Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 12 de março de 2013

Comissão entrega plano de CARREIRA à VILSO


Comissão de Servidores Municipais de Piratini entregaram na manhã de 12/03/2013 a minuta do Projeto de Lei que atualiza e altera o Plano de Carreira dos Servidores. Reivindicação antiga dos servidores, a aprovação deste projeto de lei será uma enorme conquista para os funcionários municipais, suas famílias e para a cidade, que terá profissionais mais motivados e qualificados para a prestação de serviços públicos a população.
Busca a racionalização da estrutura de cargos e carreiras, haja visto que o Plano em vigor possui mais de 160 leis que o alteraram ao longo de seus 23 anos de existência; visa à procura de conhecimento pelo servidor e o estímulo ao seu desenvolvimento profissional.
O projeto também busca diminuir a defasagem salarial de 47%, comparada ao salário mínimo nacional, gerada ao longo dos anos, assegurando ganhos aos vencimentos.
Entre os principais benefícios do projeto está a incorporação na remuneração do Adicional de Titularidade para os que comprovem formação superior a exigida para o cargo e a melhora no enquadramento por tempo de serviço prestado ao Município.


Mais informações

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sandra Joanol dirigirá a Escola Adão Preto


Sandra, ao centro, junto a também diretora Carmem Lucí
O capítulo mais esperado pela comunidade do 5º distrito após o sim dado pela Secretaria Estadual de Educação ao Ensino Médio na estrutura da Escola Municipal Vieira da Cunha, é a primeira aula para os alunos residentes na zona rural, ato que vai acontecer na manhã do dia 27 no retorno do ano letivo.
Para dirigir a conquista batizada de Escola Estadual Adão Preto, deputado federal já falecido oriundo das lutas pela reforma agrária, a professora Sandra Tunes Joanol, que terá a oportunidade no sistema inédito na cidade e que irá abrigar alunos, professores e direções no mesmo educandário com esferas diferentes: estadual e municipal.
Ela assume o cargo que, pelo sistema estadual é através de eleição,  por indicação do Partido dos Trabalhadores, como tornou público durante a entrevista concedida à Rádio Nativa, Adelar Preto, morador da localidade irmão do deputado estadual  Edegar Preto, ambos responsáveis diretos para driblar a burocracia e conseguir junto ao governo  a aprovação do projeto em apenas um ano e meio.

A professora com boa experiência na esfera administrativa, tendo assumido duas secretarias, entre elas a de educação entre 2002 e 2006, vê a nova função como um desafio.
- Já lecionei no interior, portanto conheço um pouco da luta desses alunos e de suas comunidades, acordando cedo e passando em alguns casos, horas dentro de um ônibus para poder estudar. Agora é a escola indo ao encontro do aluno pra facilitar a vida dele, é um desafio que aceitei – disse Sandra, no Programa Nativa Variedades que foi ao ar no último sábado.
Instalações serão usadas por alunos do fundamental e médio 
Ela vai atuar ao lado da diretora do Vieira da Cunha, Carmem Lucí, principal idealizadora do projeto para que o prédio passasse a ter dois nomes e funções.
- Fomos colegas de faculdade durante quatro anos e temos a mesma linha de pensamento para a educação. Vamos trabalhar integradas como se fosse uma só escola. Será satisfatório atuar ao lado dela - declarou Lucí.
Além de falar do orgulho por ter o pai homenageado ao dar nome à escola, Adelar Preto lembrou a importância da novidade para reduzir a evasão escolar na transição do 1º para o 2º grau, quando estudantes moradores no campo e que geralmente têm um contato limitado com a cidade, perdem o foco dos estudos ao permanecerem mais no cotidiano urbano.
- Nos enche de orgulho este reconhecimento, mas sei que essa nova realidade que vai proporcionar que os jovens estudar mais próximo de casa e da família numa fase complicada, entre 13 e 15 anos, deve reduzir a evasão escolar. Hoje, dos 70 que concluíram o ensino fundamental ano passado, somente 16 estão matriculados no 3º ano – observou Adelar.
A Escola Estadual Adão Preto, vai absorver, além de alunos residentes no 5º Distrito, também os moradores no 2º e no 1º, totalizando principalmente os integrantes de 16 assentamentos do MTS.
Mais informações

