Mostrando postagens com marcador Trânsito. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Trânsito. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 15 de abril de 2014

Valadão fala sobre atropelamento de idoso



Terça-feira-15 de abril
Dez dias após atropelar um idoso de 66 anos no acesso pela ERS 702 ao Bairro Padre Rinaldo, um dos pontos tidos como mais perigosos no trânsito de Piratini, Claudiomar Valadão, 45 anos, aceitou falar sobre a manhã do dia 04 de abril e que acabou na morte de Adão Bandeira da Silveira quando este era conduzido para Pelotas com inúmeras fraturas e traumatismo craniano.
Valadão, ainda mostrando-se abalado pelo episódio, disse que quando rumava para Pelotas em seu Fiat Uno, guiava em velocidade compatível com o trecho e que o idoso surgiu repentinamente.

- Ele saiu de repente, estava atrás do ônibus da empresa Embaixador que vinha de Pedro Osório. Acionei o freio e tentei desviar tudo que eu pude, mas, em momento algum ele olhou para o carro, pois, se tivesse feito isso ou até dado um passo a mais eu teria conseguido evitar o choque – conta o motorista.

Claudiomar disse que mais tarde ficou sabendo que a vítima pertencia a uma família de clientes de seu escritório de contabilidade, o que aumentou seu abalo que ainda o perturba.
- A gente fica traumatizado. Infelizmente aconteceu comigo,mas, ninguém está livre. As imagens do carro atropelando ele e de seu estado posterior vem a todo o momento na minha mente – conta Valadão que prestou o socorro à vítima acionando o Samu e a Brigada Militar.

A ausência de um acostamento ou área de escape no acesso, o que obriga os motoristas de ônibus ocuparem boa parte da largura do asfalto para soltar passageiros, é um agravante para o local onde ocorrem vários acidentes ao longo do ano, a maioria até agora apenas com danos materiais.
Mais informações

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Morte no acesso ao Bairro Padre Reinaldo

Sexta-feira- 04 de abril
Atropelamento foi no acesso ao Bairro Padre Reinaldo
O abalo, por ser autor do fato, levou o empresário do ramo de contabilidade Claudiomar Valadão, 45 anos, a se reclusar em sua residência no interior de Piratini.
Claudiomar conduzia o Fiat Uno placa IIH 3375 na manhã desta sexta-feira pela ERS 702, acesso ao bairro Padre Reinaldo quando atropelou Adão Bandeira da Silveira, 66 anos, causando na vítima fraturas nas duas pernas e graves lesões de crânio.

O evento ocorreu por volta das 09:00 quando Adão Silveira desceu do ônibus da empresa Embaixador que faz a linha Pelotas/Pedro Osório e tem Piratini como destino final.
Segundo versões não oficiais, o passageiro teria saído de trás do ônibus repentinamente, o que impossibilitou tanto para ele quanto para o condutor evitar a colisão.

O motorista prestou o socorro inicial acionando o Samu que diante do grave estado do atropelado o conduziu para Pelotas, o que não foi suficiente já que Adão foi a óbito durante o trajeto entre as duas cidades.

Conversamos com a esposa de Claudiomar que devido ao abalo, somente na segunda-feira ele poderá se manifestar quanto ao episódio.
Mais informações

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Arado caí e fica preso a Ponte do Costa

Quarta-feira- 02 de abril
Arado ficou preso a lateral da ponte
Um erro de cálculo com relação à altura da Ponte do Costa na ERS 702 Piratini, vai doer no bolso do caminhoneiro Sidonal Castro, 54 anos, que resolveu acessar Piratini para poder pegar um atalho que encurtasse o caminho até o município de Encruzilhada do Sul ao concluir a colheita de melancia na localidade de Torrinhas, Pinheiro Machado.

Ao entrar na travessia que possui vão superior fechado, parte dos dois reboques transportados por Sidonal foram estraçalhados ao ficar baterem nos ferros da ponte.
Um arado que estava em cima de um dos reboques também ficou pelo caminho e, ao cair, ficou preso na lateral da travessia só sendo possível d ser removido com um guincho.

O trânsito não precisou ser interrompido em nenhum dos sentidos, mas, a Brigada Militar foi acionada para sinalizar o local e evitar acidentes principalmente com veículos de grande porte, o que é possível com a redução da luz natural.
Mais informações

segunda-feira, 31 de março de 2014

Urbanismo implanta estacionamento Oblíquo

Segunda-feira- 31 de março
As primeiras vinte e uma vagas já foram criadas
A Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos já implantou os primeiros cem dos trezentos metros de estacionamento oblíquo previstos para o Centro Histórico Farroupilha.
As vinte e uma vagas, sendo duas para deficientes físicos, foram criadas no sentido centro/bairro, na quadra do Instituto de Educação Ponche Verde, na Avenida Gomes Jardim, onde além de estar concentrada uma fatia significativa dos estabelecimentos comerciais também há uma grande busca por espaços para estacionar nos horários no inicio e final das aulas.

