sexta-feira, 29 de abril de 2016

Acidente entre caminhão e Kombi na Ponte do Costa

Sexta-feira- 29 de abril de 2016
Kombi carregada de passageiros foi atingida pelo caminhão
Para quem presenciou o fato e também a posterior cena, fica difícil acreditar que não ocorreu mais uma tragédia na afamada Ponte do Costa, sobre o arroio de mesmo nome na ERS 702 em Piratini.

Ao final da manhã desta sexta-feira uma Kombi lotada com pacientes de São Lourenço e que vieram à Piratini para consultar no Hospital Nossa Senhora da Conceição, chocou-se de frente com um caminhão boiadeiro carregado de gado.

A frente da Kombi e, exatamente no lado que fica o condutor, ficou destruída, mas, incrivelmente Geovane Macedo Altermburg saiu do acidente sem sequer um arranhão.

- Quando vi o caminhão vindo à minha direção tentei engatar marcha ré para sair da ponte, mas não deu tempo e houve o choque. Se a ponte não tivesse proteção de ferro nas laterais o carro tinha caído no rio devido ao impacto - disse o motorista.

Isaac Vitória Bento, condutor do caminhão, relembrou os momentos de pânico para tentar parar o veículo.

- Eu pretendia parar o caminhão um pouco antes da entrada da ponte, mas quando acionei o freio ela não funcionou e não tive o que fazer –


Do ocorrido apenas um dos passageiros da Kombi teve escoriações leves e ambos os veículos foram retirados da travessia para que o trânsito fosse normalizado.
Mais informações

Pai e filhos são denunciados por formação de milícia

29/04/2016
Manifestação pediu justiça para morte dos irmãos
A promotoria de Justiça da cidade de Piratini, no Sul do Rio Grande do Sul, denunciou um pai e dois filhos por formação de milícia. De acordo com o Ministério Público, as atividades do trio investigado começaram em 2015, quando agiam para proteger suas propriedades contra abigeatos, que são furtos e roubos de gado.

O pai é Armando Meireles Furtado, de 74 anos, e os filhos são Armando Marcos de Mendonça Furtado, 46, e Edelmiro de Mendonça Furtado (policial militar), 41. Os irmãos ainda devem responder por dois homicídios duplamente qualificados, porte de arma e coação no curso do processo, informa o Ministério Público.

A denúncia foi apresentada na segunda-feira (25), pelo promotor Adoniran Lemos Almeida Filho. Os dois estão presos preventivamente.

Conforme a denúncia, a milícia era conhecida na localidade como os "xerifes do seu Armando". Além de proteger as propriedades, os investigados passaram a realizar rondas noturnas nas estradas vicinais da cidade, o que levou ao oferecimento da prestação de serviços a outros produtores rurais. 

As rondas eram realizadas com maior frequência por Armando Marcos de Mendonça Furtado (conhecido como Armandinho), que andava armado e abordava veículos suspeitos para "averiguações". Caso desconfiasse que os suspeitos pudessem estar caçando ou praticando abigeato, eles eram ameaçados, inclusive de morte, diz a denúncia.

Homicídios
Os homicídios duplamente qualificados, que constam na denúncia dos irmãos, ocorreram em 2 de março deste ano, por volta das 20h, em uma estrada vicinal. Conforme o texto, Edelmiro e Armandinho mataram Horaci da Rosa Ávila e Hermínio da Rosa Ávila.

Após verem os dois homens passando de carro pelo local, os irmãos passaram os perseguiram, atirando, a bordo de uma caminhonete. A denúncia ainda informa que o condutor do Chevette perdeu o controle da direção do veículo, saiu da estrada e acabou caindo em um barranco. Conforme laudo pericial, ambos estavam ainda com vida quando levaram tiros na cabeça, sem qualquer condição de se defender.

A denúncia conclui que os homicídios foram causados por motivo torpe (em razão do sentimento de vingança que Edelmiro nutria em relação às vítimas) e mediante recurso que dificultou a defesa das vítimas.

