Mostrando postagens com marcador Política. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Política. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 29 de março de 2017

Cerca de 300 pessoas protestam contra PEC 287 em Piratini

Cerca de 300 pessoas estiveram reunidas na Praça Inácia Machado da Silveira na manhã desta terça-feira, 28, atendendo ao chamamento da Ordem dos advogados do Brasil, Via Campesina, Cepers Sindicato e de sindicatos locais como o dos trabalhadores rurais e dos funcionários publico municipal, para novamente protestar contra a PEC 287 que se aprovada pelo Congresso, poderá mudar artigos da Constituição permitindo ao governo federal fazer mudanças na seguridade social, ou seja, no tempo de contribuição e idade mínima para que o brasileiro se aposente.
Nas manifestações calorosas dos representantes das entidades promotoras um ponto foi comum: a nova ação de Michel Temer que ambiciona incluir uma emenda à PEC e assim envolver estados e municípios na polêmica reforma.
Segundo o jornal o Estado de São Paulo a sugestão foi feita pelo deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) e contou com a simpatia de Temer que daria seis meses para estados e municípios de adequarem à Previdência.
Patrick Pereira, presidente da OAB em Piratini rechaçou a possiblidade.
- Isso é uma manobra deste governo que busca desmobilizar a sociedade e o funcionalismo. Precisamos ir às ruas para dizer não a esta reforma, não às retiradas dos direitos – manifestou Pereira.
Para o advogado, Temer quer jogar para as assembleias e vereadores uma responsabilidade que pertence ao governo federal que na opinião de Pereira não se planejou.
- Há reformas que requerem mais urgência do que a da Previdência. Cito por exemplo, a reforma tributária e a reforma política- disse.
Após a manifestação na praça ocorreu uma caminhada até a agência do INSS do município.
No próximo sábado as mesmas entidades com a mesma finalidade promovem uma mateada na Praça do Palanque a partir das 09hs.
Nael Rosa- redator responsável

Contato: 53-84586380
email:naelrosa@nativafmpiratini.com
Mais informações

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Piratini receberá mais dos médicos cubanos

Quarta-feira-16 de abril
Em entrevista à Rádio Nativa esta manhã, o secretário municipal de saúde, Diego Espindola anunciou que Piratini receberá mais dois profissionais cubanos pertencentes ao Programa Mais Médicos do governo federal.
Eles vão se somar ao colega de profissão e nacionalidade Àlvaro Gomes, 35 anos, que passou a atuar na cidade em dezembro do ano passado.

Segundo Diego, com o reforço ganham os moradores residentes em locais onde existem as chamadas UBS ( Unidade Básica de Saúde) que priorizam os programas de atenção básica existentes.

Os dois novos médicos devem desembarcar em solo piratiniense na próxima terça-feira, 22 de abril e, conforme o secretário Espindola, imediatamente devem ser apresentados à estrutura existente no município para que possam a seguir dar início às suas atividades.
Papiloma
Na mesma entrevista, Diego Espíndola confirmou o alto índice de cobertura vacinal  já alcançado por sua equipe na Campanha Nacional Contra o Papiloma Virus (HPV), que deu partida em março na prevenção contra o câncer do colo do útero em meninas entre 11 e 13 anos.
- Fomos um dos primeiros municípios a atingir a meta chegando a 85% de aplicação das 400 doses disponibilizadas para Piratini e, antes do fim da campanha atingiremos 100% - acredita o secretário.
Como presidente Conselho dos Secretários Municipais de Saúde-(COSEMS) Diego disse que junto ao Ministério da Saúde a luta agora é para reduzir a idade mínima das meninas com direito a receber a vacina contra o Papiloma, de 11 para 09 anos.
H1N1
Ao finalizar, Espíndola informou que o dia “D” ou seja, o dia que todos os estabelecimentos de saúde de Piratini estarão abertos para a aplicação da vacina contra a chamada Gripe A, ou H1N1, será quatro dias após o inicio da imunização em todo o país.

- Eu convoco a população com direito a receber a dose para no dia 26 de abril, um sábado, comparecerem em massa aos postos, dia também que estaremos realizando um mutirão itinerante pelo interior e com isso este ano conseguiremos imunizar as pessoas  bem mais cedo e antes da chegada do frio intenso -
Mais informações

terça-feira, 8 de abril de 2014

PMDB reúne e forma comissão para estradas

Terça-feira- 08 de abril
Reunião formou comissão que pretende intervir nas decisões
Ao que tudo indica o assunto manutenção das estradas da zona rural de Piratini desta vez não se esgotará diante da presença das máquinas nos focos de maior problema e apontados no fim do mês de março por produtores de soja em audiência com o prefeito Vilso Agnelo.
Desta vez, o barulho foi da oposição formada pelos quatro vereadores do PMDB que, liderados por Marcial Guastuci, reuniram 86 moradores do 2ºe 5º distritos do município.

Eles lotaram na manhã desta terça-feira o plenário da Câmara de Vereadores e, mesmo sem o auxílio do sistema de som, motivo de alfinetadas no presidente da casa, Renan Cunha, PDT, movimentaram através de discursos e manifestações inflamadas, todas em tom de crítica à administração municipal, discordando do novo cronograma de atuação nas vias rurais montado e divulgado pela prefeitura nos meios de comunicação.

Para Guastuci, o caos em que se encontram as estradas chegou a um ponto não mais suportável.
- Está se desrespeitando um direito sagrado dos cidadãos que é o de ir e vir. Famílias já não conseguem sair de suas propriedades, o transporte escolar está prejudicado, o que leva os alunos a ficarem sem aula, sem falar nos problemas com o escoamento da produção – detalha o vereador.

O objetivo da audiência foi de formar uma comissão de moradores que se aceita pelo prefeito, passará a apontar os pontos mais críticos e com isso ter peso nas decisões de onde e quando os problemas serão atacados.
A comissão foi recebida horas mais tarde pelo prefeito Vilso Agnelo que assegurou a resolução dos pedidos.
Já os reclamantes prometeram acampar em frente à prefeitura se num prazo de 30 dias não houver mudança do quadro.

                        
Mais informações

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Vilso Agnelo fala das obras inacabadas

Segunda-feira-07 de abril
Prefeito garantiu término das obras em seu mandato
Após alguns meses distante dos microfones, decisão que ocasionou certo mal estar e deixou que muitos episódios relacionados à Prefeitura de Piratini tivessem apenas versões unilaterais, o prefeito Vilso Agnelo quebrou o silêncio e tornou a falar com a imprensa local na manhã desta segunda-feira.

