Mostrando postagens com marcador Cultura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cultura. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 12 de março de 2014

Mainardi recebe novo projeto de revitalização

Quarta-feira- 12 de março
Mainardi é um reforço na busca dos recursos 
Uma rápida solenidade no Museu Histórico Farroupilha na tarde da quarta-feira, 12, deu continuidade ao projeto que integra o plano estratégico que objetiva a revitalização do Centro Histórico de Piratini.
Otávio Alves, presidente da Associação dos Amigos do Museu Histórico Farroupilha e a produtora cultural Beatriz Araújo,que esteve à frente da captação de verbas para o restauro do museu, entregaram ao secretário estadual de agricultura Fernando Mainardi o projeto para a restauração da Casa de Garibaldi, moradia ocupada por Giusepe Garibaldi durante a Guerra dos Farrapos e enquanto Piratini foi capital farroupilha.
Quem conhece o envolvimento e admiração de Mainardi com o patrimônio cultural e arquitetônico do Rio Grande do Sul e, em especial o de Piratini, não estranhou que ele e não o titular da pasta de cultura estivesse presente à cerimônia.

Mainardi é visto com um grande reforço para ir à busca dos R$ 1.319.863,81, custo da restauração, a partir da próxima semana não mais como secretário e sim como deputado estadual, função para qual retorna ao deixar sua pasta e visando a reeleição este ano.
- Tenho um grande apreço por Piratini e desde a reinauguração do museu fiquei com a reforma da Casa de Garibaldi na cabeça. Vou por este projeto debaixo do braço e irei sim tentar os recursos – garantiu o ainda secretário.
Beatriz Araújo (foto acima) disse que essa nova restauração é importante para o Brasil porque vai representar mais uma etapa vencida na preservação de Piratini que abriga importantes capítulos na história do país.
- Isso manterá a cidade como polo turístico e arquitetônico e também em termos de costumes e formas de fazer, para que o Brasil encontre aqui as raízes do Rio Grande do Sul e da república farrapa. Quanto a Garibaldi, um homem herói de dois mundos, Itália e países da América Latina, merece que celebremos a casa onde ele morou e as ruas por onde ele e outros heróis farroupilhas caminharam – disse a produtora cultural.


Mais informações

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sessão é marcada por presença pífia


Juarez foi o proponente da sessão
A ação do vereador Juarez Machado de Farias, PSB, proponente da sessão solene na casa legislativa nesta terça-feira para homenagear Zumbi dos Palmares, ícone nas lutas da negritude no Brasil, foi vista como nobre, mas a exemplo do que ocorreu no final de semana durante a programação comemorativa à Semana da Consciência Negra, não provocou o interesse da comunidade em se fazer presente.

Ao contrário do registrado na Sociedade 13 de Maio, desta vez alunos e dois professores da Escola Pedro Garcia, representaram a ausente comunidade escolar.

Mas na oportunidade onde se pretendia dar início ao debate para que o dia vinte de novembro passe a ser feriado municipal, surpreendente ou não, raríssima foram às presenças de membros de comunidades ou entidades da raça, evidenciando que para que estes e outros objetivos sejam alcançados, é primordial uma reorganização interna dos que lutam por mudanças.

Pouca presença, inclusive da negritude

Juarez focou sua rápida manifestação na liberdade obtida segundo sua opinião, de forma parcial pela raça no Brasil, usando como exemplo, a pouca valorização concedida aos Lanceiros Negros, heróis não reconhecidos na revolução de 35 e que foram traídos ao fim da guerra ao serem assassinados.
- Eles lutaram por uma liberdade que não lhes foi concedida e até hoje, na democracia,  vivemos a luta para que a liberdade efetivamente aconteça. A Semana da Consciência Negra é um evento consolidado em Piratini, então peço a vocês que destaquem em suas vidas as noções de igualdade perante a lei, pois a cor da pele não interessa, o que vale é o que toca o coração – falou o vereador, dirigindo-se a plateia estudantil.

