quarta-feira, 29 de abril de 2015

Suspeita pode ter saído em defesa do marido

Quarta-feira- 29 de abril
Quebra- quebra em bar pode ter sido o pivô do crime
E pelo menos até a fase em juízo, que é quando alguém envolvido em um crime tem a oportunidade de se manifestar para o magistrado, continuará uma incógnita as circunstancias envolvendo a tentativa de homicídio contra Adão Roberto dos Santos Pereira, 39 anos, na noite de ontem, terça-feira, 28, quando  na Rua Doutor      Luís de Oliveira Lessa uma mulher disparou duas vezes na direção de Adão o alvejando no pescoço e no ombro.

Na tarde de hoje, a apresentação junto a um advogado, a suspeita conhecida como Diane segundo fontes ligadas ao Eu Falei, acabou frustrando as expectativas não só dos agentes da Polícia Civil, mas também da imprensa.

Durante o depoimento, Diane usou o direito de permanecer calada não fornecendo nenhum dado sobre o ocorrido.

Em uma versão extraoficial, Diane teria perdido a razão após Adão Roberto causar uma grande destruição no bar de seu marido, conhecido popularmente como Belasquem.

O empreendimento fica localizado na Avenida Perimetral 2572 e, conforme informações, ficou bastante danificado.

Diante disso, Diane teria pego um revólver de calibre não revelado e ido à busca de sua vítima que foi levado à Pelotas mas passa bem.
Mais informações

terça-feira, 28 de abril de 2015

Mulher atira e fere homem no pescoço e ombro

A Polícia Civil investiga agora à noite uma ocorrência atendida pela Brigada Militar onde uma mulher feriu a bala Adão Roberto dos Santos Pereira que não teve a idade fornecida.

Ele é morador da Rua Luís de Oliveira Lessa, centro da cidade, e foi ferido às 19hs no ombro e no pescoço.

A polícia não sabe com precisão quem desferiu os tiros, apenas, que se trata de uma mulher. 
Adão, devido ao seu estado de gravidade, será transferido para Pelotas.
Com o decorrer das investigações, os agentes da Polícia Civil pretendem forncer mais detalhes sobre o a caso.

Mais informações

Pais acusam PM de agressão ao filho menor

Terça-feira- 28 de abril
Era para ser uma simples ocorrência onde um menor ao fugir da guarnição de serviço da Brigada Militar no último sábado, 25, por estar pilotando uma moto também sem documentação, acabou detido e encaminhado para parte dos procedimentos padrões já que o fato não foi lavrado na Delegacia de Polícia Civil. Mas, segundo os pais do menino de 16 anos, vai se transformar num processo criminal contra um dos policiais participantes da situação.

A acusação: procedimentos ilegais em uma detenção, e a agressão ao filho que como mostra a foto ficou com contundentes marcas nas costas, segundo ele, feitas pelo cassetete usado por um dos policiais   quando ele ainda guiava o veículo em fuga.

Na presença dos pais, Carlos Roberto Pedroso, 43 anos e da mãe Fabiane Dutra de Castro, 34, o adolescente contou que antes mesmo de ser levado ao Pronto Atendimento para o exame de Corpo e Delito, foi conduzido ao quartel da corporação onde foi colocado em uma sala e teve o rosto fotografado.
- O Kenney (segundo o pai é este o nome do policial) também chamou meu filho de ladrão e fez outras ofensas. Vou processa-lo- assegura o pai.

Já a mãe Fabiane, atesta o erro do filho ao guiar a moto, mas, lembra que a polícia serve para proteger e não para agredir.
- Até mesmo no hospital ele foi mantido algemado enquanto era examinado pelo médico. Meu filho está sim errado, mas, não é um marginal, não bebe e não usa drogas – amplia.

Levamos o caso ao comandante da corporação em Piratini, sargento Alci Espinosa, que assegurou que apenas tinha conhecimento até então da ocorrência envolvendo a motocicleta.
- Sobre o restante, agressão e tudo mais, estou sendo informado pela imprensa. O ideal seria que os familiares se dirigissem ao quartel para registrar uma queixa ou mesmo entregar uma cópia do Boletim de Ocorrência feito na delegacia – disse o comandante.