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Médio na Vieira da Cunha começa este ano


Pleno do conselho deu aval á criação do 2º grau
A semana começou com uma ótima e, muito esperada notícia, para as comunidades rural e escolar do 5º Distrito de Piratini, que a partir de fevereiro deve ter a aula inaugural do ensino médio nas dependências da Escola Municipal Vieira da Cunha.
A aprovação ocorreu na manhã de ontem no Centro Administrativo Fernando Ferrari, Porto Alegre, na sessão do Conselho Estadual de Educação que através de seu pleno,  considerou  ser o educandário rural compatível enquanto estrutura, com as exigências necessárias para a instalação do 2º grau, tornando real o sonho da comunidade interiorana, o que foi motivo de emoção para a diretora do colégio Carmem Lucí, responsável por coordenar todo o processo para o objetivo alcançado.
- Era uma luta de muitos anos e tenho certeza que nossa comunidade recebe esta notícia com alegria. Já há algum tempo viemos nos preparando para deixar a escola pronta para este dia, estamos prontos! – assegurou Carmem, que na capital do Estado teve a companhia na comitiva formada, das associações comunitárias do interior e do movimento quilombolas do município.
Comitiva comemorou resultado ao final da votação.
Quanto ao aumento na segurança do Vieira, único ponto frisado pelo Conselho de Educação, o que a partir da tragédia em Santa Maria passa ser normal e todas as instituições de ensino e que serão mais bem avaliadas, a diretora assegurou que o prefeito de Piratini, Vilso Agnelo, atuante ao lado da comissão para tornar realidade o ensino médio, adquirindo pela prefeitura inclusive o material didático, já garantiu que vai proporcionar as mudanças necessárias.
Além dos alunos residentes no 5º Distrito e que até então precisavam se deslocar para cidade para  ter acesso a esta etapa da formação educacional, também se beneficiarão estudantes do 2º Distrito e todos os assentamentos e usuários da Escola José Maria da Silveira. 
A previsão de instalação de fato é em 27 de fevereiro, no retorno do ano letivo.

Mais informações

sábado, 15 de dezembro de 2012

10 dicas para falar de sexo com seu filho

Nossa enquete sobre a abordagem do tema sexo com nosso filhos se aproxima do fim. A pouca participação em relação a outros temas que questionamos, mostra o quanto os pais insistem em se manter distantes deste assunto. Abaixo, detalhes, conselhos e formas de como mudar esta realidade.

