próximo ao cruzamento com a ERS-265. Nesta quinta-feira (26), por volta de 21h30, dois caminhões se envolveram em um grave acidente no local conhecido como ‘Curva da Morte’.
Um Volvo FH 440 – placas IRG 7915, de Boa Vista do Buricá – trafegava no sentido Canguçu-Santa Maria. Em direção contrária seguia um Mercedes 1418, placas IFU 0055, de Encantado. Os dois caminhões estavam descarregados. O nevoeiro dificultava a visibilidade no momento do acidente. Com a colisão, o Mercedes foi jogado para fora da pista.
Profissionais da Brigada Militar, Ecosul e Polícia Rodoviária Federal prestaram socorro às vítimas, que foram encaminhadas ao Pronto Socorro de Pelotas. Ainda não se sabe o estado de saúde dos condutores.
Fonte: Canguçu Online

Mais informações

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Piratini têm divulgação nos estandes da Copa

Quarta-feira- 25 de junho
A Copa do Mundo, evento esportivo de maior proporção mundial, para muitos está além das quatro linhas sendo uma ótima oportunidade para projeções e venda inclusive da imagem de alguns municípios que aproveitam o torneio para divulgar entre tantas outras coisas o seu potencial turístico.
Piratini está dentro deste contexto, assim, o secretário de cultura e turismo de Piratini, Fladimir Gonsalves, entende que o evento responsável por mostrar a capital Porto Alegre para o restante do mundo ao ser uma das sedes, serviu para dar um passo a mais no sentido de expandir o que a capital farroupilha tem a oferecer.

- Nós mantivemos material de divulgação da cidade em todos os estandes que a Secretaria Estadual de Turismo- SETUR, ofereceu, todos locais de grande visitação por quem veio ver a copa. Parque Harmonia, Barra Shopping, Praia de Belas e outros tantos que foram oferecidos – disse o secretário.

Dentro da estrutura ofertada também fizeram parte tradutores que ajudaram a explicar aos turistas o conteúdo contido em folders, material de linha farroupilha, cartões postais com prédios históricos e de um apanhado objetivo da cidade contendo inclusive um mapa, parte com um apelo em inglês, o que totalizou 50 mil exemplares de modelos diferentes.
Mais informações

" Eu Acredito!" Sergio para a Ponte do Costa

Quarta-feira- 25 de junho
Vereador deu um voto de confiança ao Governo do Estado
A afamada e necessária Ponte do Costa, que tanta dor de cabeça tem dado aos piratinienses, rendeu ao Governo do Estado um voto de confiança durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores realizada na terça-feira, 24.
O responsável por tal feito e, sobre um ponto que ninguém mais aposta por estar calejado com as dezenas de promessas não cumpridas, foi o vereador Sérgio Castro, PDT, que se utilizou do Grande Expediente para tornar público:

- Quero deixar registrado nesta casa que eu acredito que a Ponte do Costa vai sair, assim, me somo ao vereador Lourenço (PT) e agradeço a esse governo que aí está, pois agora há um projeto de fato de R$ 5.810,00 (cinco milhões oitocentos e dez mil reais) custo da obra –

A surpresa de tanto crédito dado ao governo Tarso Genro mesmo estando ele a seis meses do fim, é porque o argumento oferecido pelo parlamentar pedetista não está além daquilo que há anos também usado como justificativa pelo Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER) toda vez que uma comitiva de vereadores se desloca para Porto Alegre ou uma autoridade do auto escalão é questionada sobre os prazos da nova travessia: a de que o projeto está pronto e apenas aguarda recursos ou está prestes a entrar em fase de licitação.

A dissonância entre crédito e descrédito é tamanha, que o colega, presidente da casa e também pedetista Renan Cunha, não se conteve diante de tanta credibilidade.
- Faz quase 20 anos que sou vereador e perdi as contas de quantas vezes e de forma incansável, nós, em comitiva e frentes parlamentares como a que criamos agora, vamos lá e só ouvimos enrolação. Para acreditar só vendo ela, a ponte, em obras – disse Cunha. 
Mais informações