Em casos como este, Espinosa frisou que nesta fase não cabe nem mesmo ouvir o policial acusado e sim, fazer os procedimentos padrões e enviar o caso ao comando superior para a abertura ou não de inquérito.
Mais informações

A mão armada, taxista é assaltado em Piratini

Terça-feira-28 de abril
Taxista teve uma arma apontada para a cabeça durante todo o tempo
Com um revólver encostado na nuca e diante de ameaças feitas com frases do tipo: “eu te apago agora e, tu não dás valor à tua família?”, o taxista René Pereira,  62 anos, manteve a calma e suportou os longos minutos que durou o assalto sofrido por ele na noite da segunda-feira,27, que teve princípio quando por volta das 21h um adolescente aparentando 15 anos embarcou em seu veículo no ponto de táxi localizado entre as avenidas Gomes Jardim e Maurício Cardoso.

O jovem pediu que René o levasse até o bairro Padre Reinaldo e, chegando lá, requisitou que o deixasse em frente a um conhecido bar.

- Ele pagou os R$ 7.00 cobrados pela corrida com as notas muito dobradas e, enquanto eu as desdobrava, um terceiro elemento surgiu e encostou o revólver na minha cabeça anunciando o assalto – relembra o taxista que está na profissão há 22 anos e nunca havia passado por situação semelhante.

Ele conta que o passageiro retomou o valor da corrida e que o outro assaltante embarcou no banco traseiro mantendo a arma apontada pra sua nuca.

- A partir daí começaram a pedir mais dinheiro, acharam a carteira e o celular e também, tomaram. Fizeram-me circular mais um pouco por dentro do bairro e depois fugiram – conta.

Questionado se pensou em reagir em algum momento, o taxista disse que tinha um plano em mente.
- Se eles me levassem para a BR imaginei o que ia acontecer comigo, então, como sentia o cano do revólver roçar no meu cabelo, pensei em dar o bote na arma para tentar desarma-los mais fique com medo de errar – encerra.



Mais informações

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Ladrões fazem limpa na escola Padre Reinaldo

Segunda-feira- 27 de abril
E os ladrões voltaram a obter êxito em ações criminosas na zona rural do município. Ao contrário de residências particulares que até então eram os alvos preferidos dos larápios que causavam destruição e prejuízo, desta vez, na sexta-feira, 24, o alvo foi a Escola Municipal Padre Reinaldo, situada no primeiro distrito do município.

Segundo o Boletim de Ocorrência (B.O) de furto qualificado registrado pela administradora do educandário, Vera Lúcia de Jesus Rodrigues, o saldo para os larápios ( pois pela quantidade de itens levados foi mais de uma pessoa a agir) foi bastante positivo.

Entre os itens roubados estão cinco monitores de computador da marca Positivo. Foram levados ainda quatro teclados, um gabinete, duas impressoras, um televisor LG, um DVD, e um cilindro de confeccionar pão.
Mais informações

Vilso distribui nota de esclarecimento à imprensa


NOTA DE ESCLARECIMENTO

eu, Vilso Agnelo da Silva Gomes, prefeito municipal de Pe a decisão da análise de nossas contas públicas que tramita no tribunal de contas do estado do Rio Grande do Sul, no que tange ao item diárias concedidas no exercício de 2012, que tais foram executadas por servidores municipais efetivos, lotados na Secretaria Municipal de Saúde e, em sua maioria motoristas de ambulância.

em suas missões, tais motoristas deslocam-se diariamente, rotineiramente a outros municípios no intuito de salvaguardar o bem mais valioso e tutelado pelas leis que regem nosso país, a vida. Estes motoristas não possuem hora nem dia marcado, muito menos indisposição para transitar com pacientes em momentos em que se torna necessário o tratamento especializado e que por sua vez não se encontra disponível em nosso município, sendo de extrema necessidade o deslocamento a outra região.