Sábado à noite, a família toda reunida na sala, vendo TV, até que seu filho de 3 anos pergunta: “mãe, o que é camisinha?”. Silêncio total. Você não sabe o que dizer, seu marido logo se levanta do sofá e vai até a cozinha. E o pequeno ali, esperando a resposta. “Os pais precisam dizer a verdade sem se estender sobre o assunto. Nunca deixe a criança sem resposta, porque isso pode prejudicar seu desenvolvimento. Ela pode imaginar que o sexo é um bicho de sete cabeças”, recomenda a sexóloga Laura Muller. Por mais delicado que isso possa parecer, converse com seu filho. Só assim ele se tornará um adolescente seguro e um adulto bem-resolvido nas relações de amor e no sexo.
Confira 10 dicas e responda às dúvidas de seu filho com naturalidade:
1. Só o necessário
Quando a criança fizer a primeira pergunta (com 2, 3 anos), os pais devem responder só ao que foi perguntado. “Não precisa dar uma aula completa sobre o assunto”, diz Laura Muller.
2. Tempo certo
Não existe hora certa para começar a falar de sexo. “Quem define isso é sempre a criança, quando ela começa a fazer perguntas”, conta Laura.
3. Conselheiro ideal
É preciso perceber com quem seu filho se sente mais à vontade para falar de sexo. Ele mesmo vai eleger uma pessoa naturalmente, que pode ser a mãe, o pai, um tio ou até um primo mais velho. É importante se certificar de que é uma pessoa com responsabilidade para informar seu filho corretamente.
4. A primeira consulta
Procure um médico. A mãe se preocupa quando a menina está perto de ter a menstruação e a leva ao ginecologista. É bom para ver como está seu desenvolvimento e tirar dúvidas sobre iniciação sexual e doenças sexualmente transmissíveis. Mas é importante os pais ficarem atentos ao menino também. Por volta dos 11, 12 anos, ele tem sua primeira ejaculação espontânea. E fica nervoso, com dúvidas. Leve seu filho a um urologista para verificar se está tudo bem.
5. Individualidade
Fale sobre o corpo de seu filho com ele. “Oriente que o corpo dele é só dele. Ninguém pode tocá-lo por baixo da roupa. Essa é uma forma de evitar abusos com as crianças”, afirma a especialista.
6. Masturbação
Não fique horrorizada se ele perguntar sobre masturbação. “Quando ele é pré-adolescente, já começa a entender as sensações corporais. Mas, quando é mais novinho, tocar na parte genital é o mesmo que tocar no pé ou na orelha. Não tem caráter sexual”, afirma Laura. E se a criança estiver se tocando na sala, por exemplo? “Diga em tom de amizade que ela deve fazer isso quando estiver sozinha, em seu quarto, no banheiro, mas nunca na frente de todo mundo”, diz.Laura.
7. Conversa aberta
Não se cobre para ter respostas para tudo na ponta da língua. Às vezes, só de estar disposta ao diálogo já ajuda! Seu filho quer encontrar um ambiente em que se sinta acolhido e que possa tirar dúvidas sem se sentir “criminoso”.
8. Ato de amor
Fale de sexo mencionando sempre o amor. Deixe claro para seu filho que a escolha do parceiro - e o afeto por ele - são importantes para a felicidade.
9. De onde vem o bebê?
Muitas crianças perguntam isso, outras ficam mais caladas. Cada caso é um caso. Os pais é que devem tentar vários caminhos para informar os filhos sobre sexo. “Conversar é preciso, porque a iniciação sexual é um marco na vida de uma pessoa e é vital que ela saiba que pode contar com a cumplicidade dos pais”, diz Laura.
10. Homossexualismo
Colocar o dedo na ferida, muitas vezes, é fundamental. Ao perceber, por exemplo, que o filho (ou a filha) tem tendências homossexuais, muitos pais entram em pânico. “Os pais costumam ficar muito ansiosos com isso e a conversa é bastante delicada. Mas homossexualidade não é doença! É apenas sentir desejo erótico por outra pessoa do mesmo sexo. E cada família precisa respeitar o jeito de ser de cada pessoa”, orienta Laura.


Mais informações

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Piratini tem vencedores no Agrinho 2012


Thaís, entre as mestres e também premiadas, Mariana e Ilisangela
Desde o dia 4 de dezembro o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR-RS, está percorrendo o Estado para premiar os melhores da etapa regional do concurso Agrinho 2012, promovido em parceria com o Sebrae-RS, Governo do Estado, secretarias municipais de educação e patrocínio do Banco do Brasil e Dow AgroScience.

Este ano a competição focou como tema o meio ambiente, o que elevou a participação fazendo com que motivou mais de 7 mil alunos de escolas públicas e seus professores enviasse desenhos, textos e suas experiências pedagógicas para serem julgados como os melhores exemplos de práticas, relatos e demonstrações de cidadania a serem seguidos.
Ilisangela com representantes do Banco do Brasil e Senar
Na página do Senar, o superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, teceu elogios a qualidade dos trabalhos que segundo sua visão, surpreendem pelas práticas realizadas pelos alunos e relatadas nos trabalhos, principalmente, nas experiências de professores. “O programa Agrinho alcançou mais uma vez seu objetivo de provocar na comunidade escolar o sentimento de promover a mudança e despertar o valor da cidadania”- explicou.  

Alguns trabalhos apresentados atingem diretamente a comunidade como o realizado por alunos de uma pequena escola no interior de São Borja, que passaram a recolher, separar e reciclar o lixo jogado num terreno baldio e promoveram, no município, uma campanha de conscientização para a separação correta do lixo.