Cadeiras vazias
Seis vereadores não compareceram 
O ponto negativo e diversas vezes observado por quem se manifestou, foi à ausência de sete, dos nove vereadores que compõem a legislatura 2009/2012. Além de Juarez Machado, somente o vereador Gilson Gomes, PP, presidente da casa, participou da solenidade. Toda bancada do PMDB, Cláudio Dias, Mauro Castro e Adão Silveira, não compareceu. Do PDT, somente Renan Cunha, que chegou posterior ao início da sessão e saiu antes de sua conclusão, estando ausentes Carlos Caetano e Isnaldo Rickes. Manoel Rodrigues é o outro parlamentar do PP que não foi visto.
Nenhuma justificativa para a não presença foi registrada.
Mais informações

Manicure surpreende e se emociona na Cãmara



Manicure se emocionou e foi aplaudida pelos presentes
A manicure Amanda Toledo, foi à Cãmara de Vereadores de Piratini nesta manhã por ter sido convidada a participar representando a Cooperativa de Reciclagem Solidária, Coopiratini e não se limitou a ser mais uma presença na escassa assistência enquanto representação de órgãos e autoridades da comunidade.

Ao usar a tribuna, ela, naturalmente por seu conteúdo,  veracidade e emoção, roubou a cena do evento comemorativo a Zumbi dos Palmares.
Com um manifesto baseado em sua trajetória marcada pelo preconceito racial e sua visão com relação à exclusão pela cor da pele, Amanda revelou-se conhecedora das políticas públicas, ou falta delas, no Brasil.
- Debatemos muito sobre as cotas para negros na universidade. Pois lhes digo que é um mal necessário no momento, já que assim como eu, a maioria não possui recursos para o custeio do ensino superior e esta é uma forma de elevar o grau de instrução, cultura, financeiro e intelectual do povo negro para que ele se equilibre na sociedade, pois sem isso, seremos sempre manicures, serventes, pedreiros, etc...- disse Amanda.

Ela se emocionou ao falar do cotidiano de exclusão imposto a quem é afrodescendente, mas persistir na luta em busca de igualdade continua sendo a única forma de mudar esta realidade.
- Para evitar problemas, é mais cômodo abaixar a cabeça ao sermos criticados e humilhados por uma sociedade que discrimina e oprime. Mas precisamos ter a consciência que possuímos capacidade e inteligência para lutar por nossas necessidades, mesmo que muitas vezes a gente queira mas o sistema nos impede – ampliou a faxineira e mãe de uma filha, para quem sonha proporcionar o ingresso na faculdade.
 Ela encerrou sua participação no evento falando de esperança.
- Fico triste que 124 após a abolição da escravatura, ainda precisemos provar que somos tão capazes quanto os brancos. A gente se sente pequeno, sofre, chora, mas eu tenho esperança que um dia seremos escutados nesta cidade, onde o racismo é muito forte, neste Estado, neste país -
Mais informações

Itabiran: o preconceito é uma coisa besta!


Itabiran rechaçou os preconceituosos
A maioria das pessoas que usaram a tribuna na sessão solene realizada hoje pela manhã  na Câmara de Vereadores, alusiva ao 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, trouxeram em suas manifestações, revolta e protestos contra o preconceito e a discriminação racial, ainda forte na sociedade brasileira.
O professor  de História da Escola Pedro Garcia, Itabiran Terres, não teve papas na língua ao abordar a situação. Com frases fortes, ele que também pertence ao Centro Umbandista Nossa Senhora Aparecida, disparou contra aos que podem ser classificados como racistas ou homofóbicos hipócritas, ou seja, reduzem pessoas de pele negra ou de opção sexual diferente, mas são participantes e simpatizantes da cultura ou eventos dos mesmos.
- É um assunto dolorido. Fico triste quando ouço falarem  que não gostam de negros ou, que isso ou aquilo, é coisa de negro. Não gostam  mas no carnaval, pulam e se divertem com eles e depois ,voltam a ser racistas . Não gostam de Gays, mas no carnaval se vestem de mulher – ironizou.
Ele também falou da resistência que muitos tem em admitir publicamente que frequentam ou admiram a cultura afro.
- Na hora de preencher uma ficha para emprego, por exemplo, todo mundo é católico ou evangélico, mas na hora que a “coisa pega” (problemas espirituais), elas procuram mesmo é um centro de umbanda. Vão lá, descarregam tudo que tem pra descarregar e depois vão embora. Preconceito é uma coisa besta – completou Itabiran.
Mais informações

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Vice desabafa: o racismo é institucional


Professora foi forte em suas declarações

A ausência quase que total de representantes locais, autoridades e principalmente da área educacional durante os três dias de programação das festividades alusivas à Semana da Consciência Negra, promovidas por órgãos ligados à área durante o fim de semana no clube 13 de Maio, ocasionou um desabafo da professora Eva Maria Pinheiro, vice-presidente do Conselho da Comunidade Negra de Piratini.