A mudança foi projetada pelo Conselho Municipal de Trânsito e, em breve, deve se estender até a Rua Garibaldi que marca o limite do comércio da cidade.
Para o secretário de urbanismo Carlos Miguel Ávila Porto, pasta que executou a alteração, essa foi à forma encontrada para ampliar o número de vagas onde há uma imensa dificuldade de estacionar.

- Piratini tem 4.500 carros cadastrados no DETRAN e, se somam a eles 2000 motos e outros perfazendo um total 7.700 veículos, assim, as mudanças se fazem necessárias – explicou Porto.
Mas como a avenida agora alterada continua  manténdo um grande fluxo de veículos durante o horário comercial, o secretário observa que os motoristas precisarão ter uma atenção maior no momento de deixa-las.

- Eu recomendo um extremo cuidado, pois a movimentação é contínua – alerta Porto, uma vez que neste formato os condutores perdem o auxílio do espelho retrovisor.

Quanto a Rua Osvaldo Aranha, onde fica localizada a Estação Rodoviária e com largura que permite a instalação do mesmo tipo de estacionamento, Miguel Porto disse que o Conselho de Trânsito já aprovou a mudança e que se cogita a possibilidade da implantação nos dois sentidos.
Mais informações

domingo, 24 de março de 2013

Casal sobrevive a choque contra vaca na 702



A prudência e o respeito às leis e regras de trânsito, são os fatores que explicam a sobrevivência do policial militar aposentado Jaimes Silveira e de sua esposa Maria Silveira, que chocaram seu veículo Chevete contra uma vaca leiteira que pesa no mínimo meia tonelada, próximo ao Assentamento 8 de Maio na ERS 702 em Piratini neste domingo por volta dás 19:00 hs.
João Paulo Costa, farmacêutico da cidade, foi um dos primeiros a chegar ao local para prestar socorro às vítimas e informou à nossa reportagem que o casal usava o cinto de segurança.
Um dos policiais militares  presente à ocorrência e que conhece Jaimes, afirmou que uma de suas características ao volante é trafegar em baixa velocidade, em média 60 quilômetros por hora.
Os dois fatores juntos, aliado a uma grande dose de sorte, resultaram em escoriações consideradas leves diante do que poderia ter acontecido já que o enorme animal morreu devido ao choque.


O motorista saiu com maior número de ferimentos. Cabeça, testa, e um dos braços que foi imobilizado pela equipe do Samu que optou por prestar todos os procedimentos iniciais no local para posterior transferência ao Pronto Atendimento, foi o saldo para ele. Maria, a carona, teve escoriações nos lábios.
O fato deixou o trânsito mais lento no local e a Brigada Militar teve trabalho para retirar da estrada outras três vacas, também leiteiras, que circulavam soltas em cima do asfalto e no acostamento.
O proprietário dos animais não foi identificado e após investigação, poderá ser responsabilizado pelo acidente.
Praticamente todo o trecho de 35 quilômetros da rodovia oferece o risco para este tipo de colisão devido às pastagens e propriedades das criações bovinas se localizarem a beira da estrada.









Mais informações

quinta-feira, 21 de março de 2013

MP retoma assunto cargos e ameaça com ação


Virou uma questão de interpretação jurídica a determinação do Tribunal de Justiça do Estado, que acatou pedido do Ministério Público dando um prazo de seis meses para a Prefeitura de Piratini demitir 47 Cargos em Comissão.
De um lado, o jurídico administrativo garantindo que a ação perdeu seu objeto devido à lei em questão e, combatida pelo MP, não mais existir, já que uma nova com o mesmo objetivo foi criada em janeiro deste ano.
Do outro, a oposição a Vilso Agnelo, garantindo que houve um “atrapalho” de quem fez a redação do projeto 08/2008, pois este apenas alterou artigos da 1167/90 e não a extinguiu como afirma o setor competente, o que ganha força a partir da foto que ilustra a reportagem, que mostra a parte superior do Projeto de Lei agora aprovado.
No centro das atenções, a promotora Cristiana Chatkin que gravou na tarde de ontem, uma nova entrevista concedida à Rádio Nativa e que vai ao ar na íntegra neste sábado pela manhã.
Pela primeira vez, Chatkin admitiu a possibilidade do objeto da ação ter sido perdido com a possível, mas ainda em avaliação, lei nova aprovada pela Câmara. Mas ela criticou o que entende ter sido uma manobra do executivo para driblar, mesmo que dentro das normas, a determinação, e apelou para a moralidade:
- Se a prefeitura está fazendo isso com o objetivo de burlar a justiça, o prefeito deve pensar na obrigação moral com a sua comunidade e que devem nortear os atos de um administrador. Sem avaliar as novas informações, moralmente falando entendo que a ação tem validade, deve ser cumprida e o concurso público precisa ser aberto – disse a promotora.
Ela informou que já requisitou à Prefeitura a relação de cargos, inclusive os novos, e as leis que foram aprovadas para permitir a contratação, e novamente rebateu a afirmativa de que tudo estaria conforme reza a Constituição.
- Eles disseram ao Jornal Diário Popular que tudo foi feito dentro da lei. Não é verdade, pois, criaram novas leis em desacordo com Constituição, dando apenas novos números e nomenclaturas, colocando pessoas que nem sabem quais são suas funções e nem mesmo, algumas delas, quem são seus chefes – criticou Chatkin.
Novas providências- Além de estudar se a Lei 1167/90 foi somente alterada e não extinta, o que deixaria no máximo para a prefeitura a possibilidade de recorrer a uma instância superior da justiça para tentar a reversão da determinação, Cristina Muller Chatkin disse que, se não se satisfizer com as respostas do executivo, vai remeter novas informações e documentos à Procuradoria para que uma nova Ação Direta de Inconstitucionalidade ADIN, seja ajuizada junto ao Tribunal de Justiça, absorvendo agora, os novos Cargos de Comissão que foram criados, mas, não somente isso:
- Se o ato de ferir as leis foi novamente feito, criando CCs entre aspas, falsos, o Ministério Público vai mover uma nova ação de Improbidade Administrativa, a terceira, contra o prefeito Vilso -