terça-feira, 24 de junho de 2014

Cadeirante protesta contra a falta de rampas

Terça-feira-24 de junho
No inicio de cada mês, quando vai ao banco acompanhada pela mãe para receber o valor referente ao auxílio doença, Patrícia Dutra, 36 anos, gostaria de interromper o caminho que a leva de volta para casa e realizar uma vontade simples que, devido à tantas limitações ao ser cadeirante, passou a ser um sonho.
Vítima da distrofia muscular, uma doença progressiva que começou a lhe tirar os movimentos das pernas aos 23 anos e, a três a colocou em uma cadeira de rodas, ela encontra em seu cotidiano as dificuldades impostas pelo não cumprimento da lei que desde o ano 2000 estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade dos portadores de deficiência.
- É como se a gente não existisse, não tivesse importância – resume a cadeirante que na segunda-feira, 23, decidiu protestar através das redes sociais após não conseguir entrar no prédio que abriga a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.
- Fui levar minha mãe que tem 75 anos para resolver uma questão nos documentos dela e o funcionário teve que nos atender na calçada, pois não há rampa de acesso – relata.
Ela reclama, mas, também ouve reclamações dos motoristas que se mostram visivelmente irritados quando precisam ter paciência ao vê-la atravessar vagarosamente à rua em busca quem sabe, de uma loja que dê condições para que realize outra vontade.
- Há muito tempo não compro roupas. Fico olhando as vitrines e, se gosto do que vejo, tenho que torcer para na loja ter um funcionário com boa vontade de trazer até mim o que escolhi – conta Patrícia que completa:
- Quando saio, preciso torcer para encontrar boas calçadas e não ser impedida por carros estacionados em frente às rampas das mesmas. Acho que inclusive os lojistas entendem que nós cadeirantes somos tão poucos que não vale a pena investir, mas somos muitos, a maioria circunscrita à própria casa por saber o que não vai encontrar ao sair à rua -




Mais informações

Vereador questiona atuação dupla de médico

Terça-feira-24 de junho
A velha e, parece eterna briga da oposição com a atual administração no que diz respeito ao cumprimento do prazo para respostas de requerimentos que partem do PMDB, parece estar longe de acabar. Agora, Cláudio Dias, que é líder de bancada, luta para saber se o médico Arilson da Silva Cardoso, atual secretário de saúde de São Lourenço do Sul, tem algum vínculo com o município de Piratini.
- Entendo que é uma falta de respeito com o poder legislativo. O prazo em lei previsto para resposta dos questionamentos que partem da câmara é de 15 dias, mais do que suficiente para que dúvidas sejam sanadas – entende Dias que exige detalhes inclusive do provável  ponto assinado pele médico.

- Quero saber sobre a carga horária semanal dele, bem como exijo que encaminhem cópias das assinaturas no livro ponto a partir de 1º de janeiro – completa o vereador.
Em contato com o secretário municipal de saúde, Diego Espíndola, nossa reportagem conseguiu antecipar parte da resposta da prefeitura.

Diego informou que o doutor em questão é concursado há mais de duas décadas e que inclusive está próximo da aposentadoria.
- Ele, o Arilson, atua nos mutirões da Unidade Móvel de Saúde no interior de Piratini. Também é o responsável pela Autorização de Internação Hospitalar ( AIH) sendo ainda o perito do município, função que não onera os cofres – esclareceu Diego.

O vereador requerente informou que o pedido ao executivo teve inicio ao atender uma solicitação de uma das bancadas da Câmara de Vereadores de São Lourenço do Sul, que também investiga a atuação do médico em municípios diferentes.
Mais informações

domingo, 22 de junho de 2014

Ladrões arrombam e roubam Sociedade Recreio

Presidente anunciou a instalação de alarme na entidade
Pela quantidade de bebidas roubadas, suspeita-se que no mínimo duas pessoas foram as responsáveis por arrombar a Sociedade Recreio Piratiniense, SRP, na madrugada deste domingo.
O produto roubado serviria para ser vendido na domingueira marcada para hoje à noite e, só não vai prejudicar o evento porque a direção da entidade possui estoque.

Segundo Valdeci Guastuci Duarte, presidente da SRP, foram levados 12 fardos de cerveja, 6 litros de Vodka, 2 fardos de energético e 2 fardos de refrigerante.
Pelos indícios, uma barra de ferro foi usada para arrombar a porta de emergência e abrir o espaço suficiente para entrar e depois sair com as bebidas.

- Estamos chateados, pois, trabalhamos pra comunidade. Depois de um período difícil conseguimos finalmente por as contas em dia e nossa agenda está lotada até dezembro. Coisas como estas nos deixam aborrecidos-  lamentou Duarte.

Para tentar evitar que situações desta natureza voltem a acontecer, o presidente informa que já na próxima terça-feira vai dotar a entidade de um sistema de alarme.
Mais informações

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Estacionamento na Gomes não terá alteração

Vagas transformadas para oblíquas  tem sido motivo de discussão 
Alheio a comentários e colocações ventiladas Câmara de Vereadores, o secretário de Urbanismo e Serviços Públicos Carlos Miguel de Ávila Porto, garantiu que não haverá nenhuma alteração no projeto que prevê a instalação de estacionamento oblíquo ao longo da Avenida Gomes Jardim.