Ameaças a testemunhas
No dia seguinte, diz a denúncia, Edelmiro ameaçou, com uma pistola de propriedade da Brigada Militar, o irmão das vítimas, que foi à veterinária do pai, Armando, cobrar explicações sobre a morte de Horaci e Hermínio. À tarde, Armandinho ameaçou com um revólver outra pessoa, que também pediu explicações sobre os homicídios, dessa vez na rua. Os irmãos passaram a ameaçar as testemunhas que seriam ouvidas no expediente policial, afirmando que, caso dessem depoimentos à polícia, os denunciados iriam "apagar" alguém.

Durante todo o período em que funcionou a milícia, aponta a investigação, Armandinho portou armas de fogo sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar. A quem perguntasse se ele tinha autorização para tanto, ele respondia: "não sei se pode, eu posso".

Em um dos casos de ameaça, no dia 21 de fevereiro deste ano, em uma estrada vicinal, Armandinho abordou um veículo ocupado por dois homens, que retornavam para casa. Agindo como se fosse policial e com uma arma em mãos, ele mandou as vítimas pararem o veículo e desligarem as luzes.

A investigação diz que ele chamou o pai e o irmão PM ao local, que disse que revistaria o veículo e, se encontrasse vestígio de que os dois estivessem caçando, os mataria e colocaria fogo no carro. As vítimas ficaram "detidas" pela milícia por aproximadamente três horas, até a chegada de familiares que faziam buscas pelos dois em virtude da demora.

Fonte: G1
Mais informações

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Prefeito é condenado junto com irmão e secretária

Quarta-feira- 27 de abril de 2016
Prefeito foi condenado e vai ter que ressarcir os cofres da Prefeitura
27/04/2016 – O Ministério Público ajuizou uma Ação Civil Pública por atos de Improbidade Administrativa contra Vilso Agnelo Da Silva Gomes, Letícia Amaral Moraes e José Fernando da Silva Gomes por realizarem compras pela Prefeitura Municipal sem licitação.

A situação ficou agravada devido ao grau de parentesco entre o Prefeito Municipal e os proprietários dos estabelecimentos comerciais, Francine Cleusa Gonçalves da Rosa Coelho, em união estável com José Fernando da Silva Gomes, irmão do Prefeito e administrador do aludido estabelecimento.

Segundo o processo, o procedimento adotado violou os tipos legais de improbidade administrativa previstos no art. 10, caput e incisos VIII e XII da Lei nº 8.429/92.

A sentença foi divulgada no dia 15 de abril de 2016, onde condenou o Prefeito Municipal de Piratini, VILSO AGNELO DA SILVA GOMES, a Secretária Municipal da Fazenda, Letícia Amaral de Moraes e José Fernando da Silva Gomes, irmão do prefeito, a ressarcir o erário, no valor das compras/vendas realizadas sem licitação, no valor de R$ 185.331,18.

Considerando que foram várias as compras realizadas, ao longo dos anos de 2009, 2010 e 2011.

Nos autos do processo foi comprovado que as compras eram realizadas de forma reiterada, em pequenos valores, às vezes por várias vezes ao dia, a fim de burlar a necessidade de licitação pública. E as notas fiscais demonstram a compra individual de itens que em nada se justifica serem dessa forma adquiridos.

“Tudo era adquirido em pequenas quantidades, porções individuais, que claramente não satisfazem as necessidades de uma Prefeitura Municipal. Não me perece nada crível que se desloque um servidor municipal a um minimercado para adquirir desinfetante, cera líquida, pano, quando a quantidade é irrisória. Havia um claro intento de se utilizar a loja da família como um centro geral de compras, sem qualquer preocupação com a pesquisa de preços e, consequentemente, a preservação do interesse público”, constata na sentença.

Ainda, foi feita uma análise de compras consideradas anormais, seja pelo tipo de itens adquiridos, seja por valores elevados, o que caracterizou o superfaturamento de alguns produtos. “É o caso, por exemplo, de um pacote de guardanapo de papel, no ano de 2009, a R$ 5,99. Certamente um artigo de luxo, ou, não o sendo, claramente superfaturado”, relata.

Ainda, foi confirmada oscilação de preço ao longo de curto período de tempo. Além de compras em pequenas quantias, os produtos não tem a identificação de marca, o que impede, absolutamente, que se possa aferir a efetiva pesquisa de preços ou a sua adequação ao valor médio de mercado.