Durante vinte minutos, Agnelo participou do programa Bom Dia, da Rádio Nativa FM, onde discorreu sobre o assunto do momento que é a situação das estradas da zona rural e a reorganização da prefeitura em torno do mesmo dando garantias de que importantes obras agora paradas, terão sua conclusão em seu mandato.

O caso mais complicado é o da escola de educação infantil do Bairro Vila Nova que tem orçamento federal, mas que já há alguns meses encontra-se em estado de abandono sendo alvo inclusive de ladrões.
Vilso Agnelo que em janeiro completou o primeiro ano do seu segundo mandato, repetiu o que a secretária de educação do município, Rosana Maneti já havia dito à imprensa:
- A empresa responsável e que ganhou a licitação no Estado, faliu, mas, entrou na justiça para bloquear os recursos. Ela está amparada na lei, assim, não posso contratar uma empresa a revelia e sim, abrir novos processos licitatórios, o que já fizemos – revelou o prefeito acrescentando que três novas licitações já foram abertas pela prefeitura.

- Na primeira e na segunda não apareceu nenhuma empresa interessada e, dia 25 de abril encerra o prazo da última licitação já aberta e, se ainda assim não tivermos empresas interessadas em concluir a creche, aí poderemos contratar sem licitação amparados no que reza a lei – explicou.

Quanto a Unidade Básica de Saúde, UBS, obra que vai beneficiar os moradores do Bairro Padre Reinaldo e que também não foi concluída, Agnelo disse que a situação é idêntica, mas, neste caso há uma saída local.
- A intenção é, assim que as obras da Casa da Camarinha forem concluídas, destinar toda a equipe de pedreiros da prefeitura para a UBS  e com a nossa mão de obra concluir o trabalho-

E será desta forma, com mão de obra da prefeitura, que segundo Vilso,  a Casa do Idoso, um projeto que foi carro chefe na campanha eleitoral e também não saiu nos prazos prometidos, terá sua conclusão.
 Ele anunciou que todo o recurso para mobiliar o espaço que funcionará na antiga sede do Piquete Raul Soares do Amaral, já está em caixa, e que a entrega à comunidade ocorrerá num curto espaço de tempo, embora não tenha especificado quanto.

- O que posso garantir é que nenhuma obra deste governo ficará sem conclusão. Todas tem ou terão inicio, meio e fim, nada ficará inacabado – garantiu o prefeito.
Mais informações

terça-feira, 1 de abril de 2014

Câmara debate portas fechadas do IPE

Terça-feira- 01 de abril
Portas quase sempre  fechadas prejudicam usuários
A precária situação em Piratini do posto do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul- IPERGS retornou à pauta da Câmara de Vereadores, o que praticamente ocorre semestralmente em busca de uma solução para o serviço prestado no município.

O vereador Gilson Gomes, PP, quem tem gasto requerimentos com a causa, tenta novamente sensibilizar a direção estadual do instituto para que volte os olhos para o que classificou de “serviço caótico” disponibilizado aos usuários.

Para Gomes é inaceitável que apenas um servidor, lotado em Santana da Boa Vista, venha até a cidade às segundas-feiras para tentar atender ou solucionar sem nenhuma estrutura os problemas dos segurados.

- Para vocês terem uma ideia da caótica funcionalidade desta agência, os equipamentos que ali se encontram são da mesma época de quando havia a Caixa Econômica Estadual que encerrou suas atividades em 1995. Não se pode mais aceitar que continue desta maneira- protestou o parlamentar relatando que os usuários ao buscarem soluções para seus problemas muitas vezes não as encontram porque os equipamentos não funcionam.

Como sugestão em busca de resolutividade e aproveitando os compromissos já marcados na capital Porto Alegre e referentes às comissões que lutam pelo desentrave da Ponte do Costa e da ERS 265, Gomes sugeriu que se faça também uma visita ao presidente do IPE, que teria como objetivo de pressionar para que as condições sofram alterações.

O vereador Marcial Guastuci, PMDB, emendou dizendo: - Não há condições mínimas. Não há fax, telefone, internet, computador, impressora, não há nada. Há imediatamente a necessidade da mudança deste quadro e que tenhamos no mínimo o atendimento três vezes por semana.
Mais informações

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Governador entrega escola à comunidade

Sábado, 06 de abril
Sandra recebeu das mãos da família Preto a foto do homenageado
Músicas coloniais típicas do movimento social e apresentações tradicionalistas recepcionaram o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro na manhã deste sábado que, junto com sua comitiva fez a entrega oficial à comunidade do 5º Distrito da Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Adão Preto e que já funciona em sistema de gestão compartilhada no prédio do educandário municipal Vieira da Cunha.

Pode ser visto como uma tremenda gafe  por esquecimento ou não, Tarso, em seu discurso, não ter concedido parte de sua fala para abordar sobre a importância do evento ao qual inseriu em sua apertada agenda e sim, manteve seu foco para falar de suas realizações em todas as áreas do governo, devolver ataques da oposição e citar os déficits dos ex -governadores Antônio Brito- PMDB e Yeda Crusius do PSDB, sem deixar de alfinetar o Cpers com quem mantém uma nervosa relação devido às discordâncias salariais entre Palácio Piratini e professores. Diante disso ficou claro que todas as oportunidades servirão como palanque para a tentativa de reeleição do atual governador no ano que vem.

Diretora junto a Tarso e o coordenador Círio Almenida
Naturalmente coube a família do homenageado com o batismo da escola, falar e agradecer a homenagem.
 O deputado estadual Edegar Preto, PT, lembrou os feitos do pai que desencadeiam honras de naturezas diversas por todo o Estado, mas, entende que toda vez que isso ocorre, não é apenas o legado deixado por ele que causa orgulho na família Preto.
- Ele foi um agricultor que acreditou ser possível tendo apenas a 3ª série e, sua maior herança e que o tornou essa referência nacional, foi à dedicação à luta coletiva por quem precisa – disse Preto que ampliou:
 -Essa homenagem não é só a ele, mas aos movimentos sociais que um dia, em 1986 ,ousaram elegendo um representante das classes sociais logo ao final de um período que marcou o fim da ditadura militar –
Tarso e o prefeito Vilso descerraram a placa
Visível foi à emoção da diretora Sandra Joanol, que aceitou o desafio de comandar uma escola estadual em compartilhamento com uma municipal, processo inédito e cercado de incertezas. Ela agradeceu ao outro irmão, Adelar Preto, responsável por encurtar caminho até a Secretaria de Educação na luta para aprovar o projeto e ao trabalho da colega e também diretora do Vieira Carmem Lucí, precursora da ideia assim como os esforços empreendidos pela Prefeitura de Piratini.
Parafraseando o homenageado  Sandra disse: - Uma sociedade só se liberta com educação-
Ela lembrou que as incertezas que cercam seus desafios são reduzidas diante da forma como foi recepcionada por todos.
- Eles nos abraçaram como se abraça um filho e isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para manter os alunos mais próximos de suas casas e famílias – concluiu.