As discussões em torno da situação tiveram inicio no legislativo quando o vereador Sérgio Castro, PDT, foi veemente em suas colocações ao afirmar que as primeiras vagas criadas em frente ao Colégio Ponche Verde não estariam sendo eficaz, o que conforme suas palavras eram as queixas da população.
- Minha posição é que as vagas criadas são eficazes sim. Ouvi que elas estariam causando transtorno e que agora os motoristas precisam ter mais cuidado ao manobrar seu veículo, mas, isso é algo que todos nós precisamos ter, e mais, estamos a cem dias com o oblíquo e nenhum acidente foi registrado- rebate Porto.

Ele discorda ainda que a nova forma de estacionar deva ser feita nas ruas anteriores e posteriores à avenida principal, vias que durante o horário comercial ficam praticamente vazias.
- Na avenida está concentrado o comércio de Piratini, então se mudar para as ruas debaixo perde o propósito e, assim não estaríamos pensando no bem estar da população – opina.

Mas Miguel Porto concorda que o projeto precisa de adequações já que veículos de grande porte como ônibus e caminhões dividem espaço com carros de passeio, o que reduz drasticamente a área disponível,inclusive para quem quer tirar o carro da vaga.
- Precisamos sim conversar com o executivo para que se tenha um novo decreto normatizando o fluxo deste tipo de condução porque com eles em tempo integral realmente está complicado – concorda.

Diante de tudo isso, o secretário garantiu que o restante das vagas a serem distribuídas ao longo de no mínimo mais duzentos metros só ainda não ocorreu por um atraso no cronograma.
Mais informações

terça-feira, 17 de junho de 2014

Psicólogo do hospital diz que são muitas as tentativas de suicídio em Piratini

Terça-feira- 17 de junho
Dias após a vizinha cidade de Pinheiro Machado se abalar com o suicídio de uma jovem de 33 anos que, vítima da depressão tirou a própria vida ao jogar-se em frente ao um carro na BR 293, Michel Lucas, psicólogo responsável pela ala psiquiátrica do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Piratini, detalhou a doença em entrevista à rádio Nativa FM quando afirmou que o número de atentados contra a vida no município é significativo.
- Os graves transtornos psiquiátricos que também registramos entre os atendidos por nós no hospital justificam a incidência grande de tentativas de suicídios na cidade – disse o psicólogo.
Ele explica que a maioria delas, as tentativas por parte dos depressivos, não se concretiza por se darem através da grande ingestão de medicamentos, quase sempre comprimidos usados no tratamento. Ele alerta:

- A depressão realmente é o mal do século. Não podemos desprezar a ideação suicida, pois, o portador da doença dá pequenos relatos e demonstrações do que é capaz e está pretendendo fazer, geralmente queixando-se da vida que leva, menosprezando a mesma ao dizer, por exemplo, que nada dá certo e que tem vontade ou vai se matar – explicou.

Michel, porém, disse que nem sempre essa é realmente a ideia fixa do depressivo e, às vezes, ele na verdade quer chamar a atenção e mostrar que precisa de cuidados, por isso devemos sempre estar alertas.
- Até mesmo na escola, em caso de depressão entre crianças, jovens e adolescentes, um colega pode ser o salvador do outro ao relatar para o professor o que ouviu e, em caso de adultos, não devemos dar pouca importância aos relatos, sempre os repassando para os pais ou outros familiares – explica.
Mais informações

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Regional comanda troca na DP de Piratini

             Delegados oficializaram troca na Delegacia de Piratini
A titular da 18º região policial, delegada  Carla Kuhn, realizou oficialmente nesta segunda-feira a troca de delegados na DP de Piratini, onde Edson Ramalho, 33 anos e agora transferido para São Lourenço, passou a titularidade para Maurício Alves Sampaio, 30 anos, que extraoficialmente já ocupava o cargo desde a semana passada.

Ramalho ficou apenas 11 meses à frente das investigações e, indagada quanto a constantes trocas de agentes na sua região já que o antecessor Paulo Costa ficou apenas dois anos, Carla Kuhn disse não ver problema já que há uma reposição imediata.

- Não vejo prejuízo. Essa mobilidade de delegados é histórica e teríamos um problema se não tivéssemos um novo nomeado. Isso é normal em razão da profissão ser desgastante e trocar delegados é até um beneficio, pois ele muito tempo numa cidade só cria laços com a comunidade, o que não é bom – explicou a regional.