“Mas, mais que isso, há um elemento que coloca por terra qualquer tentativa de justificar a aquisição dos produtos. Trata-se da numeração das notas fiscais. O Cantinho da Limpeza abre em fevereiro de 2009 e em maio há a primeira venda, de nota fiscal número 07. Ocorre que em seguida praticamente todas, até a 289, são emitidas em nome da Prefeitura Municipal”.

Alguns produtos também geram dúvidas, como shampoo, absorvente e creme de barbear, por exemplo.

"APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. CONTRATAÇÃO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO SEM PRÉVIA LICITAÇÃO. HIPÓTESE EM QUE, PELO REDUZIDO VALOR, INEXIGÍVEL LICITAÇÃO E SEQUER PROCEDIMENTO DE DISPENSA. UTILIZAÇÃO DE NOTA FISCAL EM NOME DE TERCEIRO PARA DISFARÇAR O PAGAMENTO. ATOS DE IMPROBIDADE CARACTERIZADOS. CONDENAÇÃO. SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS E DE CONTRATAR COM O PODER PÚBLICO. SANÇÕES QUE SE REVELAM DEMASIADAS E DESPROPORCIONAIS. MANUTENÇÃO DA SENTENÇA APENAS NO QUE RESPEITA À CONDENAÇÃO AO PAGAMENTO DE MULTA CIVIL E DE RESSARCIMENTO AO ERÁRIO."

Os réus podem recorrer da sentença.


Fonte: Rádio Nativa FM
Mais informações

terça-feira, 26 de abril de 2016

Polícia Civil tira Canjerê novamente de circulaçao

Terça-feira- 26 de abril de 2016

Está novamente fora de circulação Carlos Alberto Dorneles, 34 anos, que atende pela alcunha de Canjerê, responsável nos últimos anos por vários arrombamentos e furtos nas localidades Cerro da Fumaça e Vila Seca.

Canjerê estava em liberdade condicional concedida pela justiça, o que lhe proporcionou voltar a praticar os mesmos crimes na vizinhança, gerando novas ocorrências e mais um pedido ao Poder Judiciário para que ele retornasse à cadeia.

Entre os diversos arrombamentos, um chamou a atenção da vítima e dos policiais. Depois de expulsar o proprietário, Canjerê consumiu parte dos alimentos e depois decidiu dormir na residência indo embora somente ao amanhecer.


Neste momento o condenado presta depoimento à Polícia Civil para posteriormente ser encaminhado novamente ao Presídio Regional de Canguçu onde deverá cumprir o restante da pena.
Mais informações

quarta-feira, 20 de abril de 2016

PMDB define e Régis será candidato à Prefeitura

Quarta-feira- 20 de abril de 2016
Régis Drum foi consenso entre os peemedebistas
O PMDB finalmente chegou a um nome para disputar a Prefeitura de Piratini em 2016. Trata-se do empresário do ramo florestal Régis de Azevedo Drum, 38 anos, que já havia sido fortemente cotado no ano passado, mas desistiu frustrando as expectativas da sigla.
Casado, pai de dois filhos, Drum é visto como a renovação tão necessária de um partido que perdeu as últimas quatro eleições para prefeito.

Falando como pré- candidato, pois ainda precisará ser sabatinado na convenção que ocorre em junho, ele explica o que o fez mudar de ideia.
- Pesou o assédio dos amigos que demonstram muita confiança em mim e também o apoio da minha esposa, meus pais e meus irmãos, enfim, da minha família que é bem estruturada- disse.

Segundo Perpétuo Sigales, presidente do PMDB em Piratini, outros nomes pleiteavam o posto de postulante na chapa.

- Tínhamos outros três nomes e aferimos junto à comunidade para saber qual era a vontade dela. O Régis foi o preferido e com isso os demais abriram mão em nome do consenso em torno dele – explica Sigales.

Mas nem tudo está definido na sigla oposicionista. Falta apontar o nome do pré- candidato a vice e, para isso, conforme Sigales, há no momento cinco nomes em análise.

Para o presidente, o atual momento político administrativo do município favorece as intenções do PMDB em voltar ao poder.