Em Piratini, uma das cidades vencedoras este ano, a entrega da premiação ocorreu durante a Festa de Natal da Escola Ponche Verde, realizada no último domingo.
Thaís ganhou uma bicicleta
Entre os alunos de  7ª série / 8° ano, destacou-se a aluna do Ponche Verde, Thais Garcia Sampaio e sua professora Mariana Lucas. Como prêmio pleo bom desempenho, a aluna foi contemplado com uma bicicleta e sua mestre, levou um DVD.

Na categoria Experiência Pedagógica, a professora Ilisangela Wickboldt ManettI, da   Escola Municipal de Ensino Fundamental Antenor Elias de Matos, ficou com a segunda colocação e ganhou uma TV 32 polegadas.

 Em março de 2013, será entregue a premiação para os doze trabalhos vencedores na fase estadual do concurso. Eles receberão cadernetas de poupança nos valores de até 4 mil reais, computadores, televisores, bicicletas, aparelhos DVD e as escolas receberão projetores.
Mais informações

sábado, 24 de novembro de 2012

Finalizado o processo eleitoral educacional


Vera Regina tornou-se diretora de fato
Cidade e zona rural de Piratini, já sabem quem serão os condutores dos educandários estaduais nos próximos três anos. Em todos, nenhuma surpresa, situação decorrente da falta de concorrência, uma vez que em todas as ... escolas onde funcionários, professores, pais e alunos foram participantes do processo eleitoral educacional, apenas uma chapa foi registrada.

No maior, o Instituto Ponche Verde, Maria Lúcia Corral vai para o terceiro e último mandato consecutivo, pois segundo a nova lei, ela não poderá concorrer novamente sem que passe no mínimo uma gestão sem se candidatar.

Dos 2.610 pais e estudantes aptos a votar, apenas 937 compareceram.
Destes, 818 votaram favorável a permanência de Lúcia, 31 votos foram anulados e 88 foram em branco, perfazendo 87% de aprovação.
Entre os que compõem o quadro funcional, a aprovação atingiu 90%. Dos 80 aptos,77 votaram e 72 disseram sim a atual gestora. Cinco votos foram em branco.

Márcia Frizzo também continua no comando da Ruy Ramos. Nesta escola, foram 228 votantes e 209 votaram em Márcia. Brancos e nulos somaram 19 votos.

Delaci foi aprovada na Pedro Garcia
 Na Inácia Machado da Silveira, Vera Regina da Silva Dutra, que estava no cargo desde abril quando a 5ª CRE afastou a então direção por suspeita de irregularidades, agora se tornou diretora de fato ao obter 208 dos votos  válidos. Entre os mestres e funcionários, a aprovação foi quase total: 30 votos em 31.

Na Escola Estadual Professor José Pedro Garcia, Delaci Gomes de Moraes ganhou mais uma gestão. Ela que tem como vice Esmeralda Iribarrem, obteve 110 votos pelo sim, 06 contrários a sua permanência e 01 em branco. Entre os professores e servidores, foram 14 votos: 11 pelo sim e 01 em branco.

A 5ª Coordenadora Regional de Educação não forneceu os números da Escola República Riograndense , do Cancelão, onde a Chapa única foi formada por Carlos Miguel de Ávila Porto e Vera Lucia da Rosa Luiz Pinheiro

Nas Escolas José Zeferino da Silveira e João Abílio Vaz Estaduais em que não houve processo de eleição, em razão da legislação  em vigor.   
                                      

                 
Mais informações

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Tenha acesso ao gabarito do Enem


O Ministério da Educação (MEC) divulgou no começo da noite desta terça-feira o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. As provas foram aplicadas neste sábado e domingo, 3 e 4 de novembro. A previsão inicial era de que os resultados fossem divulgados somente na quarta-feira.
Clique no link abaixo e tenha acesso ao gabarito.
 http://www.inep.gov.br/
Fonte: Zerohora
Mais informações