Mas ela concordou que em Piratini as trocas estão fora do padrão.
- O normal, ao menos era assim quando eu não respondia pela regional, são de quatro ou cinco anos, mas, uma série de fatores como a vaga que abriu em São Lourenço e o interesse pessoal do delegado Ramalho em ficar mais próximo da capital tiveram seu peso – detalha.

Carla entende que a cidade vai estar bem representada com a presença da Maurício Sampaio já que o gás de iniciante é uma vantagem para quem assume sua primeira delegacia.
Ela também elogiou o trabalho do Chefe de Polícia do Estado, Ranolfo Vieira Junior que ao assumir o cargo em 2011 destravou o processo de concursos e nomeações.

- Num recente passado era três delegados para uma região inteira, o que não permitia a realização de um bom trabalho, pois o policial não conseguia atender de forma eficiente às comunidades. Agora, devido ao trabalho do Ranolfo  temos titulares em praticamente todas as cidades – encerra.
Mais informações

Daer promete liberar ponte do Costa esta tarde

Segunda-feira- 16 de julho

O Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER) concluiu na tarde da segunda-feira, 16, mais um conserto na problemática Ponte do Costa, travessia sobre o Arroio Costa que integra os 35 quilômetros da estadual 702.

A ponte, que novamente foi alvo de promessas não cumpridas de mais um governo, estava funcionando com deficiência e de forma limitada desde a manhã do sábado, 14, quando o empresário do ramo dos transportes Roberto Porto, decidiu descer de seu veículo e sinalizar a passagem com cones temendo por acidentes que viessem a ocorrer devido aos enormes e perigosos buracos que permitiam ver o rio abaixo.

Com a iniciativa, o trânsito de veículos pesados foi o mais prejudicado e, mesmo que um ou outro motorista decidisse arriscar retirando os cones para passar, houve aglomeração de  nas duas cabeceiras.

Uma equipe de oito funcionários do DAER terminou o reparo mais complicado em horas e, a concentração foi em um orifício com mais de um metro quadrado e que mostrava bem a gravidade da situação.

O conserto foi feito por etapas, o que permitiu a passagem gradual de carros, caminhões e outros.
Para o engenheiro do departamento Luís Augusto Teixeira, as constantes operações tapa- buracos que o DAER tem feito, são ocasionadas não só pelo desgaste da ponte, mas, também pelo desrespeito à tonelagem permitida.

- Temos informações que carretas Bitrem e caminhões com carga acima de 24 toneladas que á a capacidade máxima da Ponte do Costa, estão passando por ela, e isso impacta na abertura dos lastros- explicou Teixeira.
Mais informações

sábado, 14 de junho de 2014

Barra de ferro é usada em estupro em Pelotas

Um adolescente de 17 anos foi apreendido na noite de sexta-feira (13) depois da polícia ter descoberto o cativeiro no qual mantinha presa a própria namorada desde o dia 11 de junho. Durante esse período a jovem de 20 anos contou ter sido estuprada, surrada e violentada com uma barra de ferro e cabos de vassoura.
O crime foi descoberto depois que moradores da rua 20 do Getúlio Vargas ouviram a garota implorar por socorro e chamaram a polícia. Ao chegar no local a Brigada Militar encontrou a jovem nua e enrolada apenas em uma toalha e em estado de choque.
Aos policiais ela disse que desde a quarta-feira havia sido presa pelo namorado. Durante este três dias permaneceu sem roupa e foi constantemente agredida e abusada sexualmente. Em seu relato disse que o namorado intercalava a violência usando ora uma barra de ferro, ora cabos de vassoura.
Ela foi levada para o Pronto Socorro de Pelotas com fortes dores abdominais, mas conforme os médicos seu estado de saúde geral é bom. O adolescente foi detido e apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de onde foi encaminhado a Fundação Case.
Fonte: Diário Popular
Mais informações

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Vereador sugere DVD para mostrar Piratini

Um dvd  a ser produzido pela Prefeitura de Piratini contendo imagens e informações dos pontos turísticos do município para que este seja divulgado inclusive na Semana Farroupilha. Esta é a sugestão e foi o pedido através de requerimento do vereador Manoel Rodrigues, PP, na sessão da terça-feira na Câmara de Vereadores.
Manoel entende que a provável e futura a peça publicitária seja vendida também em outros municípios e a preço de custo na Secretaria de Turismo da cidade.
- Poderíamos estender essa divulgação para os telões colocados no Centro de Eventos Erni Alves durante os shows, o que mostraria nossas riquezas e potencialidades – argumentou Rodrigues.