- Toda administração sofre desgaste, e essa mais ainda porque se repete. Notamos o anseio por mudança e por isso entendemos que o Régis é o nome dado principalmente à sua conduta e integridade – encerrou. 
Mais informações

terça-feira, 19 de abril de 2016

Moradora some dentro de buraco na Edu Gomes

Terça-feira- 19 de abril de 2016
Marilene reclama do descaso da prefeitura que ignora os pedidos de ajuda
Imagine depois de um dia intenso de trabalho ao retornar para casa vir caminhando calmamente pela rua e, de repente, quase sumir em um buraco de água e lama. Esse foi o susto pelo qual passou a doméstica Marilene Ulguim, 41 anos, na noite da segunda-feira.

O buraco, com cerca de um metro e quarenta de profundidade é o mais novo problema da Rua Edu Pinheiro Gomes, Bairro Sinuelo, abandonada pela Prefeitura de Piratini que ignora os inúmeros pedidos de ajuda feitos pelos residentes.

- Tenho um metro e sessenta centímetros de altura e fiquei com a lama pelo pescoço – relembra Marilene.

Para sorte da doméstica que não se feriu, o telefone que trazia em uma das mãos não molhou, servindo de saída para que ela saísse da situação de apuros ocorrida a não mais que cinquenta metros de sua  residência.

- Não adiantava eu gritar. Meu filho e meu marido não estavam em casa, então, liguei para meu irmão que havia acabado de me dar uma carona. Ele voltou e me ajudou- conta.

Morar nessa rua se tornou um desgosto para as famílias. Com tempo seco os moradores sofrem com a buraqueira e o esgoto escorrendo a céu aberto. Quando a chuva cai a situação fica ainda mais precária dado a lama que torna a via intransitável, situação que piora com a chegada das estações chuvosas.

- No inverno passado já foi muito difícil. Para sair de casa para trabalhar e chegar até o trecho calçado era necessário usar botas de borracha e levar outro par de sapatos para trocar mais à frente– relembra. - Pedir providências à prefeitura pouco tem adiantado. Pagamos os impostos e nem mesmo rua temos- reclama.


Mais informações

Aprovado o projeto que institui segurança 24hs

Terça-feira- 19 de abril de 2016
Sindicato dos Vigilantes pressiona para a aprovação do projeto
Foi discutido e votado na Câmara de Vereadores nesta terça-feira o projeto de autoria do vereador Sérgio Castro (PDT) que institui segurança armada durante 24 horas nas agências bancárias e cooperativas de crédito.

O tema que tramitou na casa há três semanas e só não foi votado na sessão da semana passada porque o presidente do legislativo Lourenço de Souza (PT) pediu a retirada do projeto por segundo parecer do IGAM o mesmo é inconstitucional.

Para pressionar os vereadores a votar favorável o Sindicato dos Vigilantes, sediado em Pelotas, lotou um ônibus e desembarcou em Piratini ocupando as dependências da casa, o que tornou em vários momentos o clima tenso durante a discussão, um efeito direto da ação do sindicato que, pela manhã colocou um carro som nas ruas chamando a comunidade pra reunião, mas também externando que Souza é contra o projeto, segundo eles, por manter laços com CREHNOR SUL, cooperativa de crédito da cidade.

- Não estou legislando em causa própria. A CREHNOR Não tem condições de custear segurança armada em tempo integral e há uma lei federal que determina que quem não possui caixa eletrônico não há a necessidade de segurança 24 horas-argumentou o presidente.

Já Marcelo Puccinelli, presidente do Sindicato dos Vigilantes, argumentou que o serviço é uma tendência na metade sul, já tendo sido aprovado em município como Cerrito, Pedro Osório e Canguçu.
- A população merece que, diante do lucro de milhões anualmente, as instituições financeiras gerem segurança para os clientes. No Estado já são 94 municípios tratando a matéria – vernalizou o presidente.

O projeto original sofreu uma emenda aditiva de autoria de Marcial Guastucci, vereador do PMDB. Ela foi ao encontro ao que pediu o presidente da casa e reza que ficam excluídas as entidades que não possuem caixas eletrônicos, caso da CREHNOR.


Após uma hora e meia de discussão em torno do aditivo os vereadores aprovaram a emenda por seis votos a dois e, por unanimidade o projeto que dá 120 dias para as instituições financeiras de adequarem à nova lei. A instituição que não cumprir será multada em 50 mil reais por dia.
Mais informações

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Polícia prende menor que ameaçou invadir casa

Quinta-feira- 14 de abril

 Um menor de apenas 17 anos, mas dono de uma extensa ficha criminal com várias passagens pela polícia, foi tirado de circulação esta tarde após ameaçar invadir uma residência na Rua René Lessa da Rosa, Bairro Bela Vista.