Quero assim tornar claro a nossa querida comunidade, que tal apontamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado, trata-se de simples formalismo, indicando maior observação na execução de serviços que na verdade somente são realizados e tramitados para servir aos anseios da população e que não representam em momento algum, em caráter algum, desvios ou divertimento de verbas públicas ou uso de má fé para com os contribuintes.
Vilso Agnelo da Silva Gomes
Mais informações

Ponte do Costa talvez somente na quarta-feira


E o principal acesso a Piratini poderá continuar interrompido até a próxima quarta-feira.
Bloqueada nos dois sentidos desde o fim da tarde da sexta-feira, 24, a Ponte sobre o Arroio Costa que tanta dor de cabeça tem dado nos últimos anos para quem dela se utiliza, terá segundo informações fornecidas pelo Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER), o inicio de mais uma operação tapa buracos nesta segunda-feira, 27.

O problema para quem tem que enfrentar os transtornos de nem mesmo poder passar de moto sobre a travessia, é que o novo conserto poderá se estender até quarta-feira, tal a deterioração da base que desta vez está com três pontos com o asfalto cedido e as malhas de ferro estouradas.

Enquanto isso, para chegar ao sair do município à maioria dos veículos independente do porte, está utilizando o Passo do Alfaiate, estrada de chão batido com cerca de 30 quilômetros que com a interrupção da ponte ganhou trânsito intenso
Mais informações

Com um machado ladrão agride dono de caminhão

Segunda-feira- 27 de abril
Um homem de 37 anos não obteve êxito ao tentar arrombar um caminhão na noite do sábado  no bairro Vila Nova e para isso utilizava um machado.

Mas o furto frustrado pelo proprietário poderia ter acabado em tragédia. É que ao ser surpreendido, o ladrão partiu para cima do dono do veículo, 41 anos, e para não ser retalhado precisou dar de mão em outro objeto próximo usado para defender-se das investidas do objeto cortante.

Ao conseguir desvencilhar-se, a Brigada Militar foi chamada e acabou tendo que levar ambos, agressor e vítima, ao Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora da Conceição já que não ficou barato para o larápio que saiu um tanto lanhando da situação.

Mais informações

sábado, 25 de abril de 2015

Crehnor realiza assembléia com mais de 1.300 em Piratini

Sexta-feira- 25 de abril
Mais de 1.300 compareceram à assembléia da entidade
Conforme dados fornecidos pela organização, 1.350 pessoas (600 somente de Piratini) divididas em delegações de 33 municípios compareceram à Assembleia Geral da Cooperativa de Crédito Horizontes Novos de Canguçu, que no Estado usa o nome fantasia de Crehnor Sul, realizada na sexta-feira, 24.

O evento finalizado com um baile animado pelo Musical Calmon ocorreu nas dependências anexas do Centro de Eventos Erni Pereira Alves e pela primeira vez foi decentralizado.

- Em Canguçu que é a sede mãe da cooperativa aqui no Rio Grande do Sul. enfrentamos problemas de espaço físico. Outro fator que nos levou a escolher a capital farroupilha é o acolhimento da comunidade com a Crehnor. Piratini tem prestigiado nosso trabalho e aderido aos nossos serviços e essa é a forma de retribuirmos – resumiu Leonir Oliveira, presidente da entidade.

A Cooperativa de Crédito Horizontes Novos atua hoje em outros três estados: Santa Catarina com 62 unidades e Paraná com 38. No RS o número é maior: 274 pontos. Leonir explica que a ideia é de expansão.
- Temos um projeto tramitando no Banco Central para espalhar a cooperativa por todo o país- disse Oliveira que acrescenta o positivo balanço da entidade.
- O resultado do nosso exercício financeiro ficou dentro das expectativas do planejado em 2013 –

A Crehnor possui 23 de modalidades de linhas de crédito com finalidades e taxas diferenciadas, incluindo, as quatro linhas de Pronaf e, assembleias como a do gênero são um diferencial com relação ao sistema financeiro convencional.
- As decisões do futuro do cooperativismo passam por eventos como este onde o associado opina e tem o poder de decisão de como será o futuro da cooperativa – conclui.