domingo, 4 de novembro de 2012

Enem termina e resultado será passaporte para sonhos


Nelda e Norma sonham em fazer pedagogia
Terminou as 17:30 hs deste domingo, o Exame Nacional de Ensino Médio, Enem, realizado durante o final de semana para  4,2 dos 5,7 milhões inscritos e que prestaram provas em 15.076 endereços de 1615 municípios brasileiros.
Piratini foi uma dessas sedes e o vai e vem atípico em dias normalmente de calmaria, mudou o cenário da cidade e movimentou bares e restaurantes que ficaram lotados por candidatos vindos de outras cidades, como Pinheiro Machado de onde partiram três excursões.
Aos 54 anos, Norma Voss vê no exame a grande chance para cursar a faculdade. Questionada sobre o motivo de apenas agora tentar o acesso à formação através do Enem, a avó de dois netos explica:
- Criei meus três filhos e, agora que estão encaminhados, vejo que é o melhor momento. Quero fazer uma faculdade que tenha em Piratini, como pedagogia, por exemplo, e aprender inglês para me virar quando for à Europa –
A necessidade de se tornar-se bilíngue se dá pelas dificuldades que ela encontra quando visita um dos filhos, pastor luterano nos Estados Unidos, e quando excursiona por países como Paris, Espanha e Bélgica.

Correria foi cena normal
Ela chegou para a prova do sábado na Escola Rui Ramos, minutos antes do limite para o fechamento dos portões, mas tranquila e acompanhada da amiga Nelda Riechel, que por 28 anos trabalhou em um restaurante e agora também sonha em se tornar pedagoga.

Histórias de atrasos ou quase atrasos, sempre marcam  o Enem e, este ano, não seria diferente. Candidatos correndo para não perder a hora como mostra uma das fotos, foi algo comum pelas ruas que acessavam os locais de provas.

Para a jovem Letícia Prestes, estudante do terceiro ano no Instituto Ponche Verde, fazer o Enem pela segunda vez só foi possível depois de muito nervosismo, correria, suor e ajuda da reportagem.
Ao chegar ao prédio da Associação Educacional Piratiniense, a garçonete de 17 anos percebeu que havia esquecido o documento de identidade e aí começou a correria.
- Liguei pra minha mãe e ela disse que só poderia mandar mais tarde, então peguei um táxi, mas quando cheguei em casa meu irmão já havia saído com o documento – contou.

Letícia suou mas conseguiu chegar a tempo
O irmão havia levado a identificação de Letícia para o Colégio Pedro Garcia, em outro extremo da cidade e onde ela prestou as provas em 2011.
Na busca por ele, a candidata foi parar no Ponche Verde, onde oferecemos uma carona para ajuda- la quando faltavam apenas cinco minutos para o início do teste. Três quadras depois, o encontramos e o teste que poderá realizar o sonho de fazer a faculdade de teatro pode ser feito.
A reencontramos neste domingo para saber como foi enfrentar a maratona de responder as 180 questões em dois dias.
No sábado precisei de quatro horas e hoje, de quinze minutos a mais para responder as questões de Ciências Humanas e Tecnologia, que achei tranquilas. Surpreendi-me com o tema da redação, Movimento Imigratório no Século XXI, que não espera e  achei difícil, mas acho que consegui me superar – avalia a estudante.










Mais informações

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O Sacola está de malas prontas para Pernambuco


Expectativa da partida e para a chegada
O Instituto Estadual de Educação Ponche Verde nos últimos anos tem se mostrado um grande revelador de talentos e projetos que ganham destaque além dos muros que circundam a escola.
Dessa vez, o educandário ganhou notoriedade através da criatividade pedagógica da professora Mariza Madrugada,  formada em Licenciatura Plena em Matemática, e que reduziu  as barreiras que separam a matéria vista como o "bicho papão" das ciências exatas e  geralmente  responsável pelo pânico da classe escolar devido as dificuldades comuns à disciplina.

O Sacola Matemática, projeto coordenado pela professora Clariça Luçardo, transformou a temida em uma  atividade atrativa e divertida e que  objetiva tornar a disciplina de fácil compreensão através da construção de jogos didáticos relacionados ao conteúdo.
 Ele envolve desde 2009 quando foi lançado,  29 alunos de 5º a 8ª séries, tempo suficiente para  acumular prêmios tendo já ganho duas  feiras municipais realizadas em junho do ano passado e posteriormente obtido o 2º lugar  na FECINES, Feira de Ciências e Matemática da Metade Sul, acorrida em outubro do ano passado e que integrou as comemorações dos 200 anos de Pelotas.