A residência pertence à mãe de sua namorada, relacionamento não aprovado pela família da garota dado a vida bandida levada pelo infrator que no ano passado foi detido por arrombar escolas das redes municipal e estadual e também já foi autuado por tráfico de drogas.

Descontrolado, ele fez inúmeras ameaças à vítima que acionou Brigada Militar que, por sua vez solicitou reforço da Polícia Civil.

Os agentes precisaram fazer uso moderado da força para conter o menor que foi algemado e levado à delegacia.


Coincidentemente a justiça acatou hoje um pedido da Promotoria para que ele sofresse uma nova internação a exemplo do que ocorreu ano passado. Assim, novamente o jovem foi levado para  o Centro de Atendimento Sócio Educativo- CASE/Pelotas.
Mais informações

terça-feira, 12 de abril de 2016

Política:Entrada do PT é o motivo para saída do PSDB

Terça-feira- 12 de abril de 2016
 Ulguim disse que o PSDB não concorda com a entrada do PT no governo
Em ano politicamente importante por ser eleitoral, o Movimento Avança Piratini formado por PSDB, DEM,PTB, PSB, PP e PDT, que elegeu o prefeito do município nas últimas quatro eleições sofreu uma importante baixa segundo nota divulgadas pelos tucanos na segunda-feira. Ela oficializa a saída do PSDB da coligação que conquistou dois mandatos para o atual prefeito Vilso Agnelo.

Segundo Alex Ulguim, presidente da Comissão Provisória do partido, o derradeiro motivo foi a volta do Partido dos Trabalhadores ( PT) ao governo.

- A razão é à entrada do PT que não fazia parte do movimento e agora foi aceito. Entendemos e vimos que, com essa abertura de portas pra eles o PSDB ficou um tanto de lado – argumenta Ulguim.
Mas a nota distribuída à imprensa e denominada “Manifesto 45” vai além e critica o atual prefeito. 
Conforme seu conteúdo, o partido tucano não concorda com os rumos tomados pela atual administração, principalmente pela temerária gestão fiscal, pelas gritantes falhas administrativas evidenciadas pelo sucateamento de bens públicos e precariedade dos serviços prestados.


Com relação ao caminho que irá seguir no pleito que se aproxima, Ulguim disse que o ideal seria a união de todos os partidos em torno de dois nomes (não revelou quais), mas, concorda que isso é utópico, assim, não está descartado que o PSDB lance candidatura própria para concorrer à prefeitura.

No que diz respeito aos filiados com cargos no atual governo Ulguim deixou claro que o partido não se opõe a postura adotada por eles mesmo que essa seja de apoio a outras correntes políticas.
Mais informações

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Ciúmes pode ter sido a causa de mais uma morte

Segunda-feira- 11 de abril

Ciúmes pode ter sido a causa do 5º homicídio em menos de quatro meses em Piratini. Na tarde do domingo Selesmar Borba de Oliveira foi morto com duas facadas em uma casa Na Rua 03 de Abril no Bairro Getúlio Vargas.

Os golpes que atingiram o peito e o abdômen foram desferidos pelo atual companheiro de sua ex - mulher que também se encontrava na residência no momento do crime.

Segundo o Boletim de Ocorrência e versão dada pelo autor das facadas, a vítima invadiu sua residência e durante o confrontou recebeu os golpes.

O SAMU foi acionado e ainda encontrou a vítima com vida, mas, minutos após dar entrada no Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora da Conceição veio a falecer.

Entre os antecedentes criminais da vítima estão alguns desentendimentos com sua ex- mulher que possuía medida protetiva decorrente da Lei Maria da Penha o obrigando a manter determinada distância.