Mais informações

sábado, 6 de abril de 2013

Tarso ataca opositores e deflagra disputa 2014



A sucessão ao Palácio Piratini foi deflagrada no município. A emblemática presença do governador Tarso Genro em Canguçu neste sábado (6) antecipou uma disputa política prevista apenas para 2014. Apesar de não conceder entrevista coletiva e não abordar assuntos como a atual situação do Hospital de Caridade, o chefe do Executivo Gaúcho empolgou os presentes.

O governador participou de uma assembleia da Crehnor-Sul às 11h, no auditório do CETAC. Após o almoço, a comitiva se dirigiu à localidade de Potreiro Grande, para a assinatura do programa que prevê a construção de moradias destinadas a comunidades quilombolas. Logo no início do discurso, para cerca de 1,5 mil pessoas, Tarso evidenciou o tom político de sua presença.
 – Eu não posso deixar de alertar vocês, e é um alerta mesmo, para o debate político que está ocorrendo no Estado – declarou.

O político citou que nos governos anteriores, especialmente nas gestões de Yeda e Britto, era comum o governador chegar às regiões mais pobres lamentando e dizendo que o Estado estava quebrado. Segundo Tarso, a contradição residia no fato de que Britto entregou as estradas gaúchas à concessão de pedágios, mantendo diálogo apenas com setores privilegiados da sociedade.

A presença do governador evidencia um momento especial para o Partido dos Trabalhadores. Em 2010, ele foi o primeiro candidato petista a vencer uma eleição estadual no município. Sua visita também é a primeira oficial, após a histórica vitória de seu companheiro Gerson Nunes nas eleições do ano passado.

Tarso disse que está começando um ano pré-eleitoral e a oposição está nervosa. Em relação aos movimentos sociais, o chefe do Executivo Gaúcho lembrou que, durante o governo Yeda, “os trabalhadores da Brigada Militar eram obrigados a colocar a baioneta no peito dos também trabalhadores camponeses”. Ao citar as manifestações de movimentos sociais durante os últimos governos, o petista arrancou aplausos de um público amplamente simpático a ele.
– Quero dizer de alto e bom som, e gostaria que todos os jornais publicassem: O governador do Estado do RS está dizendo que vocês tinham razão e que vocês têm razão nas suas reivindicações – declarou.
Em seu discurso, apesar de não citar diretamente o nome da senadora Ana Amélia Lemos (PP), Tarso usou uma frase da parlamentar para construir uma das argumentações mais aplaudidas:
– Uma senadora de oposição perguntou ‘Quem terá coragem de governar o Estado?’. Nós todos temos a resposta. Nós vamos continuar governando o Estado. O nosso projeto vai continuar – afirmou, em tom forte.

Ao citar, mesmo que indiretamente, a senadora Ana Amélia Lemos, o petista antecipa uma disputa entre as duas maiores forças políticas do município: PT e PP. Mesmo derrotado nas eleições do ano passado, o PP detém a maior bancada no Legislativo, com 5 parlamentares. Já o PT, após a ascensão meteórica de Gerson Nunes, rompeu com uma dinastia progressista que já durava 16 anos. Tarso e Ana Amélia devem se enfrentar nas urnas no ano que vem. Em Canguçu, o embate entre as duas siglas já começou.



Imagens: Nael Rosa
Redação: Canguçu Online
Mais informações

sexta-feira, 5 de abril de 2013

.PREFEITURA CONCEDE REAJUSTE AO FUNCIONALISMO


o secretário municipal de administração de Piratini Humberto Porto encaminhou pessoalmente a Câmara Municipal de Vereadores na tarde da sexta-feira, 05 de abril, através do presidente do legislativo Manoel Rodrigues (PP, ) o novo projeto de lei que concede reposição salarial a os funcionários municipais a partir do mês de abril. O reajuste, estimulado em 6% e contempla os servidores municipais de acordo com o artigo 37, x, da Constituição Federal.
Também segue para o legislativo reajuste dos valores do auxílio alimentação que hoje beneficia direta e exclusivamente os servidores efetivos do município de Piratini com percentual de 75% em cima dos valores hoje existentes, contemplando todas as faixas.

Informações: Dione Rodrigues

Mais informações

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Presidente exonera assessor de bancada


Diante de toda a repercussão na mídia, mas, principalmente dado a denúncia de irregularidade ter sido entregue através de documentação ao Ministério Público pelo vereador Marcial Guastuci, PMDB, o presidente da Câmara de Vereadores de Piratini, Manoel Rodrigues, (foto), decidiu exonerar Felipe Prado, seu assessor de gabinete que, conforme Marcial estaria ocupando um cargo que fere a lei, uma vez que o legislativo possui apenas quatro bancadas portanto com um funcionário a mais nessa  função.
Felipe, inocente diante da suposta irregularidade, sendo apenas o último e também o que permaneceu no cargo pelo menor tempo, foi exonerado na terça-feira, 02 de abril, após portaria assinada pelo presidente.
A decisão de Manoel pode ser vista como apenas uma precaução, mas soa também como admissão de que a situação realmente estava em desacordo com as normas.

Em março, o autor da denúncia assegurou que a quinta assessoria foi mantida mesmo após o afastamento definitivo a pedido da justiça, do então vereador Adão Porto, PTB, o que ocorreu em 2006.
Guastuci alertou para a possibilidade do MP obrigar, ao final do possível processo a ser aberto e, em caso de condenação, todos os ex- presidentes da casa a devolverem os salários pagos aos que já estiveram à frente da função, o que pelo atual valor, mil e oitocentos reais, sem as devidas correções ultrapassaria os cento e cinquenta mil reais.
Tentamos contato com o vereador presidente para que ele falasse sobre sua decisão, mas, em três tentativas através do telefone, ontem, quarta-feira e outras três hoje pela manhã ao ligar pra o celular, não o encontramos ou não fomos atendidos.