Dupla já foi premiada pela experiência
A ótima colocação proporcionou uma bolsa no valor de cem reais/mês, usado para investimentos que permitiram a ampliação da pesquisa. Mas a participação na FECINES também fez com que o Sacola Matemática abrisse espaço nacionalmente.
Esta noite, as estudantes, Geovana Farias, 15 anos e Paola Mendes, 14, alunas da turma 82, 8ª série do Ponche e duas das representantes do grupo envolvidas na elaboração, apresentação e execução do projeto, viajam junto a mestre idealizadora, a Porto Alegre e amanhã, as 10:00 hrs, rumam de avião para Pernambuco até chegarem em seu destino, a cidade de Olinda,  onde por uma semana irão concorrer com outros  479 projetos, o que vai oportunizar  a importante troca  experiências com estudantes e professores de todo o país na Feira de Ciência Jovem, um evento de exposição cientifica escolar realizado de 23 a 29 de outubro no Chevrolet Hall.

       Projeto mudou a forma de encarar a disciplina
Mariza, em nome de sua escola, fala de sua ideia com orgulho ao perceber que a mesma atingiu os objetivos pretendidos.
- Motivamos os alunos a se interessarem mais pela disciplina, tornando-a  de fácil compreensão, o que  melhorou suas  as notas e rendimento.

Para  Geovana, o Sacola foi a saída para uma elevação significativa nas notas e ela está na expectativa da viagem.
- Através dos jogos  melhorei meu desempenho, mas nunca imaginei que chegaríamos a este ponto. Quero representar da melhor maneira possível minha escola e minha cidade – disse a aprendiz.

Já para Paula, participar significou superação.
- Eu não tinha dificuldades em matemática, mas sim medo na hora de fazer a prova. Superei e agora quero fazer o mesmo que fiz até aqui nas demais feiras, aprender - declara a estudante.

A diretora do Instituto Ponche Verde, Maria Lúcia Corral, resume o desempenho e as conquistas frequentes dos seus alunos e colegas e credita ao trabalho em equipe o sucesso alcançado.
- Construímos tudo de forma coletiva na busca deste espaço na comunidade. Nossos professores são aplicados nessas experiências e é claro que eu me sinto lisonjeada com o êxito do projeto, uma prova que estamos crescendo na área do aprendizado e do conhecimento – avalia a gestora.


Mais informações

domingo, 14 de outubro de 2012

Formatura da turma de Administração da Uniasselvi


Ginásio do Centro de Eventos Erni Alves lotado para a colação de grau da turma 2012 de Administração da Uniasselvi, Centro Universitário Leonardo da Vinci.
Vinte e nove bacharéis receberam seu diploma pela conclusão do curso à distância com duração de quatro anos.
Ao final, um momento que agregou emoção. Failer de Avila Madruga, vítima de afogamento em 2009 e aluno do curso, foi homenageado pela jovem cantora local Maria Luíza. Ao executar Canção da América, de Milton Nascimento Maria percorreu todo o corredor de acesso aos formandos e com um buque de rosas na mão, encontrou Amilton e Sonia Madruga, pais de Failer, que estavam na plateia.


Formaram-se:
Adali Oliveira dos Santos
Adriana da Silva Oliveira
Ana Paula Parter das Neves
Anderson da Luz dos Anjos
Cristiano de Oliveira Soares
Danilo Westermann
Deise Meireles Prestes
Eder Peter
Eduardo Janke
Fabrício Aldrigui
Juliano da Rosa
Glacimara Araujo
Gladis Centeno
Glauber Espindola
Glaucia Cavaleiro
Jeder da Rosa
Marizete Barroso
Patrícia Peter
Patric Aldrigui
Paulo Edilson Dutra da Silva
Rafaela Dutra
Renato Martins
Roiner de Ávila
Ronaldo de Oliveira
Silvia Garcia
Simone Litiske
Tiago Pereira
Vanessa Gonçalves
kamila Molet






























Mais informações

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Off- line: 25 turmas sem inglês no Ponche Verde



Vinte turmas são atingidas
A expressão que integra o título acima e tem como uma de suas traduções para o português o termo"fora do ar", resume a situação vivida por centenas de alunos de 25 turmas do Instituto de Educação Ponche Verde, maior escola estadual de Piratini e que desde o início de julho está sem professor para dar a disciplina de Língua Inglesa.