‑ Isto demonstra o quanto à escola é racista e o quanto o racismo é institucional – disparou a vice, fazendo uma referência não ao racismo velado e sim, ao que foi inserido através da história na cultura da sociedade brasileira.
Para ela, é imprescindível a participação de todos os segmentos da comunidade piratiniense em atividades deste gênero, e que visam motivar as pessoas a discutirem  situações em torno da negritude, como o preconceito racial e a discriminação, mas a instituição responsável por educar tem papel preponderante.
- A escola é formadora de opinião e tem sim o dever trabalhar a cultura afro- indígena e se fazer presente em eventos como este, inclusive isso é previsto em lei – disse Eva, numa referência a Lei 10.639 sancionada em 2003 que institui a obrigatoriedade da temática.

A timidez com que a contribuição do povo negro para a formação do país como um todo, é tratado nos colégios, recebe críticas da educadora.
- Não se vê quase nada neste sentido. A maioria dos professores se sente retraídos e até com certo receio de abordar esta temática porque às direções não oferecem, ou não estimulam com o suporte necessário –

A reclamação é justificada com as capacitações hoje ofertadas de forma gratuita pelo Estado, que custeia as despesas de professores que queiram ampliar seus conhecimentos  para depois leva-los para a sala de aula. Na visão de Eva, isso é pouco incentivado e até divulgado pelas direções que não demonstram interesse em qualificar para aprofundar as discussões em torno do tema.
- Não somos somente  capoeira e danças. Ensinar sobre o povo negro não depende de uma ou outra disciplina, estamos em todas. Na Matemática, cito a engenharia, através das pirâmides do Egito, país da África, que até hoje não se entende que inteligência era esta, já que tudo está intacto, ou a Ciência, com as patologias exclusivas dos negros como a anemia falciforme. Em Piratini, Não há interesse dos brancos nestes assuntos, pois vários eventos realizados durante o ano e onde ao tema é outro, contam com a presença de professores e seus alunos – disse em tom de mágoa, a vice –presidente.

Somente alguns mestres e a diretora da Escola Inácia Machado da Silveira, que é negra, participou das festividades.

Mais informações

domingo, 18 de novembro de 2012

A Consciência ou a falta dela em debate


Trajes típicos deram colorido ao evento
Em Novembro, as discussões em torno do preconceito racial, discriminação e do pseudo fim da escravidão no Brasil, se afloram na Semana da Consciência Negra, discutida bem mais ativa e amplamente, durante o mês dedicado a raça no calendário, ao menos teoricamente, uma vez que o 20 de novembro, data máxima da negritude brasileira, não é feriado nacional, o que se tornou uma realidade no município vizinho, Canguçu.
Em sua programação e espaços organizados pela Pastoral Afro Piratini e pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra local, durante três dias, tendo como palco a Sociedade Recreativa e Cultural 13 de Maio, o popular Senegal, umas das referências, no passado, do Aparthaid na comunidade piratiniense, palestras, temáticas, danças, pratos típicos e a oportunidade de retornar à pauta, situações e limitações que a cada ano parecem não evoluírem na busca de soluções para uma sociedade igual em oportunidades.

Taddei palestrou  para um pequeno público
No sábado, pela manhã, assim como na abertura um dia antes, a parca presença durante a palestra “Educação Para as Relações Étnico Raciais” proferida pelo advogado com mestrado em educação pela UFPEL, Paulo Taddei, que abordou suas teses e teceu seus comentários sobre o assunto para uma plateia possível de ser contada nos dedos.  À tarde, outro retrato do desinteresse nas atividades promovidas pela raça. Durante a exibição do documentário “Atlântico Negro”, algo em torno de 95% do público presente era visitante, alunos e professores da UNIPAMPA Jaguarão
No encerramento neste domingo, a casa estava cheia, mas, novamente, a presença local se resumiu basicamente aos integrantes dos órgãos promotores e das comunidades quilombolas existentes na zona rural, 1º, 2º e 5º distritos.