Mais informações

quarta-feira, 20 de março de 2013

Enquete aponta culpados por infidelidade

O Blog Eu Falei colocou em discussão um assunto que tem dizimado famílias com uma frequência que assusta até mesmo a Igreja Católica: a infidelidade.
Quando isso ocorre, quem, na relação, é o responsável?
O traidor, o traído, ambos?
Em nossa enquete, um empate técnico e surpreendente.
Dos participantes, 48% apontaram o traidor como responsável. Mas com apenas um voto a menos, portanto com o mesmo índice, a enquete apontou o casal como o motivo do ato sem justificativa mas, com explicação.
Apenas 3% apontaram o traído como culpado.
Mas o que dizem os espacialistas?
Leia abaixo um interessante artigo publicado na Revista Vida & Saúde.

Infidelidade Conjugal e Nacional 

A infidelidade conjugal continua a destruir muitos lares,infelizmente. É um sintoma tanto de problemas emocionais como espirituais;um tipo de maldade,mesmo que ocorrendo sem intenção consciente de machucar o conjugue traído.
Nada justifica a traição conjugal. A situação conjugal complicada pode explicá-la, mas não justificá-la. Justificar tem que ver como provar que houve uma razão legal ( dentro da lei) para o ato, ou significa tratar como justo um comportamento ou ainda provar a existência de um motivo legítimo para o ato realizado. Trair não é justo.
O conjugue que trai age injustamente. O conjugue traído talvez tenha sido injusto no sentido de ter privado o outro de atenções, sexo,diálogo,companhia,etc. Ambos, traído e traidor,geralmente têm culpa no caso de uma infidelidade no casamento. Na verdade, não há um carrasco e uma vítima. Ambos erram. Há pessoas que traem porque são compulsivas sexuais. Nesse caso, o outro conjugue não tem quase nenhuma culpa.
Se o cônjuge traído sempre foi fiel e fica sabendo da situação,instala-se uma dor de difícil cura. Abre-se uma ferida cheia de ódio,tristeza,estranheza,sensação de estar casado agora com um ‘’inimigo’’ . O que era íntimo fica afastado ; o que era confiável,fica desconfiado; o que era amigo,parece inimigo; o que era conhecido, fica estranho.

A Dra. Carmita Abdo e equipe pesquisaram entre 3106 mulheres brasileiras,concluindo que as mulheres que menos traem são as do Paraná (19,3%) enquanto que as que mais traem são as do Rio de Janeiro (34,8%).
Outros Estados ficaram assim quanto à porcentagem de mulheres que traem (em média): Pará 20,3% ; Santa Catarina 23,3% ; Mato Grosso do Sul 23,6 % ; São Paulo 24,1% ; Bahia 25,2 % ; Pernambuco 26,5 % ; Ceará 26,7 % ; Goiás 27,7 % ; Minas Gerais 29,5 % ; Rio Grande do Norte 30,2 % e Rio Grande do Sul 31,7 % .
Quanto aos homens, os que menos traem são os do Paraná também, mas mesmo assim com índice muito alto (43%) . Depois vem São Paulo com 44% ; Minas Gerais     52 % ; Rio Grande do Sul 60% ; Ceará 61 % e o estado com maior número de homens infiéis é a Bahia com 64% . Ou seja, em cada 100 homens baianos casados, 64 traem suas esposas em algum momento da vida segundo esse estudo da Dra. Carmita da USP.
A prevalência de um ‘’caso sexual’’ entre 6846 participantes da pesquisa mostrou o seguinte quadro : 50,6 % dos homens brasileiros admitiram ter tido um ‘’caso sexual’’ com outra mulher, enquanto que 25,7 % das mulheres admitiram ter feito sexo com outro homem. Ou seja, em cada 100 homens casados no Brasil, 50 tiveram um ‘’caso’’ e em cada 100 mulheres casadas, quase 26 também tiveram contato extraconjugal sexual. Uma lástima e uma tragédia indevidamente alimentada pela má mídia.

