quarta-feira, 5 de abril de 2017

Uchiha tenta o cinturão do Infinity neste domingo

Quarta-feira- 05 de abril de 2017
Lutador corre contra o tempo para perder peso

Douglas He- Man é um atleta duro, temido por seu Jiu-jitsu afiado e cartel que impõe respeito. Nas Artes Marciais Mistas ou MMA, o lutador têm seis vitórias e um empate, o que lhe deu o cinturão da categoria 66 quilos do Infinity MMA, organização pela qual ele defenderá seu título neste domingo, dia 09, na cidade de Rio Grande.

Faixa Preta de Tae-kwon-do que migrou para o MMA pela Academia Adrenalina, cartel de oito lutas, sendo cinco vitórias e três derrotas, o piratiniense Andrei Uchiha, o desafiante e seu técnico Alessandro Garcia sabem o tamanho da pedreira que irão encontrar.

- O He- Man é praticante de Muay Thai, boxe, Jiu jitsu e Taekwondo e está invicto. Será uma luta dura, pois os estilos são parecidos. Aceitamos o combate, mas o ideal seria que tivéssemos mais uns dois meses para a preparação – externa Garcia.

O primeiro do desafio de Uchiha, 29 anos, praticante de artes marciais desde os 15 anos e MMA desde 2012, é perder 12 quilos ( já perdeu 07) e com isso pesar até o da luta 66 aos invés dos seus 78 quilos.

- Estou treinando forte. Às vezes realizo até três treinos por dia para atingir o peso, além é claro de me desidratar – explica o lutador que amplia: as atividades para chegar aos 66 quilos são intensas e por isso eu fico um pouco fraco, mas meu condicionamento físico esta bom. Ele, o desafiante, é um dos melhores da categoria, mas vou buscar esse cinturão- assegura.


Mais informações

terça-feira, 4 de abril de 2017

É baixa a busca pela vacina contra o HPV em Piratini

Terça-feira- 04 de abril de 2017
 Secretaria de Saúde deve envolver escolas para atrais meninos e meninas
A Secretaria Municipal de Saúde de Piratini deve promover em breve nas escolas municipais e estaduais situadas na área urbana, uma campanha de conscientização que deve envolver pais e filhos para que a busca pela vacina contra o HPV aumente junto aos postos de saúde do município.

A baixa procura pela imunização mantém os estoques pra este fim elevados, assim como também ocorre com a vacina contra a meningite.

- Há um período para fazer essa vacina e a procura está bem abaixo do ideal. A ideia para ampliar a cobertura será através das escolas tentando conscientizar pais as e alunos para trazerem os filhos para que recebam a aplicação – explica Elisane da Silva Valente, uma das enfermeiras que atendem no setor no Posto de Saúde Central.

Ela acrescentou que a campanha vai com certeza atingir a zona rural, mas nesse caso, se pretende discutir com os diretores a melhor forma de motivar para a vacina.

Além das meninas com idade entre 09 e 14 anos, a partir de janeiro deste ano também os meninos de 12 a 13 anos, potenciais transmissores do vírus, devem se vacinar.

- Para as meninas tem ainda uma segunda dose que deve ser aplicada seis meses após a primeira – adiciona Elisane.
 O secretário municipal de saúde, Diego Espíndola lembra da importância de se imunizar:
- Ela, a vacina, faz a proteção de nossos jovens e está disponível nos postos de saúde - Reforça Espíndola.
O Human Papiloma Vírus, ou HPV, é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, tais como vulva, vagina, colo do útero e pênis. Quando afeta os órgãos genitais é uma infecção transmitida sexualmente (DST). O sexo desprotegido é a principal causa da transmissão.

O HPV pode ser controlado, mas ainda não há cura contra o vírus. Quando não é tratado torna-se a principal causa do desenvolvimento do Câncer do colo do útero. 99% das mulheres que desenvolvem este câncer foram infectadas por esse vírus.

Nael Rosa- redator responsável

Contato: 53-84586380

email:naelrosa@nativafmpiratini.com

Mais informações

Grupo da UFPel realiza oficinas de teatro em Piratini

Terça-feira- 04 de abril de 2017
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Criativos em Artes Cênicas (GEPPAC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desenvolveu, nos dias 1º e 2 de abril, oficinas de teatro para integrantes do Grupo EncenAção, da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Piratini.

A primeira etapa das atividades foi a Oficina de Criação Teatral – Parte 1, que proporcionou aos participantes um “mergulho” na linguagem teatral a partir da metodologia adotada pelo GEPPAC. Depois, houve apresentação de experimentos poéticos, com a intenção de criar um espaço para a experiência estética a partir da fruição de experimentos poéticos apresentados por dois integrantes do GEPPAC: Rodolfo Furtado (ator de “Missivas de Henfil ou Saudades”) e Marcela Bueno (atriz de “Maria Farrar”).

Por último, os participantes realizaram a Oficina de Criação Teatral – Parte 2, um momento de troca no qual o Grupo EncenAção apresentou seu principal trabalho artístico: um circuito cênico criado em cenários históricos tendo como principais personagens líderes da Revolução Farroupilha, como Bento Gonçalves e General Neto.

Esse tipo de trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida entre 2012 e 2014 pelo GEPPAC e que mapeou as atividades teatrais do extremo Sul do Rio Grande do Sul. A coordenação das atividades é do professor Adriano Moraes.

Com as informações:Coordenação de Comunicação Social
Universidade Federal de Pelotas

Mais informações