O nome do autor do fato não foi revelado pela Polícia Civil. Ele não foi preso.
Mais informações

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Nova P. do Costa é o melhor caminho, diz governo

Quinta-feira- 07 de abril de 2016
O governo do Estado comprometeu-se a lançar em até 60 dias um edital para a construção da nova Ponte do Costa, localizada na ERS-702 e principal acesso ao município de Piratini. Em reunião com representantes do município que foram acompanhados pelo gabinete da deputada estadual petista Miriam Marroni (foto) na tarde desta quinta (7) em Porto Alegre, o secretario de Transportes Pedro Westphalen assumiu que o Estado não tem condições de fazer uma reforma completa na atual travessia, que enfrenta problemas estruturais.
No entanto, diante das cobranças da comunidade que somente nos primeiros meses de 2016 já teve a ponte interditada por duas vezes, Westphalen afirmou que utilizará cerca de R$ 9 milhões oriundos da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, proveniente dos combustíveis) para a construção da nova Ponte do Costa. “Este é um recurso que chega direto para a Secretaria dos Transportes para uso em investimentos de infraestrutura. Com ele em mãos haverá condições de lançar um edital em até 60 dias e iremos cobrar para que isso se confirme”, projeta a deputada Miriam.
Com relação a uma solução emergencial para a atual ponte, que tem 81 anos e sofre com o desgaste e falta de manutenção, o secretário afirmou que não há condições de uma ampla reforma, pois para isso seria preciso apelar aos cofres do Estado, que está em dificuldades até mesmo para o pagamento de salários. “Iremos reforçar a estrutura para ampliar sua capacidade de carga e melhorar a sinalização, inclusive com redutores de velocidade nas proximidades para evitar acidentes”, disse Westphalen.
Vinicius Peraça
Assessor de Comunicação
Mais informações

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Segurança esteve em foco em audiência pública

Quarta-feira- 06 de abril de 2016

O assunto segurança pública foi tema de mais uma audiência abrigada pela Câmara de Vereadores de Piratini na tarde desta quarta-feira.

Representantes das forças vivas do município, incluindo a segurança, debateram por mais de três horas sobre as dificuldades enfrentadas pelas policias civil e militar que tem graves problemas estruturais para combater o crime que está numa crescente na cidade de 20 mil habitantes.

O vereador Sérgio Castro (PDT), proponente da audiência e presidente da comissão com esta finalidade foi veemente em suas palavras assegurando que a situação no município é caótica.

- Temos que pedir socorro mais uma vez às forças que representam nosso Estado. Piratini clama por segurança, pois nos últimos tempos vivemos preocupados e temerosos- externou o parlamentar que criticou o governador Ivo Sartori dizendo que o governante está deixando muito a desejar neste sentido.

O delegado Rafael Vitola Brodbeck defendeu, mesmo reconhecendo as dificuldades o trabalho das corporações. Segundo Brodbeck, a polícia age com técnica e a tática é descapitalizar os marginais.

- Aqui, nossos principais problemas são o tráfico de drogas e o abigeato. O abigeato diminuiu e grandes traficantes foram presos – avaliou o delegado que ampliou criticando o que ele entende ser uma super valorização da marginalia nos dias atuais.

- Temos um problema social. Hoje temos uma glamorização do bandido e uma marginalização da polícia –

A deputada estadual Mirian Marroni (PT), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa teceu duras críticas ao governo e destacou que no momento há 2.500 policiais militares e 600 policiais civis aguardando para serem chamados pelo Estado, o que amenizaria a situação da falta de efetivo, caso de Piratini.


- O município conta apenas com 12 brigadianos para fazer a segurança da população, o que é impossível – disse Marroni.
De resto o que se viu foram manifestações massantes, algumas inflamadas, que em muitos momentos desviavam-se do foco em questão e nenhuma resolutividade para os problemas enfrentados.


Mais informações

terça-feira, 5 de abril de 2016

Integrantes da NASF vão para cadeia em Pelotas

Terça-feira- 05 de abril de 2016

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP) prendeu na manhã desta terça-feira (5) integrantes da empresa Nasf, que atua no ramo de segurança domiciliar, comercial e rural em Pelotas e Capão do Leão. Cinco detidos já estão na Delegacia de Polícia. Além destes, um foi preso em flagrante por porte ilegal de arma. 
Segundo o promotor Fabiano Dallazen, dentre os presos está o tenente Nelson Antonio da Silva Fernandes, policial militar aposentado proprietário da empresa.

A Operação Braço Forte, deflagrada após a denúncia de uma vítima, cumpre 14 mandados de prisão, 26 de busca e apreensão em residências e 21 de veículos.

São investigados os crimes de tortura, formação de milícia armada, lesões corporais e dano a patrimônio de terceiros. Participam das diligências 150 agentes do MP, da Brigada Militar e da Polícia do Exército. O nome da operação é uma referência ao slogan da Nasf: "O braço forte da comunidade".