Só que a ideia do vereador acabou abrindo de forma sadia outra discussão.
Principalmente na data máxima do gaúcho, o município apresenta uma grande deficiência para quem busca ter aqui uma das maiores festas do gênero no estado.

A falta de restaurantes ou até de locais direcionados para este fim de forma emergencial, mostram o quanto Piratini está distante do ideal para se tornar um polo turístico.

No debate, uma informação neste sentido foi dada pelo vereador Gilson Gomes, PP. Ele, que pertence à patronagem do 20 de Setembro CTG, disse que a instituição vai se organizar para servir refeições após o desfile temático.

Mais informações

Diretor se manifesta sobre fichas no P.A

Sexta-feira-13 de junho
Laerto procurou explicar o que leva ao atendimento no P.A
O diretor do hospital Nossa Senhora da Conceição, Laerto Farias, usou sua conta social para se manifestar com relação às reclamações e pedidos do vereador Daniel Morales de Moura que em recente sessão da Câmara de Vereadores cobrou novamente que parte das fichas distribuídas na instituição sejam reservadas para residentes na zona rural devido a dificuldade que estes tem para conseguir estar na fila nos horários exigidos.

Laerto procurou detalhar para que e qual a obrigação de cada instituição, mostrando que nem sempre as situações são passíveis de serem sanadas pelo Pronto Atendimento em anexo ao hospital.
 - Muitas pessoas quando têm algum problema de saúde ficam em dúvida para qual local público de atendimento médico se dirigir. 

Lembramos os usuários do sistema de saúde que os locais variam dependendo da necessidade do atendimento, que pode ser de urgência, emergência ou eletivo – explicou o diretor que detalhou ter a Unidade de Saúde está aberta para todos os usuários independente da queixa, mas é direcionada para os problemas de saúde eletivos e não urgentes, que não causam risco à vida em curto prazo.

Já os centros de saúde recepcionam todos os pacientes com diferentes tipos de casos, encaminhando para os serviços necessários, mas não atendem 24 horas e apenas de segunda a sexta-feira.



Para o Pronto Atendimento 24 Horas, os casos de urgência ou emergência são motivo para os pacientes procurarem as unidades de pronto atendimento.
- Neste sistema a distribuição dos pacientes é feita inicialmente por meio de um profissional que faz a triagem e encaminha os pacientes às áreas específicas de acordo com a queixa do usuário – detalha.
Mais informações

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Aos 30 anos Sampaio assume DP de Piratini

Quarta-feira- 11 de junho
Sampaio abriu mão da carreira na Procuradoria de Justiça
Ele é terceiro agente que assume a Delegacia de Polícia de Piratini  em quatro anos e, assim como seus antecessores, Edson Ramalho e Paulo Costa, é jovem e recém formado pela Academia de Polícia do Rio Grande do Sul, ACADEPOL.

Maurício Alves de Sampaio, 30 anos, tomou oficialmente posse da DP de Piratini na quarta-feira, 11, abrindo mão de uma estabilidade que já possuía por ser assessor jurídico concursado da Procuradoria Geral do Estado.

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica, PUC, Porto Alegre, turma de 2006, Sampaio prestou concurso para a Polícia Civil em 2009 e resume a opção de ter aberto mão de uma carreira estável na Procuradoria.
 - Ser delegado é uma carreira que te trás maior prestígio -

Ao assumir, disse que, inicialmente a intenção é dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo então titular Edson Ramalho, elogiado por ele.

Também enumerou as vantagens e desvantagens de atuar em um pequeno município.
- Se por um lado é mais fácil fazer um mapeamento da criminalidade, por outro as informações ficam mais contidas pela comunidade pelo fato de quase todo mundo se conhecer – acredita .

Quanto à estrutura disponível, prédio e viaturas, Sampaio classificou como boa e com quatro policiais mais um servidor municipal cedido pela prefeitura, entende que nesse sentido o trabalho oferece ótimas condições.

Com relação ao crime de abigeato, situação que causa imensos prejuízos ao produtor rural, ele tem pretensões.
- Ainda não me debrucei sobre o assunto para obter maiores detalhes, mas, já conversei com o Ramalho e, quem sabe em médio prazo consigamos montar uma estrutura com a Regional de Pelotas para dar combate – encerra.
Mais informações

Na rua, torcedoras pintam bandeira gigante

Quarta-feira- 11 de junho
Bandeira tem 14 metros de cumprimento e enfeita a rua dos torcedores
Ela, com 16 metros de cumprimento e seis de largura, não só embelezou a Travessa Garibaldi, centro da cidade, mas, também se tornou uma atração para quem passa e a nota (mesmo ao longe devido as suas dimensões), sendo o símbolo que mais se vê e  se exalta em épocas de Copa do Mundo.
Uma bandeira do Brasil gigante foi pintada no chão da via citada pelas moradoras Salete Pereira, Sueli Rosa e Cristina Bandeira e será o enfeite principal para os jogos do selecionado brasileiro que começa a busca pelo Hexa amanhã, 12 de junho, contra a Croácia.
Para Sueli, esta é uma das formas de estimular o gosto pela copa e despertar motivação pela seleção, o que também em Piratini ela considera estar em baixos níveis.