A internet favorece a infidelidade conjugal. Pessoas casadas frustradas em seu casamento buscam ‘’amor virtual’’. Isso mascara o problema e pode complicar as coisas. Cerca de 60% dos casos de traição virtual termina em sexo real. Uma pessoa casada que busca erotismo na internet está maltratando seu casamento porque estará comparando injustamente seu conjugue com uma imagem pornográfica. Da mesma forma a pessoa casada frustrada em seu matrimônio que busca romance na internet está afundando ainda mais seu relacionamento e de forma injusta, porque é muito fácil ser ‘’amável’’ virtualmente e mostrar uma imagem de incompreendido(a) ou vítima para a pessoa no outro lado da conexão ( ou pessoalmente).
Criam-se ilusões e a coisa piora. E a verdade é que uma pessoa ‘’interessante’’ também tem problemas.
A saída para evitar a infidelidade conjugal passa por (1) diálogo sincero, (2) humildade de ambos,marido e mulher, para aceitar dificuldades pessoais e procurar ajuda para resolvê-las , (3) aceitar a limitação  do outro para amar como sonhamos ser armados,(4) aceitar o amor possível, (5) parar de ter obsessão pelo outro, (6) aprender que homem e mulher são diferentes do ponto de vista comportamental e que esse fato produz a necessidade de aceitar as limitações pessoais e por último a compreensão de que o outro nunca poderá preencher todas as necessidades de cada um.
Mais informações

terça-feira, 19 de março de 2013

Promotora oficia a Câmara e PMDB reage


A decisão do Tribunal de Justiça do Estado, determinado a demissão de 47 Cargos em Comissão da Prefeitura de Piratini, ao que tudo indica será pauta por muito tempo e não apenas motivo de preocupação entre aqueles quem veem seus empregos ameaçados, mas também nas esferas políticas da cidade. Este é o principal assunto que toma os bastidores dos poderes ,principalmente do legislativo, que recebeu esta semana um oficio da Promotora de Justiça Cristiana Chatkin, que, além de informar sobre a ADIN ajuizada e considerada procedente, também, em seu texto, condenou a participação da Câmara de Vereadores que, por aprovar as leis que permitiram novas e antigas contratações, na visão do Ministério Público deu aval para um ato inconstitucional.
Leia parte do texto abaixo reproduzido:
- É um abuso e afronta à nossa Constituição Federal, sendo esta Câmara, totalmente convivente com este agir, infelizmente. Assim, solicita o MP, que tal assunto seja discutido nesta Câmara, com o objetivo de exterminar tais práticas nocivas e prejudiciais à comunidade, vez que visam somente fins eleitoreiros e troca de favores políticos em detrimento do concurso público -
PMDB Contesta
A generalização por parte da promotoria mexeu com os brios do PMDB. O vereador Cláudio Dias,(foto acima) usou a tribuna durante o Grande Expediente para esclarecer que seu partido foi totalmente contra, através dos quatro votos os quais tem direito na casa, às alterações na lei 1167/90, até então em vigor, que permitiu a manutenção e a criação de novos cargos no executivo.
- Fizemos de tudo para que não fosse aprovado. Perdemos por 5x4, mas, tivemos postura, pois não somos contra ao que reza a nossa constituição, portanto, o PMDB não pode ser atacado pelo Ministério Público –rebateu o parlamentar que a seguir  acusou:
- Há muito tempo já denunciamos que esta é uma maneira de comprar votos. Existem pessoas que  fizeram concurso público e não foram chamadas para as vagas que hoje são escolhidas pelos partidos, disparou Dias, sem ser claro de qual ou quais partidos se referia.
Ele requisitou à presidência da casa a cópia do projeto votado e ainda a cópia da ata da reunião de 11 de janeiro, que pretende entregar à Promotoria.
Marcial Guastuci, Macega, ( á direita), rechaçou a posição do jurídico da prefeitura publicada no Eu Falei na semana passada, que entende não ser preciso cumprir a determinação do Tribunal de Justiça do Estado, pois na visão do advogado Patric Farias, a nova lei aprovada em janeiro extinguiu a anterior, objeto da ação.
- Se fizeram uma manobra com objetivo estratégico, tudo bem. Mas politicamente, falharam. O que foi aprovado pela maioria foi à alteração de artigos da Lei 1167/90 e não sua extinção, portanto ela  ainda existe e é inconstitucional – falou ou vereador em sua interpretação.

Para Macega, não há o que a prefeitura possa fazer para reverter à situação –
- É lamentável porque pessoas vão perder seus empregos em seus meses, conforme determinação do Tribunal. Não sei o que a prefeitura vai fazer, talvez uma nova lei, o que duvido que agora os vereadores aprovem – concluiu, fazendo uma referência aos parlamentares da base governista.

A título de informação: Já cansado de requisitar o contraponto da Prefeitura de Piratini, seja através de secretários ou assessores e obter sempre a mesma resposta: Não vamos nos manifestar, o Blog Eu Falei a partir de agora disponibiliza o espaço para que as demais partes envolvidas nas pautas aqui publicadas, requisitem o mesmo e dele faça uso.