De acordo com a polícia, o tenente Nelson tinha treze antecedentes criminais, inclusive homicídio.

De igrejas a obras públicas
A empresa existe há cerca de uma década, mas há dois anos a empresa tomou conta do mercado de Pelotas e outros municípios da zona sul. Placas com o símbolo da Nasf - uma pantera negra - invadiram as fachadas de casas, prédios e até propriedades rurais. Igrejas e obras públicas também contrataram a segurança. São mais de cinco mil clientes. A arrecadação mensal seria em torno de R$ 500 mil.

No entanto, também iniciaram os boatos de formação de milícia, com chantagem a empresários e moradores que rejeitassem ou cancelassem o serviço, além de excesso de violência e até sessões de tortura em uma chácara contra ladrões flagrados pelos seguranças. Um vídeo circulou na internet com um suposto infrator machucado e sendo coagido a dizer que não entraria mais em domicílios que exibem a logomarca da empresa. 

Na última sexta-feira (1), um homem de 50 anos registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal na Delegacia de Polícia de Piratini. Conforme o registro, duas caminhonetes com letreiros da Nasf teriam invadido a propriedade da vítima e a agredido com um cabo de machado. Os dois agressores estavam com coletes da empresa e buscavam o sobrinho do homem. O caso ocorreu em um assentamento.
Com as informações: Rádio Gaúcha
Mais informações

domingo, 3 de abril de 2016

Capotagem mata casal em acidente na ERS 702

Domingo- 03 de abril de 2016
Veículo ficou destruído após capotar por 40 metros
A capotagem de um Voiage com placas de Piratini tirou a vida de um casal na noite deste domingo, 03, em um acidente ocorrido a 100 metros da Ponte do Costa na ERS 702.

No veículo estavam Vera Marta Ulguim da Silva, 38 anos e Valdeci da Silva Senna, 41. Ambos  morreram quando eram conduzidos pelo Samu ao Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Pelas marcas deixadas no local, o condutor pode ter perdido o controle do veículo ao contornar uma curva e bateu em um barranco vindo a capotar por cerca de 40 metros.

Logo após o resgate das vítimas  policiais da Brigada Militar se empenharam junto a outras pessoas na busca de uma criança que havia a informação acompanhava o casal. A área em torno do acidente foi examinada e nenhum corpo foi encontrado.

Outra morte
No sábado, na curva dos Moraes, interior do município, a moto conduzida por Cláudio Antônio Dias Ortiz, 49 anos, chocou-se contra o automóvel gol conduzido por Solosmar Guterrez de Souza, 38 anos.

O choque violento entre os dois veículos resultou em fraturas em Claudio Antônio e no filho, Davi Fuculo Ortiz-14 anos, que viajava com ele na moto.

Com ferimentos graves ambos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e conduzidos após os primeiros socorros para Rio Grande onde o pai do garoto veio a falecer.

Mais informações

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Comitiva Memorial do Gaúcho chega a P. Machado

Sexta-feira- 01 de abril de 2016

Eram três horas da tarde quando os cavalarianos da Comitiva do Memorial do Gaúcho chegaram à prefeitura do município para entrega do “chasque” ao prefeito. O grupo saiu de Pedras Altas, na terça-feira, dia 29, composto por 15 homens a cavalo e uma tropilha  adiante. 

Pelas ruas de Pinheiro Machado, o grupo desfilou. A comunidade recebeu a comitiva que terá o compromisso de fazer a abertura do 10º Remate Família Crioula, marcado para sábado, dia 02, a partir das 19h, no Parque Charrua do município.

A apresentação resgata a formação de nossa civilização rural através de um museu vivo, onde os fatos históricos narrados são complementados com dados icnográficos (usos e costumes, vestimentas, meios de locomoção, armas e tecnologias empregadas), trilha sonora e luz.

Ainda, durante o final de semana acontece uma exposição chamada de Memorial de Família, Raízes de um tempo, quando mostra peças, documentos e artigos que pertenceram às famílias das Cabanhas Perau da Águia e La Coronilla.

Gineteadas e provas de laço também fazem parte da programação do final de semana. A entrada é gratuita e segue até domingo.
Mais informações