Na tarde do sábado, uma platéia visitante
Da celebração afro, com a condução do padre baiano Josuel dos Santos, da Congregação Católica de Porto Alegre, comitivas de Canguçu, Pelotas e da capital do Estado. As roupas típicas da colorida cultura africana, se destacaram junto  aos cânticos católicos com toque ou versões afro e, ao desfile da culinária peculiar, ofertada a quem fez novamente desta edição, a possibilidade para os desabafos decorrentes das dificuldades e falta de oportunidades comuns a quem ainda é ou se sente segregado, o que é evidenciado no lema do evento em  2012: “Dialogando para romper preconceitos”. 
Diante das batalhas travadas para excluir ou ao menos amenizar as desigualdades, é inevitável que surja um questionamento:  em 20 de novembro a alusão é  à consciência ou talvez  a ausência dela?





Mais informações

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

S. Farroupilha: melhores momentos- Cristiano Quevedo

Mais informações

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Melhores momentos da Semana Farroupilha

Mais informações

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Show de Cristiano Quevedo na Semana Farroupilha

Acesse nosso link acompanhe o final da cobertura

Mais informações

Itamar: no gogó rende mais

Acesse o nosso link especial de cobertura e leia mais

Mais informações

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Desfile de 20 de Setembro em Piratini

Acesse o link especial e veja mais

Mais informações

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Setembro: a safra para ganhar mais dinheiro

Acesse nosso link de cobertura especial e saiba mais

Mais informações

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Vento causa estragos no Centro de Eventos Erni Alves

Acesse nosso link de cobertura acima e saiba mais

Mais informações

Uma boa ideia para ganhar dinheiro


Acesse nosso link de cobertura e leia mais sobre esta boa ideia

Mais informações

domingo, 16 de setembro de 2012

Porão Sertanejo: casa cheia na Semana Farroupilha


Enquanto casa noturna preferida em Piratini, há oito anos o domínio é absoluto e quando a cidade é invadida por turistas para participar da Semana Farroupilha, esta preferência se multiplica e o Porão Sertanejo mantém o titulo de festa mais animada, sacudida e remexida da região, slogan usado pelo proprietário, animador e DJ Paulinho, que junto ao assistente DJ Dionathan, colocam  a galera que curti a noite piratiniense pra dançar.  
Durante os festejos farrapos não seria diferente.

 De quinta a domingo, ao encerrar-se mais uma noite no Centro de Eventos a festa predileta, inclusive pela gauchada jovem da região que vem para Piratini nesta época é invadida e o antigo Moinho do Tio Noquinha, como era conhecida a então fabrica de cereais, se transforma no bailão e danceteria mais popular e famoso na zona sul.


DJS Jonathan e Paulinho
O motor imenso de origem inglesa, responsável pela moagem do milho, trigo e arroz no principio do século XX, voltou a ganhar evidencia assim como já ocorreu nos anos noventa com o Charla, Campo e Fogão, onde funcionou um espaço para musica gaucha e campeira.

 Agora a engenhoca britânica é peça decorativa que ilustra a nova entrada do Porao Sertanejo dando o contrate entre o velho e o novo.
A atração do sábado foi a Banda Djavu do Brasil, mas foi fácil observar que as centenas que lotaram o evento preferem o repertorio eclético e animado  dos badalados DJs que se utilizam da criatividade para manter as duas copas existentes em suas pistas, trabalhando num ritmo frenético.
Ainda para esta semana farroupilha, a programação inclui a Banda Batidão Sertanejo e dia 19, a Discoteca Apocalipse. Em outubro, mês de aniversario do Porão, a agenda, segundo o DJ Paulinho será movimentada.




 








         











Mais informações

Hino do RS na capela durante falta de luz

Mais informações

sábado, 15 de setembro de 2012

Bailarinos do Tangos Show na Semana Farroupilha

Mais informações

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Show de César e Rogério na Semana Farroupilha

Mais informações

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Os doces de Pingo Doce

Acesse o Link da Semana Farroupilha e saiba um pouco desta história

Mais informações

Show do Tche Barbaridade em Piratini

Mais informações