Mais informações

quarta-feira, 27 de março de 2013

PTB ainda teria bancada na câmara de Piratini

Adão saiu em 2006, mas, cargo ainda estaria vigente
O cargo de assessor de bancada que pertenceu ao Partido Trabalhista Brasileiro, PTB, por ocasião da eleição e legislatura do então vereador Adão Porto, afastado em 2006 e que hoje ganhou em primeira instância uma ação indenizatória contra o legislativo, ainda estaria vigente na Câmara de Vereadores de Piratini.

A afirmativa é do vereador Marcial Guastuci, Macega, PMDB, que já foi chamado em plenário de “denuncista”, devido ele, em quase todas as sessões do legislativo acusar um ato que considera ilegal.

Na sessão da segunda-feira, Macega, ao requisitar que o legislativo busque sua independência do executivo, pois atualmente usa inclusive o mesmo CNPJ e realize concurso público para a Câmara de Vereadores, alertou para certa ação por inconstitucionalidade a ser em breve movida pelo Ministério Público dado às formas que atualmente alguns cargos da casa se encontram em desacordo com a lei.

De fato, a Câmara de Piratini possui quatro bancadas: PMDB, PDT, PT, PP, mas o painel eletrônico mostra cinco assessores de bancada, um deles, Felipe Prado e não Willian Borges como divulgamos no inicio da manhã, sem a nomenclatura a qual partido pertence.

Atualmente, a remuneração para esta função atinge R$ 1.800,00 e segundo o autor da denúncia, isso também poderá ser um problema para ex- presidentes.
- O cargo de assessor de bancada do PTB ainda é usado. Os presidentes que comandaram a casa desde então, podem inclusive ser em condenados a devolver os valores pagos até hoje aos cofres públicos, por isso estou alertando- disse Macega.

O atual presidente, Manoel Rodrigues, PP, informou que as providências para as readequações necessárias já estão sendo tomadas, sendo a maioria delas, uma questão de simples mudança de nomenclatura, como por exemplo, assessor auxiliar de bancada, cargo   que PMDB detém com Wilbor Pinheiro, deve na verdade se chamar assessores parlamentares.



Mais informações

segunda-feira, 25 de março de 2013

Macega e Lourenço marcam sessão da câmara


Uma das providências muito usada pelos mestres para separar desafetos quando ainda estamos aos bancos, é obriga-los a sentarem em extremos da sala para evitar enfrentamentos constantes e que atrapalham o bom andamento da aula.
É claro que isso não será possível para o Presidente do legislativo Manoel Rodrigues, PP, até porque tanto Lourenço de Souza, PT e Marcial Guastuci do PMDB, embora venham dando bastante trabalho para o “central da mesa”, não podem ser vistos como maus meninos, atendo "quase sempre" suas diferenças ao campo político do debate democrático necessário para a casa. "Quase sempre "
Mas pela dificuldade em fazer os dois voltarem a sentar e se acalmarem, não se pode duvidar que, se pudesse, Rodrigues os colocava em extremidades diferentes da Câmara de Vereadores de Piratini.
Sentados a não mais que dois metros um do outro,(como mostra a foto), Macega e Lourenço protagonizaram um dos atrativos para quem compareceu à reunião do legislativo hoje à tarde trocando farpas, externando mágoas de campanha, se desafiando e até certo ponto, mesmo dentro do ringue político, se ofendendo. As diferenças entre os dois, se evidenciam já quando um ou outro começa a falar, o que pode se observar se atendo ao olhar fuzilador do petista para o edil de apelido peculiar. E olha que Marcial Guastuci ainda teria mais um embate no mesmo nível, com o vereador situacionista Sérgio Castro, PDT, que você irá conferir na edição de amanhã de Eu Falei.
 O motivo? Bom, diante do contexto isso não deveria, mas, perdeu a importância. Dado ao bate boca entre os dois, tanto o presidente da casa, como o também pedestista Renan Cunha, foram repetitivos pedindo que os debates se mantivessem focados no objeto dos requerimentos que deram inicio à discussão.
Assista ao vídeo em que peemidebista e petista deixaram seus ânimos transpor o bom senso.
Mais informações

Hospital Conceição ganha 105 mil da CGTE




Definido em um encontro ocorrido na primeira quinzena de março em Porto Alegre e que reuniu o diretor do Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Piratini, Laerto Farias, o secretário local de saúde Diego Espíndola e o presidente da Companhia de Geração Térmica e Energia, CGTE, Sereno Chaise, a doação de equipamentos no valor de R$ 105.300,00 (cinto e cinco mil e trezentos reais), doados à entidade pela empresa que também atua em Candiota.
A doação faz parte de um montante que totaliza um milhão e meio de reais que a CGTE teria que pagar como multa, sansão imposta pela justiça, mas que ao invés disso foi revertida em donativos para a filantropia.
Novamente neste caso, a parceria Conceição e Prefeitura de Piratini foi determinante, por ter sido o secretário Diego Espíndola o responsável por fazer os primeiros contatos que culminaram no beneficio.
Entre os itens conquistados e destacados por Laerto Farias,(foto), está um Autoclave, aparelho de esterilização de equipamentos cirúrgicos e uma Incubadora de Transporte, essencial para transportar recém- nascidos prematuros para outras unidades hospitalares fora do município.
- Vai significar muito para nós. O Autoclave que ganhamos é de última geração e vai se somar ao que já possuímos, mas que em virtude da grande quantidade de cirurgias que fazemos tem um desgaste mais rápido. O caso da incubadora é similar. Ainda para o setor neonatal, teremos a doação de um berço pré-aquecido e para atendimentos, tanto obstetra quanto ginecológico, uma mesa ginecológica que junta a que já temos com vinte anos de uso – detalha Laerto.
Mais informações

sexta-feira, 15 de março de 2013

Paredão vai pedir treinamento nas creches


O marco divisor instituído pela tragédia em Santa Maria ,desencadeou e, continuará a ser responsável por uma série de medidas e novas leis que vão reger as obrigações de legisladores, executores e empresários para evitar que outros episódios trágicos ocorram no Brasil dado a inércia e cumplicidade dos responsáveis.
O vereador Daniel Morales de Moura, o Daniel do Paredão, PMDB, (foto), na nesta sexta-feira, 15, que está estudando a viabilidade constitucional de enviar ao executivo um projeto de lei que obrigue ao município fornecer treinamento de combate a incêndio para monitores dos educandários infantis, as chamadas creches, o que segundo informações que recebeu de uma funcionária, atualmente não existe.
- É normal que todo mundo esteja apavorado e com medo diante da tragédia aqui no estado. Mas ser omisso não é mais permitido, então, estamos tomando providências para que os monitores, mas não somente eles, recebam a capacitação – informa Paredão, afirmando que o alvo de seu possível projeto, deverá incluir também as escolas da rede pública municipal.