Mais informações

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Buracos interrompem novamente Ponte do Costa

Sexta-feira-24 de abril
Três novos buracos levaram à interrupção do trânsito
Ter que abordar mensalmente sobre problemas, buracos e acidentes na Ponte sobre o Arroio Costa é algo que para quem atua no jornalismo cotidiano se tornou banal.
Com mais uma promessa não cumprida de construção da nova travessia, dessa vez pelo então governador Tarso Genro, as esperanças de que isto ocorra num futuro próximo estão a cada dia mais distantes diante da postura de José Ivo Sartori, o novo mandatário que com o poder da caneta já antecipou que novas obras somente após enxugar a máquina pública que está falida.

Enquanto isso e, mais uma vez, centenas de passageiros enfrentaram na noite da sexta-feira, 24, horas de espera sem perspectivas de conseguirem ou fazer a travessia no sistema de baldeação, ou retornarem para Piratini tendo assim sua viagem para Pelotas frustrada diante de três novos e significativos buracos no asfalto da ponte que, ao cederem, levaram a Brigada Militar a não ter alternativa a não ser interromper totalmente o trânsito.

Na outra extremidade da passagem, outros cinco ônibus aguardavam um desfecho para seguir ou retornar. Todos, agricultores que rumavam para uma assembleia geral de uma cooperativa de crédito que ocorria no Centro de Eventos.

Para piorar a situação, o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER), responsável pelo tapa buracos todas vez que eles surgem, só deve retomar o trabalho na segunda-feira, deixando com isso um questionamento que também se repete: como entrar e sair do município até a retomada das obras?

Além do transporte de passageiros e carros de passeio, vale lembrar que estamos em plena colheita da soja que agora, ou fica parada nas lavouras ou silos, ou encontra um caminho alternativo.







Mais informações

Castro apresenta e termelétrica tem contrato renovado

Sexta-feira-24 de abril

Na reunião ordinária da Câmara nesta quinta-feira, não havia consenso entre os vereadores para votação do PL 12\2015 do Executivo qual previa renovação da concessão do espaço onde esta instalada a Usina Termelétrica Piratini Energia, na estrada do Barrocão no 4º Distrito.

 O vereador Serginho (PDT) apresentou emenda ao art. 2º do Projeto de Lei onde o tempo de renovação fica previsto por 30 anos, ou seja, ate o ano de 2045 “a usina é a maior geradora de ICMS para o município de Piratini, nosso esforço em votar hoje o Projeto é para demostrar que o município de Piratini tem segurança jurídica, precisamos demostrar segurança aos empresários que investem em nossa cidade” disse o vereador pedetista qual apresentou a emenda conseguindo assim aprovar o Projeto com nova redação, mas tendo consenso de todos os parlamentares.
Mais informações

Nova Diretoria do S.T.R. de Piratini toma posse

Ocorreu esta semana na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piratini, uma cerimônia de posse, onde contou com a presença de associados (as), familiares, autoridades locais, diretores de outros Sindicatos da região, além do vice-presidente da FETAG/RS (Nelson Wild) a qual presidiu tal cerimônia, e do companheiro Bruno Leitzke – Coordenador da ASTRRS da FETAG/RS. 

Depois de 15 anos a frente da Presidência do Sindicato, Luiz Cesar Gonçalves Ferreira, fez a sucessão do seu cargo à Gilnei Carvalho Dutra. 

No uso da palavra Cesar, agradeceu a diretoria, funcionários, associados (as) que por todo esse tempo tiveram ao seu lado, contando um pouco da sua historia que começou no ano de 1988 como funcionário, posteriormente como secretario, a qual conclama para que todos possam estar juntos com a nova diretoria, para que o trabalho dentro da administração possa dar a continuidade, participando ainda como tesoureiro na nova diretoria.

 Gilnei ao pronunciar-se disse que precisamos estar todos unidos, para que se possa fazer um trabalho em prol aos interesses da categoria de trabalhadores (as) rurais do município, onde salienta que muitas vezes temos a necessidade de que o associados (as) participem mais e com isso se possa tomar decisões que sejam importantes para o Sindicato, e conseqüentemente venha a reverter em beneficio para o próprio associado. Diversas autoridades se pronunciaram, onde Nelson e Bruno, representantes da FETAG e REGIONAL respectivamente, fizeram excelentes colocações no que dizem respeito ao Movimento Sindical do estado e região, conquistas já alcançadas e lutas que ainda temos para o futuro.