- Eu acho a cidade tão desmotivada, custando a entrar no clima, talvez pelas tantas especulações e denúncias de gastos excessivos com o evento. Quem sabe com essa bandeira as pessoas não se animam, pois, eu, acredito na nossa seleção que é jovem e tem tudo para ganhar - confia Sueli que direciona o descrédito também ao pouco exercício do civismo nos educandários.

-Ele, o civismo, está em baixa nas escolas. Os alunos não são incentivados, não sabem a letra do Hino Nacional e não respeitam a bandeira – critica.

Cristina, que trás o símbolo maior no sobrenome, concorda que os tantos problemas enfrentados pelo país e que contrastam com o custo para a realização do torneio é o que faz a expectativa parecer abaixo do esperado.
- Parece que não há mais esperança para o Brasil, mergulhado em problemas nas áreas de saúde, educação etc. Eu ainda acredito no país, mas, parece que a maioria não - falou a moradora.
Mais informações

Adultero atira na esposa grávida em Pinheiro

Na madrugada do dia 09, por volta das 00h30min, um homem estava em uma residência da Zona Rural, conhecida como Cancela de Ferro, Assentamento Campo Bonito, em Pinheiro Machado, quando a sua esposa, uma jovem de 18 anos, grávida de sete meses, e sua sogra foram até o local e o flagraram com outra companheira, relata o boletim de ocorrência da Polícia Civil. De acordo com o registro, o homem ficou nervoso com o flagrante e desferiu quatro tiros contra a jovem com uma espingarda, não acertando nenhum. A sogra interferiu, entrou em luta corporal com o genro que a agrediu com coronhadas na cabeça. O homem conseguiu fugir, mas a polícia abriu inquérito da lei Maria da Penha. A sogra e a mulher foram atendidas no Pronto-Atendimento do município. 
 
Fonte: Jornal Folha do Sul

Colaboração: Pinheironline
Mais informações

terça-feira, 10 de junho de 2014

Daniel reclama sobre atendimento no interior

Terça-feira-10 de jun
A dificuldade para quem reside no interior em conseguir fichas para atendimento de saúde no Hospital Nossa Senhora da Conceição e, este mesmo atendimento na zona rural, foi pauta do vereador Daniel Morales de Moura, PMDB, na sessão da terça, 10, que novamente, a exemplo do que já havia feito ano passado, reclamou da sistemática existente para este fim.
Daniel relembrou que em 2013 requisitou ao hospital que reservasse um percentual das fichas diárias para quem vem do interior, em especial do terceiro distrito, o que não foi atendido porque segundo a direção do hospital isso fere o regulamento.
- Seria simples: bastava reservar parte das fichas até às 11hs, horário aproximado da chegada dos ônibus que vem da 3ª zona, mas, ouvi que não seria possível – disse o parlamentar.
Ele embasa seu pedido lembrando que da forma como são feitos os atendimentos no hospital, seria necessário que o usuário pernoitasse um dia antes na cidade, o que é oneroso.
- Como vão pagar uma diária em um hotel e também às refeições se são pessoas de baixo poder aquisitivo?- questiona.

Quanto ao atendimento no distrito citado, Morales requisitou ao secretário municipal de saúde Diego Espíndola que organize mensalmente as visitas da Unidade Móvel ao Paredão, Costa do Bica e arredores.
Para isso, segundo sua visão, é necessário à organização de um calendário que permita as famílias agendar suas consultas.
- Há um Posto de Saúde nesse distrito, mas, fica na BR, distante entre 20 e 30 quilômetros das localidades e, o médico só se faz presente de 15 em 15 dias – detalha Morales de Moura.
Tentamos contato com o secretário de saúde, mas não obtivemos retorno.
Mais informações

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Tragédia na 293 choca comunidade de Pinheiro