Daniel preferiu preservar sua fonte, não informando de qual Escola de Educação Infantil partiu o pedido, o que tem importância insignificante  diante do contexto em sua concepção.
- A monitora está preocupada. Revelou que não saberia acionar um extintor em caso de necessidade, na verdade, ao menos em sua escola, ninguém saberia – ampliou o vereador.

O parlamentar alerta para a tomada de providências urgentes, pois se para adultos já é difícil sair de um local em chamas e tomado pela fumaça, imagina para crianças que mal aprenderam a andar.
- Consultei a legislação existente. As creches por terem no máximo 750 metros quadrados, são classificadas como risco pequeno. Mas, pela quantidade de pessoas que abrigam deveriam ter no mínimo duas pessoas capacitadas para manusear extintores e com todo o treinamento de combate a incêndio – informou.

Tentamos, através da Secretaria Municipal de Educação, contato com a secretária Rosana Maneti, na intenção de saber se realmente nenhum monitor  possui a capacitação, mas ela se encontrava em viagem. A coordenação pedagógica da secretaria informou que Rosana seria colocada a par do assunto e possivelmente retornaria a ligação.
Mais informações

quinta-feira, 14 de março de 2013

Eu Falei erra autor de requerimento



Na edição de ontem do Eu Falei, publicamos ser Renan Cunha, vereador do PDT, autor de um requerimento que institui prazos máximos para a utilização da frota de veículos usados para transporte escolar e público em Piratini. Cometemos um erro. Na verdade, o autor de tal pedido ao executivo foi o vereador Lourenço de Souza, do PT. Pelo erro,pedimos desculpas e estamos portanto publicando a matéria novamente com o devido autor.

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Piratini, o vereador Lourenço de Souza, PT, enviou correspondência ao prefeito Vilso Agnelo Gomes, requisitando que o executivo seja autor de um projeto de lei que estabeleça o tempo de uso máximo para os veículos responsáveis por fazer o transporte escolar e de passageiros usuários do transporte tanto público como privado.
No requerimento, o petista sugere que ônibus possam trafegar por no máximo vinte anos. Já os chamados micro – ônibus, poderiam ser usados pelo período de quinze anos e as mini -vans, ou Kombis, por somente uma década.
A sugestão de Lourenço abriu a discussão sobre o tema segurança do transporte escolar e coletivo, e o presidente da casa, Manoel Rodrigues, denunciou que existe uma empresa onde o motorista possui apenas um braço.
Daniel do Paredão alertou para necessidade de fiscalização permanente nos veículos usados para os fins apontados, já que muitos, segundo denúncias que recebe de funcionários que preferem não se identificar por temer perder o emprego, circulam sem a assistência necessária, o que coloca em risco a vida inclusive dos passageiros.
Recentemente, um projeto do executivo foi aprovado no legislativo criando uma comissão para também fiscalizar o transporte de alunos da rede pública, o que é visto como saída para aumentar a segurança dos transportados.

Mais informações

quarta-feira, 13 de março de 2013

Câmara requisita prédio para Sapadores


Prédio poderia ser a sede da corporação
Dando apoio total à iniciativa do comitê local formado por sete alunos da Associação Nacional de Sapadores Bombeiros, ANSB, que lutam para estruturar um quartel que abrigará os bombeiros voluntários de Piratini, a Câmara de Vereadores apresentou, aprovou de forma unânime e enviou ao prefeito Vilso Agnelo, um requerimento requisitando em sistema de cedência,o prédio construído com o dinheiro público para abrigar os feirantes da cidade e, que diante da recusa dos mesmos em usar o local, nunca foi ocupado, para que a corporação possa funcionar.
A edificação está localizada na Rua 24 de Maio, popular Genoveva, um dos acessos asfálticos da cidade e a ação do tempo torna visível sua deterioração e esta se soma aos ataques de vândalos que arrombam com frequência as aberturas.
Com seis cômodos e dois banheiros, o local é ideal para abrigar a corporação também por sua localização geográfica, permitindo rápido acesso pela RS 702 a três bairros: Vila Nova, Sinuelo e Padre Reinaldo, e ainda ao centro da cidade já que o prédio se encontra a cento e cinquenta metros da Avenida Gomes Jardim.
Localização privilegiada facilitaria atendimento de ocorrências
Mesmo diante da possibilidade remota de cedência da área, o comitê local que estará expondo o projeto a convite da RBS TV Pelotas, que se interessou na iniciativa e abriu espaço no Jornal do Almoço, está otimista e pronto para através de mutirão, recuperar o que for necessário, adaptando a estrutura para receber as futuras doações de empresas e da comunidade.
Nesta semana, outras duas empresas sinalizaram positivamente aos Sapadores- Bombeiros. A gerência local da Cooperativa Sicredi e da Piratini Energia, receberam oficialmente a documentação requisitando o apoio para a instalação do aquartelamento.
A seleção dos recrutas para receber o curso de formação de bombeiro voluntário tem inicio dia 5 de abril, se estendendo até o final do mês com a seleção de trinta inscritos.
O processo ocorrerá a noite na Escola Ponche Verde.
Mais informações

terça-feira, 12 de março de 2013

Serginho pede matadouro em Piratini




Criar uma estrutura gerida pela iniciativa privada com permissão e capacidade de abater os animais criados inclusive em pequenas e médias propriedades de Piratini, hoje responsáveis por quase a totalidade da carne sem procedência que chega à mesa de muitas famílias do município.