Mais informações

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Funcionários protestam e ocupam Prefeitura


No inicio da manhã, funcionários da casa noturna Porão Sertanejo, um dos estabelecimentos lacrados pela prefeitura no inicio de fevereiro por estar com a documentação irregular, foram à Prefeitura de Piratini e, lá ainda permanecem, para protestar, não só pela demora na liberação do estabelecimento, mas também pela impossibilidade de aproveitarem a estrutura existente para abrir um bar e, com isso, amenizar a situação financeira que se complicou devido ao impedimento de eventos festivos no local.
A frente do protesto, o proprietário Paulo Fabiano Teixiera,o Paulinho do Porão, que se somou aos seguranças, atendentes de copa e algumas esposas destes que, grávidas ou com crianças ainda de colo, participaram da manifestação.
- Queríamos abrir um bar enquanto os bombeiros não viessem fazer a vistoria para liberar e não fomos autorizados, pois para isso, precisaríamos de um alvará da prefeitura – explicou Paulinho à reportagem.
Ele protesta: - se para abrir um bar necessita de alvará, porque neste momento, outros bares noturnos, restaurantes, creches, escolas, bancos e todo o restante do comércio funcionam sem o alvará dos bombeiros? Se a prefeitura os autoriza a funcionarem, então tem algo errado – reclama o empresário.
Segundo ainda Paulinho, seus funcionários se encontram passando necessidades com suas famílias e por isso, entendem ter o direito de fechar os demais estabelecimentos, o que não está descartado.
- Eu pedi que não façam, mas não posso garantir que me atenderão – informou.
Os reclamantes ouviram do prefeito Vilso Agnelo e este irá se empenhar junto aos bombeiros para que a vistoria da casa noturna seja realizada o mais rápido possível. O sucesso ou não do contato com a corporação em Pelotas, será informado no inicio da tarde e, enquanto isso, os manifestantes decidiram permanecer no saguão.
Mais informações

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Empresário reclama das vagas nas avenidas


O complicado e muitas vezes perigoso trânsito no centro de Piratini, principalmente na Avenida Gomes Jardim, volta a ser pauta no Eu Falei.
A falta de vagas para estacionar na extensão de aproximadamente cem metros e onde se encontram lojas de diversos seguimentos, hoje é visto como um prejuízo aos comerciantes na opinião do empresário Marcos Weege,( foto á esquerda), sócio- proprietário do maior supermercado da cidade.
Ele atribui grande parte desta escassez, a desorganização e, até ausência de bons exemplos de alguns  comerciantes, que além não orientar  seus funcionários a não usarem as vagas, tanto da Avenida Gomes quanto da Maurício Cardoso  em horário de trabalho, acabam também estacionando no eixo central.
- Nós como comerciantes, deveríamos organizar essa situação, pois é comum ver no mínimo quinze carros que poderiam usar, por exemplo, a Rua Sete de Setembro, a cem metros da avenida, para deixar seus carros, permitindo com isso que as vagas principais sejam destinadas à clientela –  critica Marcos Weege.
O empresário revelou que ao admitir na empresa, o colaborador recebe uma cartilha de comportamento com regras a serem seguidas e uma delas está relacionada ao estacionamento.
- Aqui, os nossos funcionários não podem estacionar. Mas não só eles, pois a regra vale também para nós da direção. Fazemos isso para priorizar o cliente e, acredito que ao não encontrar local para nem mesmo poder parar em frente a uma vitrine e assim apreciar o que a loja oferece, resulta em perda de vendas – entende Weege.
Para se somar às ações que buscam a solução, ele cobra uma postura mais forte inclusive  do poder público.
- Já tentamos acessar a administração municipal, mas nem mesmo fomos recebidos enquanto integrantes da Associação Comercial - reclama.
Mais informações

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Trânsito: Imprudência, aperto e inércia


Falta sinalização, sobra imprudência de todos os lados
Carros, motos, bicicletas, cadeirantes, grávidas, idosos, crianças e mães atravessando apressadas com os carrinhos e seus bebês. Se você ficar em um ponto estratégico da Avenida Gomes Jardim, onde se concentra 70% do comércio de Piratini, capta todas essas situações, muitas delas ao mesmo tempo, no perigoso e bagunçado trânsito da cidade, o que oportuniza cenas de imprudência, inclusive por parte do pedestre.
A Ausência de agentes de trânsito, orientadores e quem sabe, brigadianos que poderiam aumentar a segurança, tanto do pedestre quanto do motorista, e a morosidade, burocracia e até inércia do setor do trânsito municipal, agravam a cada dia um cenário propício para acidentes.
Retorno imprudente contribui para aumento do risco
Do antigo Hotel da Cila, onde hoje funciona um restaurante, outro ponto de significativo perigo devido à curva sinuosa existente e onde muitos veículos a fazem em velocidade desproporcional, nossa lente captou não só ali, mas principalmente no acesso ao Supermercado Weege, uma enormidade de cenas que sintetizam a necessidade de providências urgentes para os locais.
Na esquina do antigo Palácio do Governo, o ponto mais perigoso. A foto superior  e à esquerda, tirada por uma comerciária que trabalha em frente ao prédio histórico, resumi o risco e os abusos. Nela, dois pedestres e um ciclista, se apressam para não serem atropelados por uma Pampa ao atravessarem de forma inadequada à rua. Neste ponto, é normal o popular “balão”, ou seja, a manobra dos motoristas que querem retornar para o sentido bairro e preferem correr e oferecer risco a usar a via em frente e que permite trafegar com segurança.