O problema que afeta a escola como um todo, deixando estudantes do normal, médio e fundamental com aulas vagas durante o expediente escolar, ao que tudo indica é decorrente dos trâmites burocráticos e da falta de professores da área à disposição da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, CRE, sediada em Pelotas, para assumir a vaga aberta após o pedido de exoneração do único professor responsável por esta parte, para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores.

Hoje pela manhã, após a reclamação de uma das alunas do 1ª ano do fundamental na imprensa, externando a preocupação de sua turma com a certa recuperação do que já foi perdido, ouvimos da direção do educandário que uma substituta já está prestes a ocupar a vaga, aguardando apenas a publicação seu nome no Diário Oficial.

Será a segunda tentativa, já que outro mestre havia assumido as turmas e desistiu devido ao custo beneficio não compensatório, apenas 25 horas, salário que impossibilitou a permanência em virtude principalmente das viagens diárias de Pelotas para Piratini.

A saída, conforme a direção, será a recuperação das aulas não dadas em período inverso, o que não agrada aos alunos.
- Quem mora no interior depende principalmente de ônibus para recuperar em outros horários e eu não quero ir até janeiro estudando – disse a rural Ana Paula.

Luciana Mesquita, 15 anos, lembra que mesmo em turno inverso, será difícil acompanhar a recuperação, opinião compartilhada pelo colega Bruno Alves.
- Isso vai dificultar as notas a serem alcançadas, pois muitos não poderão comparecer por trabalharem ou por terem outros compromissos – alerta.



Mais informações

domingo, 12 de agosto de 2012

Radialista ganha homenagem especial em colação de grau.

Obs: Texto pessoalizado e não jornalístico


Grandiosa! Assim, entre tantos outros adjetivos possíveis e merecidos, pode ser classificada a colação de grau do Curso de Administração de Empresas do Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais, da Universidade Católica de Pelotas, extensão Piratini, ocorrida ontem à noite,  no Centro de Eventos Erni Pereira Alves.
Todos os espaços do ginásio foram preenchidos por familiares e amigos dos formandos que concluíram, após oito semestres ou quatro anos, os inúmeros desafios impostos por uma formação superior.

Mulher Brasileira

Virgínia conquistou a melhor média da turma
Neste espaço, através de um exemplar  de “Mulher Brasileira”, eu, Nael Rosa e o Blog Eu Falei, prestamos uma homenagem a todos os   formandos através de uma só integrante.
Radialista, fotógrafa profissional, promotora de vendas, dona de casa, mãe, guerreira.

Virgínia Dutra, (minha colega de Nativa FM), emocionou-se e fez este sentimento aflorar em centenas, senão milhares, presentes à cerimônia, já ao vibrar muito quando foi chamada para receber o canudo que simboliza a vitória e, quem a conhece, sabe o quanto vencer esta etapa tinha um significado especial. Mas a noite para ela reservava mais. Já postada em seu lugar após seu momento de glória, ela, e muito menos o restante do público, entendeu o motivo do mestre de cerimônia requisitar que seus pais, João e Marli Dutra, retornassem ao palco, enquanto o telão mostrava seu semblante, emocionado, mas agora muito mais surpreso e curioso.

Maico Joanol
O mistério chegou ao fim quando a ela foi entregue pelos pais, o troféu e diploma "Don Antonio Zareta", criado para homenagear o aluno ou aluna que obteve  a melhor média final do cursos.
O “gran finale” veio através da do discurso que compete à oradora da turma e mais uma vez, lá estava Virgínia dando vida ao texto de sua autoria.

A esta guerreira, que cuida de três filhos ainda menores e que foi mesmo diante de um cotidiano atribulado foi capaz de conquistar a média superior a 9 em todas as disciplinas, nosso reconhecimento em especial para esta grade amiga e exemplo que traduz com fidelidade a canção de Benito de Paula, que diz: "mulher brasileira em primeiro lugar".

Minhas felicitações em especial ainda, a Maico Tunes Joanol, amigo e colega de Nativa Fm, que também concluiu mais esta importante etapa de sua vida profissional, nesta caminhada rumo  uma carreira de sucesso e bem sucedida.