A construção de um matadouro com este fim, foi objeto de requerimento do vereador Sérgio Castro, o Serginho do PDT, ( foto),  na sessão ordinária da câmara realizada ontem, segunda-feira.
Para o vereador, isso daria fim aos abates clandestinos, ocorrência policial frequente, e permitiria ao produtor rural que abate em pequena quantidade, um, no máximo dois animais a cada vez,  comercializar seus produtos com a devida inspeção sanitária ofertando assim segurança para a saúde pública.
Marcial Guastuci, parlamentar do PMDB, alertou para a impossibilidade diante da lei, de funcionalidade em municípios pequenos de empreendimentos  dessa natureza e criados pela prefeitura, citando como exemplo, a vizinha cidade de  Pinheiro Machado, onde a prefeitura construiu um matadouro que não pode ser usado por ela.
Foi repreendido  pelo autor do requerimento, que o lembrou que em sua ação, o poder público apenas seria um parceiro e não o  responsável, já que o possível abatedouro partiria da iniciativa privada.
Cláudio Dias, também do PMDB, reproduziu uma situação com a mesma intenção e que passou pela casa a dois anos, onde um empresário se disponibilizou a gerir um frigorífico local, mas o processo não foi adiante por argumentar a prefeitura a necessidade de pareceres e um trabalho de acompanhamento de um órgão ambiental da cidade, o que hoje é uma realidade, com criação e existência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
- A atividade agropastoril é uma das maiores do município e hoje, os criadores não tem como abater um animal por não ter um veterinário para fazer a inspeção. Estamos comendo carne clandestina carneada embaixo da moita ou de forma pior. Temos que criar condições de apoio a estes produtores – disse Dias.
Assista no vídeo acima a justificativa do vereador proponente.
Mais informações

domingo, 10 de março de 2013

Piratini vai receber mais 715 mil em Royalties

Definida a derrubada pelo Congresso dos vetos da presidente Dilma Rousseff à nova lei de partilha dos royalties, Estados e municípios não produtores de petróleo começarão a ser remunerados a partir de abril.A nova lei de divisão dos royalties contemplaria o Rio Grande do Sul com R$ 505,8 milhões, projeta a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) este ano, sendo R$ 123,1 milhões para o Estado e R$ 382,7 milhões para os municípios. Conforme a CNM, os gaúchos receberam em 2011, em vigência plena das regras anteriores, R$ 123,7 milhões.
A perspectiva de receita extra foi comemorada ontem pelo governador Tarso Genro, que calcula que o Estado receberá R$ 180 milhões em 2014. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, na Rádio Gaúcha, Tarso disse que orientou a bancada a votar a favor da derrubada dos vetos. Até então, o governador vinha se mantendo neutro na questão, possivelmente para evitar atrito político com o governo federal.
O valor ao qual Piratini, cidade mostrada na foto pelas lentes de Murilo Ávila, tem direito é de mais 715, 556 mil reais. Camaquã, terá injetado em seus cofres 1.311 mil.  Dom Pedrito mil, 1.073 mil, São Lourenço 965 mil, Caçapava,945 mil, Capão do Leão 834 mil, São José do Norte, 727 mil; Pinheiro Machado 477 mil; Candiota e Cerrito 357 mil.