Na tarde do domingo (08), mais uma tragédia foi registrada no município de Pinheiro Machado. O fato ocorreu entre 13h30min e 14hs, quando a jovem Fernanda Godinho de 33 anos, decidiu se deslocar até a BR 293.
Conforme relatos de pessoas ligadas a ela, após o almoço, a mesma saiu de casa dizendo que iria dar apenas uma caminhada. Ela sofria de depressão. 
O primeiro relato ocorreu às 13h30min, quando um morador de Pinheiro Machado, ao se dirigir para o trevo de saída do município, em direção à Bagé, foi surpreendido por Fernanda, que de forma inesperada, se voltou contra seu veículo, tentando assim a colisão. O motorista evitou o impacto e, na sequencia, se dirigiu até o posto da PM para relatar o ocorrido. 
Minutos após, na segunda tentativa o inevitável aconteceu. Conforme narrativa de um morador que se encontrava na parada de ônibus localizada no trevo de acesso, a jovem estava sob o canteiro onde se encontra o letreiro com o nome da cidade, e quando percebeu um veiculo se aproximando do local (sentido Pelotas-Bagé), não pensou duas vezes e se jogou contra ele.
 O carro com placas de Uruguaiana era conduzido por uma mulher que vinha acompanhada de familiares. 

Estranhamente o corpo de Fernanda ficou cerca de 2 horas no local após a tragédia, sendo que, por cerca de 30 minutos, as pessoas que transitavam podiam vê-la sem nenhuma proteção fazendo sua cobertura.

Fernanda Godinho, no sábado (07), utilizou pela última vez a rede social (Facebook) e o seu status já demonstrava que a mesma passava por alguns problemas, como mostra a afirmação – “se sentindo perdida”. 

Ela trabalhava na Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado na área da saúde. Era também Presidente da Associação de Pais e Mestres da Escola Avelino de Assis Brasil e Presidente da Associação de Moradores da Vila Madruga.
Fernanda deixou duas filhas e o marido. 
Com as informações: Blog Pinheironline
Mais informações

Professoras realizam encontro da saudade

Segunda-feira-09 de junho
Grupo se reuniu para relembrar trajetória como professora
A arte de ensinar e ensinar os primeiros passos para todas as profissões existentes sempre foi para elas um oficio prazeroso, mas, um dia chega a hora da aposentadoria e da longa  trajetória  a frente da lousa inúmeras são as histórias a serem contadas.
Para dividir tanta experiência e relembrar tanto ensinamento e, é claro também aprendizado, 22 professoras aposentadas resolveram reunir-se na tarde do sábado, 07, no restaurante da colega Maria Lenita Grequi e do encontro entre tantos sentimentos e sensações, o prazer de ter passado uma vida toda sendo as responsáveis por formar milhares de cidadãos para o mundo.
Geneci Boare disse que a ideia não é foi somente reunir mestres, mas, também funcionários como um todo para este momento de reencontro.

- Eu Lenita projetando isso já há algum tempo. A gente trabalha juntas, os anos passam, nos aposentamos e ao ficar em casa muitas vezes perdemos este contato assim, nos associamos a mais gente e o reencontro aconteceu – disse Geneci.
Pode se dizer que Monica Tadei está parcialmente aposentada já que suas funções como professora da rede municipal já foram completadas, mas, ainda está na ativa pelo Estado.

 - Eu já tenho 38 anos de magistério e acho tão triste essa distância, pois, nessa trajetória quantos estiveram conosco, professores, serventes e outros funcionários. São pessoas que eventualmente encontramos na rua ou não vimos mais depois de ter vivido muitas vezes mais com elas do que com nossa própria família, então, nesse encontro foi o que buscamos resgatar.

Desse universo admirável, Zaira Lopes, 71 anos se destacava. Apenas no ano passado aos 70 anos ela deixou o giz e o apagador de lado para finalmente depois de 49 anos ensinando a cartilha aposentar-se.
- Foi uma lição de vida que me ajudou a sobreviver. A gente passa a maior parte da nossa vida dentro de uma escola que em nosso dia a dia até estranha a ausência daquele cotidiano – define Zaira que, mesmo diante da desvalorização que hoje cerca a profissão garante:
- Se eu tivesse que novamente escolher o que seria sem dúvida optaria pelo magistério. As crianças nos dão muita alegria –