Na curva da Cila, tachões ajudariam o trãnsito
Há três anos, partem da Câmara de Vereadores requerimentos requisitando à prefeitura faixas de segurança para frente do Super Weege e também para o trecho anterior e posterior à curva do Hotel da Cila, onde também fica clara a necessidade de  instalação urgente dos tachões que dividam o trecho para quem trafega nos dois sentidos. No caso dos tachões, agora e diante da pouca ou quase nenhuma informação sobre o assunto, é preciso saber, devido às exigências do IPHAN e do IPHAE, se o calçamento do Centro Histórico pode sofrer alterações, mesmo que estas sejam pinturas para desenhar uma faixa se segurança
Tentamos contato com Gilmar Camargo, Chefe do Setor de Trânsito da Prefeitura de Piratini, para saber se existem e, em que situação se encontram os pedidos de providências para os locais apontados, mas fomos informados que ele estava ausente e não retornaria até o fechamento desta edição.
Confira abaixo alguns flagrantes de risco, imprudência e falta de estrutura que proteja do pedestre.











Mais informações

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Vítima de acidente passa por cirurgia em RG.


Passam bem os dois jovens feridos no acidente ocorrido na Rua Gervásio Alves, Bairro Vila Nova, na segunda feira à tarde em Piratini.
Fabrício de Castro Guerreiro, 20 anos e Murilo Corrêa Farias, 22, após serem socorridos pelo Samu (flagrante registrado por Natália Rosa),e encaminhados ao Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora da Conceição, foram conduzidos à Santa Casa de Rio Grande, cidade referência em traumatologia, onde Murilo, carona da moto no momento do acidente, passou por cirurgia na manhã seguinte para correção do fêmur fraturado, informação concedida por Ana Clara Leite, namorada do condutor do veículo, Fabrício Guerreiro, que fraturou o punho e mão direita e mão e pé esquerdo. Ele deve passar por procedimento cirúrgico em breve.
Recordando
Acidente- Às 17h30min da segunda-feira, a Montana conduzida por Luiz Alfredo Souza, invadiu a preferencial localizada na rua Gervásio Alves , colhendo os ocupantes da moto para logo após se chocar contra uma árvore do canteiro central.
O condutor atropelado não possuía carteira de habilitação e  devido a moto estar com a documentação atrasada, foi apreendida pela Brigada Militar.
O condutor assumiu a culpa pelo acidente.

Mais informações

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Acidente deixa quatro pessoas mortas na 316


Um acidente deixou quatro pessoas mortas na BR-316, em Ouricuri, no Sertão dePernambuco, na madrugada desta quarta-feira (30). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão envolvendo um carro, um animal e um ônibus aconteceu no quilômetro 87 da rodovia, próximo ao Hotel Campestre.
Quatro pessoas morreram em acidente na BR-316, em Ouricuri (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)Quatro pessoas morreram em acidente na BR-316, em Ouricuri (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Segundo a PRF, um carro do tipo corsa teria colidido com um cavalo que estava solto na rodovia, perdido o controle da direção, e batido de frente com um ônibus que vinha no sentido contrário da pista.  Ainda de acordo com a PRF, um homem, duas mulheres e uma criança, que vinham todos no carro, faleceram no local. Um cachorro que também estava no veículo morreu no acidente.

O motorista do ônibus, que vinha sozinho, fugiu do local do acidente. Segundo a PRF, os corpos das vítimas, encaminhados para o necrotério do Hospital Regional de Ouricuri, ainda vão ser identificados para confirmar se eles fazem parte de uma mesma família. A delegacia do município irá investigar o caso.
Para ler mais notícias do G1 Pernambuco, clique em g1.globo.com/pernambuco. Siga também o G1 Pernambuco no Twitter e por RSS.
Mais informações

sábado, 26 de janeiro de 2013

Jovem morre em acidente na Ponte do Costa


 O sonho de Franciele Kittel, 26 anos, que era de cursar mais uma faculdade, a de agronomia, mesma formação do marido Gomeri Pereira, terminou nesta tarde quando por volta das 16h30 min, o seu Chery QQ, chocou-se contra a mureta lateral que antecede o acesso asfáltico à Ponte do Costa, na ERS 702, Piratini.
Segundo informações de um amigo no local  do acidente, ela, que já cursava Farmácia, deveria ainda este ano ingressar tambem na Universidade Católica de Pelotas, cidade para onde possivelmente se deslocava quando bateu na lateral composta por blocos de pedra do tipo construção que tem um pouco mais de um metro de altura.

O choque foi tão violento, que arrancou a frente do veículo, provocando a morte instantânea da condutora, impedindo que tanto a Brigada Militar, quanto o Samu, realizassem qualquer procedimento para ajuda-la.
Pelo que se observou, nem mesmo a abertura do air bag reduziu o impacto dela contra o volante, o que possivelmente poderia ter dado alguma chance de sobrevivência a ela que teve as pernas prensadas pelo motor.
Uma das possibilidades, é que Fran, como era chamada, tenha perdido o controle do veículo devido a velocidade em que dirigia, num trecho onde há a necessidade de redução, pelo perigo existente e  ainda devido a travessia de mão única possuir piso irregular.
O acidente ocasionou a interrupção do trânsito e o corpo da jovem ainda se encontrava no interior do veículo aguardando a chegada da perícia.
A demora ocasionou cenas de muita emoção entre os curiosos que por aguardarem a liberação, se aproximaram do carro. Ignorando aos pedidos de amigos e dos policiais, o marido da vítima entrou no Cherry e , agarrado a esposa, protagonizou cenas de desespero pela perda da companheira.
Aguardamos novas informações sobre o caso.









