Quinta-feira- 17 de setembro
Em pauta os atrasos dos repasses por parte do governo do Estado |
Na capital farroupilha a manhã foi de discussões em torno da mesa na tentativa de achar saídas para manter os serviços de saúde na metade sul do Estado.
Reunidos em uma das salas da Secretaria Municipal de Cultura, secretários e outras autoridades na área da saúde da região debateram a atual situação que só faz aumentar a preocupação não só dos gestores, mas, principalmente de quem utiliza os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Vera Silva que está à frente da pasta em Rio Grande, referência inclusive para Piratini, disse que a ideia de atrair grande parte do secretariado da área para o município é para que se encontrem soluções em curto prazo para que alguns serviços sejam repactuados, mas, acima de tudo, fazer com que os gestores permaneçam unidos na tentativa de pressionar o governo estadual a garantir a continuidade dos programas.
- É importante esta união e com isso agirmos junto ao Palácio Piratini para garantir não só as vernas para os hospitais, mas, também, para as secretarias de saúde e a execução dos programas vigentes em sua plenitude- disse.
Vera ressaltou que a união neste momento deve integrar também os prefeitos de todas as cidades da metade sul com o objetivo de garantir o atendimento tanto nos municípios de pequeno porte, que é o caso de Piratini, bem como nos de médio e grande porte e assim pressionar o governo a cumprir seus contratos com as entidades de saúde.
- É um momento em que estamos muito unidos com o objetivo de que o governo Sartóri faça os repasses na íntegra e para todos, pois, não sendo desta forma continuará o fechamento dos serviços em mais cidades da região e certamente Porto Alegre não vai dar conta em atender tantos usuários dos SUS – conclui.
EmoticonEmoticon