Lamento não ter podido publicar uma foto onde estão todos os formandos. Se um de vocês ou familiares disponibilizarem, terei o maior prazer.
Mais informações

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mães reclamam da cobrança de R$ 3.00 para custear provas


Direção do Educandário entende que a prática é normal

A solicitação aos seus alunos por parte de uma professora da 3ª série da Escola Inácia Machado da Silveira provocou certo mal estar, segundo duas das reclamantes, em grande parte das mães que discordam dos R$ 3.00 a serem usados para custear as provas mensais de junho e agosto.
O objetivo é que o valor ajude no xérox dos testes que no comercio local custam entre 0,10 e 0,15 centavos e o pedido chega aos pais através do rodapé do conteúdo a ser estudado em casa distribuído aos estudantes.
A reclamação foi feita por telefone esta semana durante o Programa Bom Dia Nativa, da Nativa FM, por uma das mães e que ao receber nossa reportagem em sua residência  no bairro Vila Nova apontou uma segunda também ouvida pelo Eu Falei.
Pedido vem junto ao conteúdo das provas
- Não concordei em dar o dinheiro, pois considero um abuso e uma obrigação do Estado enviar verbas para esse fim. Diante da cobrança direta aos alunos, o que também discordo, deveria ser aos pais, mas meu menino insiste em pedir o dinheiro temendo ter que copiar o conteúdo da prova direto do quadro, informação dada pela própria professora em sala de aula – relata uma das mães descontentes que solicitou anonimato.
- São quinze alunos e entendo que este valor de R$ 3.00 de cada um é alto é desnecessário e minha filha foi bem clara: se não levar o dinheiro não terá direito a fazer a prova como os demais que contribuírem – disse a outra mãe que atua como faxineira.

As duas mães confessaram que no início do ano letivo não necessitaram, comprar nada além do material básico para seus filhos e que também não houve nehuma requisição neste sentido por parte do educnadário.
Na presença da direção da escola a reportagem conversou com a professora em questão que justificou a requisição do valor.
- A intenção é dividir com os pais os custos para a realização dos testes mensais, apenas para as cópias da prova matriz, pois inclusive estes custos e os demais normalmente os professores tiram do próprio bolso – defendeu a mestre que explicou a questão do impedimento para quem não contribuir.
- Falo para eles que se não trouxerem irão copiar do quadro como uma forma de estimulá-los a trazer o valor. Mas não é uma determinação e é claro, os que não trouxerem farão as provas da mesma forma e quem irá pagar o xérox somos nós professores - garante.
 A diretora da escola lembrou que isso é uma prática comum em todas as instituições de ensino do município e que a Inácia não possui condições financeiras para dar toda a estrutura necessária de forma gratuita.

Opinião: O pedido da professora com a concordância da direção, e a reclamação com certa razão por parte das mães, para mim é apenas uma gota no oceano diante do retrato fiel da educação no Brasil. 

O RS não foge a regra do restante do país aliás, é um dos piores em educação segundo estudos recentes e, saber que um mestre, sobrevivente de um salário de fome, com garra e amor pelo que faz ter que, para formar todas as demais profissões existentes sacar do minguado vencimento uns trocados e custear as provas de seus alunos, é algo humilhante num país que está para o primeiro mundo assim como Piratini está para o potencial turístico (se é que você me entende).

Hoje, para uma faxineira, profissão de uma das mães, R$ 3.00 fazem falta sim, mas não menos que para aqueles que vararam e ainda atravessam noites elaborando conteúdos.

  Detalhe: se a escola tivesse requisitado material escolar além daquele portado pelo aluno, certamente senhoras mães, o gasto seria superior ao valor pedido.

Resumo da ópera: do bolso do cidadão é sacado uma carga tributária absurda e desproporcional à educação oferecida, já que a Inácia não possui uma máquina copiadora, e ao salário de fome pago aos professores, deixando claro que pedir, dar, negar, ajudar com o próprio dinheiro, está dentro de um contexto de falência da grande maioria das escolas públicas de um Brasil , incapaz, por péssima vontade política e as vezes corrupção, de sustentar uma estrutura decente e digna de elogios.
Mais informações