493 municípios gaúchos beneficiados
A exceção enquadra  Tramandaí, Rio Grande, Imbé e Cidreira. Confira o acréscimo ou a redução destinado para cada cidade em relação a 2011:
Preste atençãoA quantia é uma estimativa da CNM para todo o ano de 2013. Caso a regra não seja derrubada no Supremo Tribunal Federal, só serão pagos nove meses neste ano.
Mais R$ 11.611.947Porto Alegre
Mais R$ 3.201.447 Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Maria e São Leopoldo
Mais R$ 3.093.765Pelotas e Viamão
Mais R$ 2.146.669 Sapucaia do Sul
Mais R$ 2.027.410 Bagé, Cachoeirinha, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana
Mais R$ 1.908.150 Bento Gonçalves
Mais R$ 1.788.891 Erechim
Mais R$ 1.681.209 Guaíba
Mais R$ 1.669.632 Cachoeira do Sul e Santana do Livramento
Mais R$ 1.550.372 Alegrete, Esteio, Ijuí, Lajeado, Santo Ângelo e Sapiranga
Mais R$ 1.431.113 Cruz Alta, Farroupilha, Santa Rosa, São Borja, Vacaria e Venâncio Aires
Mais R$ 1.323.431 Camaquã
Mais R$ 1.311.853 Campo Bom, Canguçu, Carazinho, Montenegro, Parobé, São Gabriel e Taquara
Mais R$ 1.192.594 Santiago
Mais R$ 1.073.335 Canela, Capão da Canoa, Dom Pedrito, Estância Velha, Itaqui, Osório, Panambi, Rio Pardo, Rosário do Sul e Santo Antônio da Patrulha
Mais R$ 965.653 São Lourenço do Sul
Mais R$ 954.075 Caçapava do Sul, Charqueadas, Estrela, Garibaldi, Gramado, Igrejinha, Marau, Palmeira das Missões, Portão, Santa Vitória do Palmar, São Luiz Gonzaga e Torres
Mais R$ 846.393 Eldorado do Sul
Mais R$ 834.816 Candelária, Capão do Leão, Carlos Barbosa, Dois Irmãos, Encruzilhada do Sul, Flores da Cunha, Frederico Westphalen, Jaguarão, Lagoa Vermelha, São Sepé, Soledade, Taquari, Teutônia, Três Coroas, Três Passos, Triunfo e Vera Cruz
Mais R$ 727.134 São José do Norte
Mais R$ 715.556 Arroio do Meio, Arroio Grande, Butiá, Encantado, Giruá, Guaporé, Horizontina, Ibirubá, Ivoti, Júlio de Castilhos, Nova Hartz, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Santa Rita, Piratini, Quaraí, Rolante, São Francisco de Assis, São Francisco de Paula, São Jerônimo, São Marcos, São Sebastião do Caí, Sarandi, Tapejara, Três de Maio, Tupanciretã e Veranópolis
Mais R$ 596.297 Agudo, Arroio dos Ratos, Cacequi, Crissiumal, Dom Feliciano, Espumoso, Getúlio Vargas, Não-Me-Toque, Restinga Seca, Sananduva, Santo Augusto, Santo Cristo, São Pedro do Sul, Serafina Corrêa, Sobradinho e Tenente Portela
Mais R$ 488.615 Tapes
Mais R$ 477.038 Antônio Prado, Arroio do Tigre, Arvorezinha, Balneário Pinhal, Barros Cassal, Bom Jesus, Bom Princípio, Bom Retiro do Sul, Capela de Santana, Cerro Grande do Sul, Cerro Largo, Cruzeiro do Sul, Feliz, Fontoura Xavier, Jaguari, Nonoai, Pinheiro Machado, Planalto, Porto Xavier, Redentora, Roca Sales, Ronda Alta, Salto do Jacuí, Santo Antônio das Missões, Seberi, Tapera, Três Cachoeiras, Vale do Sol e Xangri-lá
Mais R$ 369.356 Barra do Ribeiro, Mostardas e Palmares do Sul
Mais R$ 357.778 Aceguá, Água Santa, Ajuricaba, Alecrim, Alegria, Almirante Tamandaré do Sul, Alpestre, Alto Alegre, Alto Feliz, Amaral Ferrador, Ametista do Sul, André da Rocha, Anta Gorda, Araricá, Aratiba, Arroio do Padre, Arroio do Sal, Augusto Pestana, Áurea, Barão de Cotegipe, Barão do Triunfo, Barão, Barra do Guarita, Barra do Quaraí, Barra do Rio Azul, Barra Funda, Barracão, Benjamin Constant do Sul, Boa Vista das Missões, Boa Vista do Buricá, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Boa Vista do Sul, Bom Progresso, Boqueirão do Leão, Bossoroca, Bozano, Braga, Brochier, Cacique Doble, Caibaté, Caiçara, Camargo, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Campina das Missões, Campinas do Sul, Campo Novo, Campos Borges, Cândido Godói, Candiota, Canudos do Vale, Capão Bonito do Sul, Capão do Cipó, Capitão, Caraá, Carlos Gomes, Casca, Caseiros, Catuípe, Centenário, Cerrito, Cerro Branco, Cerro Grande, Chapada, Charrua, Chiapeta, Chuí, Chuvisca, Ciríaco, Colinas, Colorado, Condor, Constantina, Coqueiro Baixo, Coqueiros do Sul, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Coronel Pilar, Cotiporã, Coxilha, Cristal do Sul, Cristal, Cruzaltense, David Canabarro, Derrubadas, Dezesseis de Novembro, Dilermando de Aguiar, Dois Irmãos das Missões, Dois Lajeados, Dom Pedro de Alcântara, Dona Francisca, Doutor Maurício Cardoso, Doutor Ricardo, Engenho Velho, Entre Rios do Sul, Entre-Ijuís, Erebango, Ernestina, Erval Grande, Erval Seco, Esmeralda, Esperança do Sul, Estação, Estrela Velha, Eugênio de Castro, Fagundes Varela, Faxinal do Soturno, Faxinalzinho, Fazenda Vilanova, Floriano Peixoto, Formigueiro, Forquetinha, Fortaleza dos Valos, Garruchos, Gaurama, General Câmara, Gentil, Glorinha, Gramado dos Loureiros, Gramado Xavier, Guabiju, Guarani das Missões, Harmonia, Herval, Herveiras, Hulha Negra, Humaitá, Ibarama, Ibiaçá, Ibiraiaras, Ibirapuitã, Ilópolis, Imigrante, Independência, Inhacorá, Ipê, Ipiranga do Sul, Iraí, Itaara, Itacurubi, Itapuca, Itati, Itatiba do Sul, Ivorá, Jaboticaba, Jacuizinho, Jacutinga, Jaquirana, Jari, Joia, Lagoa Bonita do Sul, Lagoa dos Três Cantos, Lagoão, Lajeado do Bugre, Lavras do Sul, Liberato Salzano, Lindolfo Collor, Linha Nova, Maçambara, Machadinho, Mampituba, Manoel Viana, Maquiné, Maratá, Marcelino Ramos, Mariana Pimentel, Mariano Moro, Marques de Souza, Mata, Mato Castelhano, Mato Leitão, Mato Queimado, Maximiliano de Almeida, Minas do Leão, Miraguaí, Montauri, Monte Alegre dos Campos, Monte Belo do Sul, Mormaço, Morrinhos do Sul, Morro Redondo, Morro Reuter, Muçum, Muitos Capões, Muliterno, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Boa Vista, Nova Bréscia, Nova Candelária, Nova Esperança do Sul, Nova Pádua, Nova Palma, Nova Ramada, Nova Roma do Sul, Novo Barreiro, Novo Cabrais, Novo Machado, Novo Tiradentes, Novo Xingu, Paim Filho, Palmitinho, Pantano Grande, Paraí, Paraíso do Sul, Pareci Novo, Passa Sete, Passo do Sobrado, Paulo Bento, Paverama, Pedras Altas, Pedro Osório, Pejuçara, Picada Café, Pinhal da Serra, Pinhal Grande, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Pirapó, Poço das Antas, Pontão, Ponte Preta, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Pouso Novo, Presidente Lucena, Progresso, Protásio Alves, Putinga, Quatro Irmãos, Quevedos, Quinze de Novembro, Relvado, Rio dos Índios, Riozinho, Rodeio Bonito, Rolador, Rondinha, Roque Gonzales, Sagrada Família, Saldanha Marinho, Salvador das Missões, Salvador do Sul, Santa Bárbara do Sul, Santa Cecília do Sul, Santa Clara do Sul, Santa Margarida do Sul, Santa Maria do Herval, Santa Tereza, Santana da Boa Vista, Santo Antônio do Palma, Santo Antônio do Planalto, Santo Expedito do Sul, São Domingos do Sul, São João da Urtiga, São João do Polêsine, São Jorge, São José das Missões, São José do Herval, São José do Hortêncio, São José do Inhacorá, São José do Ouro, São José do Sul, São José dos Ausentes, São Martinho da Serra, São Martinho, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro da Serra, São Pedro das Missões, São Pedro do Butiá, São Valentim do Sul, São Valentim, São Valério do Sul, São Vendelino, São Vicente do Sul, Sede Nova, Segredo, Selbach, Senador Salgado Filho, Sentinela do Sul, Sério, Sertão Santana, Sertão, Sete de Setembro, Severiano de Almeida, Silveira Martins, Sinimbu, Tabaí, Taquaruçu do Sul, Terra de Areia, Tio Hugo, Tiradentes do Sul, Toropi, Travesseiro, Três Arroios, Três Forquilhas, Três Palmeiras, Trindade do Sul, Tucunduva, Tunas, Tupanci do Sul, Tupandi, Tuparendi, Ubiretama, União da Serra, Unistalda, Vale Real, Vale Verde, Vanini, Vespasiano Correa, Viadutos, Vicente Dutra, Victor Graeff, Vila Flores, Vila Lângaro, Vila Maria, Vila Nova do Sul, Vista Alegre do Prata, Vista Alegre, Vista Gaúcha, Vitória das Missões e Westfália
Mais R$ 250.096 Capivari do Sul, Tavares e Turuçu
Menos R$ 3.405.491Cidreira
Menos R$ 3.451.726Imbé
Menos R$ 9.665.275
Rio Grande
Menos R$ 13.241.546Tramandaí
Obs.: Pinto Bandeira não está relacionado porque não estava criado em 2011, mas também participará da nova divisão.