Mais informações

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Dias: PSDB engessa por temer derrota

      
Vereador foi eleito para o 4º mandato
A língua do vereador Cláudio Dias, eleito para o quarto mandato consecutivo e que é líder da bancada do PMDB, começou e permaneceu afiada durante os cinquenta minutos da entrevista concedida à Nativa FM.
Revigorado, assim como sua sigla devido a conquista de mais uma cadeira no legislativo, Dias disse que o eco nas urnas começa a ser sentido com a eleição de cinco, dos nove vereadores de esquerda ou centro esquerda, conta embasada na vaga obtida pelo PT, que pra sua surpresa, decidiu apoiar através do eleito Lourenço de Souza, a situação, o que não ocorreu durante a campanha, fato agora determinante para garantir a base governista.

- PSDB e PT juntos não dava pra vislumbrar. Nem eu, nem o PMDB e nem a comunidade, que está vendo este apoio com estranheza, imaginava isso. O PMDB é de centro - esquerda e o PT, de esquerda, estamos juntos na esfera federal, então o normal seria o contrário – entende o vereador.

Questionado quanto ao motivo pelo qual seu partido que, mesmo sendo o maior do município, tendo na última eleição obtido ..., votos para a majoritária, .. a menos que todos os demais que formaram a coligação responsável por eleger Vilso Agnelo, PSDB ,não retoma a prefeitura  acumulando quatro derrotas consecutivas, respondeu:
- É uma série de fatores. O governo utiliza muito bem a máquina administrativa e muitas vezes, faz isso de forma indiscriminada. Ela engessa os demais partidos não deixando que nem um deles saia, pois sabe que se isso acontecer a gente ganha –

Em 2008, Vilso Agnelo venceu Luiz Antônio Farias, o Alemão, com o mesmo número de partidos a seu favor,por apenas 305 votos. Naquela oportunidade, já aconteceu um “flerte” entre PMDB E PT, que acabaram não formando a coligação. Perguntado sobre se a parceria poderia ter dado a vitória à Alemão, Cláudio respondeu que provavelmente. Quatro anos depois, nova tentativa e outra frustração.
- Não posso dar detalhes das discussões à mesa, isso cabe ao presidente do partido. O que eu posso dizer, é que fomos flexíveis e atendemos a tudo que nos foi solicitado pelo Partido dos Trabalhadores, então, garanto que fizemos nossa parte – revelou.

O vereador se mostrou irritado com a falta de independência da Câmara de Vereadores que continua uma extensão do executivo, usando inclusive o mesmo CNPJ.
- Nossa contabilidade é feita pela prefeitura, nosso orçamento anual é fictício. Precisamos da independência e pra isso há a necessidade de concurso público para os cargos, inclusive para assessor jurídico e contador – entende Dias.

Ele ampliou suas críticas à administração ao falar do fim do Programa Rádio Câmara nos moldes de 2011, e que dava à todos os nove vereadores o mesmo espaço na Rádio Nativa.
- Por uma pressão do executivo através da presidência da casa e que era da base aliada, ele foi tirado do ar. Isso ocorreu estranhamente no ano da eleição. Entendo que foi uma forma de tirar a voz dos representantes do povo e vamos trabalhar para que o formato retorne à rádio – garante o parlamentar.
Mais informações

Três feridos na curva da morte em Canguçu


Um Renault Megane com placas de Santa Maria que trafegava no sentido Canguçu-Pelotas se chocou contra um caminhão na BR-392, no local conhecido como Curva da Morte, na manhã desta terça-feira (22).
Segundo o motorista do caminhão,Fabio Eliezer Quintana, de 31 anos, o acidente ocorreu por volta das 7h. Ele conduzia o veículo Mercedes Benz 1725 do Fitazul que carregava combustível em direção ao posto da empresa localizado no quilômetro 140 da BR-392.
- Talvez o sol tenha batido no rosto do outro motorista, e por isso ele não tenha visto o caminhão. Na hora foi um grande susto, mas graças a Deus não houve nenhum ferimento grave - declarou Fabio.
No Megane havia cinco pessoas. O motorista e dois dos passageiros tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para o Pronto-Socorro de Canguçu. Fabio Quintana saiu ileso.

O trânsito do local não precisou ser interrompido e os veículos já foram removidos. A Ecosul, empresa que administra a rodovia, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atenderam o caso.