Mais informações

sábado, 7 de junho de 2014

Morre Fernandão, ex-jogador do Internacional


O ex-jogador do Internacional, Fernandão,morreu na queda de um helicóptero em Goiás neste sábado (7), aos 36 anos. Oacidente ocorreu por volta de 1h da madrugada, na cidade de Aruanã.
A informação foi confirmada à Rádio Gaúcha pelo presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto, em entrevista ao Gaúcha Hoje. Ouça:
Fernandão estava na casa de praia em Aruanã, interior de Goiás, e voltava para Goiânia. O helicóptero, que pertencia ao ex-jogador, caiu nas proximidades do Rio Araguaia. Conforme a Polícia Militar, o acidente ocorreu a cerca de 150 metros de uma praia de água doce, que fica localizada a 20 quilômetros da cidade.
Outras quatro pessoas estavam na aeronave. Seriam o piloto e amigos de Fernandão. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, não há sobreviventes. O ex-jogador foi o único dos ocupantes a ser encaminhado ao hospital de Aruanã. Todos os demais morreram na hora. No entanto, Fernandão chegou sem vida à instituição.
Segundo os Bombeiros, o tempo era bom no momento do acidente. As causas ainda são desconhecidas. Não há testemunhas.

Além de Fernandão, morreram no acidente o coronel da reserva de Goiás Milton Ananias, que era piloto, mas ainda não se sabe se era ele que estava pilotando, Lindomar Vieira, Antonio de Padua Ferreira e Edimilson de Souza, que seriam amigos do ex-jogador.
Os corpos das vítimas estão à disposição do Instituto Médico Legal (IML).
Fonte: Grupo RBS
Mais informações

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Teófilo Damasceno pega 16 anos por homicídio

Sexta-feira- 06 de junho
Agentes da Polícia Civil de Piratini prenderam na manhã desta sexta-feira no Cerro do Ubaldo, interior do município, Teófilo Damasceno dos Santos, 55 anos, que aguardava em liberdade o recurso que até então tramitava no Tribunal de Justiça do Estado por ter matado em agosto de 2008 com um tiro de espingarda seu vizinho Moacir Neves Islabão.
O tribunal manteve a sentença conquistada pelo Ministério Público em 2013 e, Teófilo, que não resistiu ao mandado de prisão, agora já se encontra em uma cela no Presídio Regional de Canguçu onde cumprirá a pena de 16 anos em regime inicialmente fechado.
O fato concluiu uma inimizade que durava vinte anos entre vítima e acusado e, após atirar, Teófilo chamou a polícia e o socorro para o baleado.
O agricultor foi considerado culpado por homicídio com duas qualificadoras: motivo fútil e sem dar chance de defesa à vítima, o que foi crucial para elevar a pena imposta.
Ele pode aguardar o novo julgamento em liberdade porque o então juiz  Roger Xavier Leal considerou que ele permaneceu durante todo o processo em liberdade e, como até então era primário e não ofertava perigo à sociedade, poderia aguardar a apelação a uma instância superior.

Mais informações

EX casal pega mais de 11 anos por estupro

Sexta-feira- 06 de junho
Aires jura inocência e acusa tios pelos abusos da menina de 07 anos
O caso de pedofilia que mais chocou a comunidade de Piratini ao vir à tona em 2010, teve quatro anos depois uma sentença definitiva por parte da justiça. Nesta sexta-feira dois agentes da Polícia Civil foram até a residência de Aires Godinho Dávila, 46 anos, localizada na Rua Padre Jacinto, bairro Santa Isabel, e o prenderam pelo crime de estupro de uma menina na época com 07 anos de idade.

Na história que ganhou a mídia regional, estão envolvidos ainda a então mulher de Aires, Érica de Fátima Dávila, hoje com 37 anos e o filho do casal que na época tinha 17 anos.
A família é acusada de promover sessões de orgia com a menina durante vários meses quando ao ser vizinha, esta permanecia longos períodos na casa deles.

Aires ficou apenas quatro meses na prisão e, seu filho, condenado junto com outros dois jovens também acusados de abusar da criança, foi preso no ano passado e solto recentemente por ter completado 21 anos. Ele ficou seis meses encarcerado na Fundação Case.

Érica e Aires atualmente estão separados e, para cumprir a pena de 11 anos e seis meses de reclusão imposta a ambos, ela, segundo informou sua filha, vai se apresentar na delegacia de Canguçu, cidade onde reside.

Aires aceitou conversar com a reportagem enquanto aguardava a realização dos procedimentos para que fosse conduzido ao Presídio Regional. Ele negou os estupros e disse que apenas protegia a menor.

- Estamos pagando por um crime que não cometemos. Nós apenas protegemos a criança quando ela se queixou para nós e, quando informamos a mãe da menina ela não deu importância – conta.

Ele transfere a responsabilidade pelos abusos. – Quem na verdade abusava deste anjo eram os tios dela-
Aires finaliza prevendo seu futuro enquanto apenado.
- Por bom comportamento, acredito que eu estarei livre em um ano -
Mais informações