Mais informações

sábado, 9 de março de 2013

Dilma reduz impostos da Cesta Básica



BRASÍLIA - Em meio a uma pré-campanha eleitoral e preocupada com a persistente alta de preços no Brasil, a presidente Dilma Rousseff fez nesta sexta-feira, 8, mais um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, desta vez para anunciar a isenção de impostos federais sobre os produtos que compõem a cesta básica. O governo federal vai abrir mão de R$ 5,5 bilhões em receitas já neste ano.
Após o anúncio, o PSDB afirmou que a desoneração veio com atraso, além de refletir "a dificuldade de planejamento do PT e a resistência em reconhecer a qualidade de iniciativas alheias". Há seis meses, a presidente vetou emenda apresentada pelos partidos de oposição que também previa a desoneração dos itens da cesta básica.
Nos cálculos da equipe econômica, a medida anunciada pela presidente Dilma deve reduzir em até 0,6 ponto porcentual o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano. O Estado apurou que o corte de impostos, que seria anunciado no feriado do 1º de maio, foi antecipado justamente para contrabalançar a forte inflação registrada nos primeiros dois meses do ano.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega convocou para segunda-feira uma grande reunião em Brasília com os principais empresários e representantes do setor de supermercados e comércio varejistas para cobrar o repasse "imediato" das desonerações ao consumidor. Vão participar da reunião representantes de redes como Pão de Açúcar, Carrefour, Wal-Mart, BR Foods e associações empresariais.
No pronunciamento, Dilma antecipou o pedido que o ministro da Fazenda fará aos executivos. A presidente afirmou que espera "contar" com os empresários para que o corte dos impostos represente uma redução "de pelo menos" 9,25% no preço das carnes, do café, da manteiga, do óleo de cozinha, e de 12,5% na pasta de dentes, nos sabonetes, entre outros. A partir do ano que vem, a renúncia fiscal total será de R$ 7,3 bilhões.
Inflação. A presidente demonstrou forte desejo que a medida ajude a derrubar os preços na economia. "Vocês logo vão perceber que essa medida trará uma forte redução nos seus custos, e isso vai dar margem para a expansão dos seus negócios", disse ao presidente, ao mandar um "recado" para produtores e comerciantes. Mais adiante, no longo pronunciamento que totalizou 11 minutos, Dilma foi mais enfática: "não descuido um só momento do controle da inflação, pois a estabilidade da economia é fundamental para todos nós".
A presidente aproveitou para reforçar prováveis bandeiras eleitorais no campo econômico, como a redução dos juros e do preço da energia elétrica - este último, inclusive, anunciado no pronunciamento anterior, no fim de janeiro.
Dos produtos que constam da cesta básica, as maiores renúncias fiscais ficarão com a carne bovina e suína, aves, peixes, ovinos e caprinos, que totalizam R$ 2,1 bilhões neste ano. Todos os produtos da cesta básica passam agora a ter a alíquota do PIS/Cofins zerada. No caso de açúcar e sabonete, haverá também renúncia de mais de R$ 420 milhões de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 2013. A presidente também ampliou de 13 para 16 itens a composição da cesta básica, ao somar papel higiênico, pasta de dente e sabonete.
Defesa do consumidor. A segunda medida citada pela presidente nesta sexta-feira foi o anúncio de que, na próxima sexta-feira, o governo vai divulgar um pacote de medidas "que transformarão a defesa do consumidor em uma política de Estado no Brasil". Dilma prometeu a criação de novos instrumentos legais "para premiar as boas práticas e punir as más". Além disso, garantiu que vai reforçar estruturas de defesa dos consumidores já existentes, como os Procons.
"O Brasil vai fiscalizar com mais rigor, aplicar multas mais adequadas, vai conscientizar empresas, consumidores e toda a sociedade sobre as vantagens, para todos, da melhoria das relações de consumo", afirmou.
Mais informações

sexta-feira, 8 de março de 2013

ADÃO sILVEIRA sai do PMDB e já pode ser tucano


A foto que ilustra essa publicação não mais se repetirá se tornando algo que lembrará um passado coroado de êxito.
Dez anos depois, duas eleições para a Câmara de Vereadores e muitas juras públicas de amor à sigla, Adão Jesus Silveira, 44 anos, sem sucesso nas eleições 2012 ao atingir 385 votos, deixou o PMDB de Piratini em 14 de janeiro deste ano.
Mas a notícia que certamente além de decepcionar, irritou a cúpula da hoje oposição, também  deve ter atingido os simpatizantes, filiados e apaixonados peemedebistas. Motivo: Fontes do Eu Falei garantem que Adão Silveira filiou-se ao maior adversário político do PMDB, e agora é um tucano que rapidamente  passou a ser cogitado pela população para ser um dos fortes candidatos a vereador do PSDB em 2016.
Visivelmente incomodado com o assédio da imprensa, o agora tucano não quis falar sobre a troca de lado e, incompreensivelmente, informou que irá registrar queixa da Delegacia de Polícia Civil para formalizar sua negativa.
Extraoficialmente, a distância entre Adão e sua então sigla começou na campanha do ano passado. Nos bastidores do comitê, ele e, o hoje vereador Marcial Guastuci, se desentenderam seriamente dado a comentários de que Silveira não estaria se empenhando para eleger seu candidato à Prefeitura, Marion da Costa, e que já ali, era um simpatizante do adversário Vilso Agnelo.
O descontentamento do PMDB com a saída do ex- vereador aumentou quando se tornou público este mês, que ele assumiu o cargo de diretor geral da Secretaria Municipal de Agricultura, função classificada como Cargo de Comissão nível sete, portanto uma apenas abaixo do titular da pasta.
Procurado para comentar a perda, Marion da Costa, também presidente do partido, função a qual já pediu afastamento, limitou- se a apenas dizer: “é lamentável”.
Ele passou a missão para o líder de bancada, o vereador Cláudio Dias, que não economizou críticas ao ex- colega.
- Respeito à decisão dele, mas, não concordo. Um homem tem que ter ideais e princípios e lutar por eles até o fim. Como fica a militância do partido que acreditou nele? Um candidato trabalha em uma campanha inteira defendendo uma cor, seu partido perde e radicalmente ele  muda de lado e já assumi um cargo na administração. Muito estranho – declarou Claudio Dias.
Ele foi o primeiro a tentar impedir que Adão se desligasse quando este anunciou seus descontentamentos com o partido em meio última reunião da antiga legislatura.
- Eu pedi a ele que repensasse e achei que havia feito isso. Não éramos sabedores de que ele iria para outro partido- emendou Dias.

Mais informações