Fotos:Alex Pires
Texto: Canguçu Online

Mais informações

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Dilma sanciona projeto que endurece a Lei Seca


Além do bafômetro, testes clínicos, vídeos e depoimento dos policiais poderão ser usados para prender motoristas alcoolizados Foto: Carlos Macedo / Especial
Uma lei sancionada nesta quinta-feira pela presidente Dilma Rousseff, que entra em vigor às vésperas do Natal, promete apertar o cerco contra a embriaguez ao volante. A expectativa é de que uma investida maior no bolso do condutor e a ampliação dos meios para comprovar a infração tirem de circulação quem dirige sob o efeito do álcool, resultando na redução do número de acidentes em ruas e rodovias.
Pelo texto aprovado esta semana pelo Senado, as autoridades poderão se valer de testes clínicos, vídeos e depoimento dos policiais, além do bafômetro, para prender motoristas alcoolizados. O valor da multa dobrará de R$ 957,70 para R$ 1.915,40 e, em caso de reincidência, passará para R$ 3.830,80.
— Todo mundo que aparentar estar bêbado poderá ser preso — afirma o presidente do DepartamentoEstadual de Trânsito (Detran) gaúcho, Alessandro Barcellos.
Até agora, o motorista que se recusasse a soprar o bafômetro sofria apenas punições administrativas, como multa e suspensão da habilitação. Os defensores da nova lei colocam o equipamento como um "aliado" do bom condutor.
— A mudança será capaz de promover o equilíbrio. Só quem faz o teste é que pode ser preso. Agora, ela poderá usar o bafômetro para provar que não está alcoolizada— afirma o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Estado e membro do Conselho Nacional de Trânsito, Jerry Adriane Dias Rodrigues.
— Se se sentiu injustiçado (ao ser autuado), é só fazer o teste e provar que não está bêbado. É simples — completa o deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ), autor da proposta que torna mais rigorasa a lei seca.
A PRF acredita que o feriadão servirá de teste para as ações de fiscalização daqui para frente. Apesar de ter sido pego de surpresa com o adiantamento na aprovação do texto, Barcellos comemora a notícia e não vê problemas de adequar as operações às novas regras:
— É uma mudança para o condutor. Não deve exigir grandes modificações nas operações.

Ninguém acertou os seis números do concurso 1.453 da Mega Sena, sorteado na noite desta quinta-feira em Maceió, Alagoas. Nessa semana, os apostadores têm mais uma chance de ficar milionário: o próximo concurso será no sábado, quando o prêmio pode chegar a R$ 48 milhões.
Os números sorteados nesta quinta foram 06 - 13 - 25 - 32 - 47 - 57. Na quina, houve 282 acertadores e cada um vai receber R$ 10.734,25. Já na quadra foram 14.237 acertadores e cada um vai levar R$ 303,74.
No sábado, às 19h, haverá o sorteio da Loteria Federal Especial de Natal, com o prêmio de R$ 4 milhões nas duas séries. O bilhete pode ser comprado nas lotéricas, inteiro ou em fração. Cada bilhete possui 10 frações e a premiação é proporcional ao que for adquirido.
O preço do bilhete inteiro dessa extração especial é de R$ 150,00, e cada fração sai por R$ 15,00.
Fonte: Zero Hora
Mais informações

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O risco à vida na busca pela saúde na 702


Praticantes dividem espaço com veículos pesados
A morte da idosa Deloá Luçardo, 63 anos,  ocorrida no mês de novembro quando, ela e uma irmã usavam a pista asfáltica da rodovia ERS 702, Piratini, para realizar exercício físico através de caminhadas , prática comum aos fins de tarde durante as estações quentes, abriu a discussão em torno do risco que pedestres decidem correr neste contexto contraditório da busca pela saúde pondo a própria vida em risco.

Recentemente e, após o acidente que vitimou a aposentada, nossa reportagem flagrou situações de perigo iminente ao registrar imagens de pessoas de diversas faixas etárias dividindo o espaço com carros, caçambas, caminhões e até mesmo carretas, que transportam diariamente cargas de uma empresa de cereais situada nas redondezas.

Entre os veículos e os praticantes da arriscada atividade, um estreito acostamento não medindo mais que um metro e, mesmo assim, a maioria dos pedestres opta por andar na contramão, um evidente agravante, e fator decisivo para o atropelamento de Deloá.
Castro, na foto, acredita que contramão traz mais segurança
- Na contramão fica mais fácil para poder cuidar os carros que trafegam de frente pra gente – argumenta o barbeiro Nilton Castro, pedestre usuário da rodovia, tentando justificar a posição de risco como se ela não o deixasse ainda mais vulnerável ao atropelamento pela proximidade com a caçamba  por exemplo, que na foto passa a no máximo um metro dele.
- A saída seria Piratini ter um circuito adequando para este tipo de exercício, como já existe em Canguçu. Hoje, o mais próximo que temos é a área da Associação Rural, que é privada – lembra o barbeiro.

Com a mesma justificativa, o comerciante Oslito Silveira, 67 anos, anda na contramão da via para seguir a risca a recomendação médica, fazendo cerca de três quilômetros por dia no asfalto.
- Daqui eu estou vendo o que vem de frente pra mim e, penso que se o motorista e o pedestre obedecerem às leis de transito, há lugar pra todos – entende o comerciante, acrescentando que a limpeza do escasso acostamento, reduzido pelo avanço do mato, é essencial devido a isso diminui ainda mais o espaço para o pedestre.



Mais informações