A nominata dos empossados é seguinte:
GILNEI CARVALHO DUTRA – Presidente
LUCIA LUALI LOPES DOS SANTOS – Secretaria
LUIZ CESAR GONÇALVES FERREIRA – Tesoureiro
BERNARDINO MENDES SOARES – 1º suplente da Diretoria
PAULO ALBINO AVILA DE LIMA – 2º suplente da Diretoria
EUGENIO DIAS DE SOUZA – 3º suplente da Diretoria

Conselho Fiscal - Efetivos
XISTO GOMERCINDO DA SILVEIRA
SILDA DUMMER DE OLIVEIRA
ZENI CRIZEL

Conselho Fiscal – Suplentes
SIDEMAR ZANETTI EINHARDT
JORGE CESAR MELO MORAES

NEUSA MARIA DA SILVA COLPO
Mais informações

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Jovem morre ao ser atingido por tora na Agrofil

Quinta-feira- 23 de abril
Novo acidente no Pólo Madeireiro de Piratini localizado no 4º distrito do município no inicio d anoite da quarta-feira.

Segundo informações preliminares o jovem Rick da Silva, de 18 anos, sofreu um acidente causado por uma tora de madeira. Ele foi trazido por familiares par ao Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora da Conceição mas já chegou sem vida.

Conforme relatos, Rick estaria limpando uma máquina e tora soltou-se, saltou e o atingiu mortalmente ao atingir o abdome.
Mais informações

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Motociclista foge após colidir com Pálio na Gomes

Segunda-feira-20 de abril
Pálio foi atingido na lateral direita
A Brigada Militar foi acionada na noite de sábado, dia 18, após ser informada de um acidente na esquina entre as ruas Gomes Jardim e David Canabarro.

Segundo informações do condutor do Palio, placas IHD - 3186, de Piratini, R.F.D., 30 anos, ele estaria subindo a David Canabarro e adentrando na Gomes Jardim e não percebeu que se deslocava uma moto na preferencial. Ele acredita que estivesse com as luzes apagadas e afirma estar em alta velocidade.

Assim, a moto Honda, placa IOI - 7498, de Pelotas, colidiu no lado do carona do Palio, projetando o motociclista por cima do capô do veículo, porém, após o acidente o condutor da moto fugiu do local.

A polícia esteve no local, verificou se havia restrições na motocicleta, mas não apresentava problemas, mas o condutor não foi encontrado.

A caroneira do Palio foi conduzida pelo SAMU ao Hospital Nossa Senhora da Conceição apenas por estar bastante nervosa. Os ocupantes do Palio não se feriram.

Fonte: Rádio Nativa FM 
Mais informações

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Homem é preso pela BM após ameaçar companheira

Quinta-feira-16 de abril
Dois policiais que compunham a guarnição de serviço da Brigada Militar detiveram na Rua Doutor Santo Silva, centro de Piratini, um homem de 45 anos que minutos antes havia ameaçado sua companheira.

Segundo a vítima, R.E.L.R, de 38 anos, o homem que é funcionário municipal, tem como hábito a ingestão de bebidas alcoólicas, o que certamente colaborava para um comportamento violento na então relação.

Conforme o Boletim de Ocorrência (B.O), o acusado recentemente agrediu a companheira com dois tapas no rosto. Ela relatou que não encaminhou o fato às autoridades por já ter a intenção de deixar a casa onde ambos viviam, o que ocorreu esta tarde após ela ser acompanhada de dois policiais militares e uma inspetora da Polícia Civil, o que permitiu que a vítima retirasse seus pertences em segurança.

O homem foi ouvido na Delegacia de Polícia e logo após foi liberado. Ele vai responder a inquérito policial.
Mais informações

Suspeito pela morte de Maiara Köhler será julgado

Quinta-feira-16 de abril
Um dos casos de maior repercussão no município nos últimos anos começa a ser julgado nesta quinta-feira (16), a partir das 9h, no Tribunal do Júri do Foro de Canguçu (rua Júlio de Castilhos, 803, no Centro).

O julgamento de Bernardo Bubolz Böhm, 22 anos, é aberto à comunidade. O estudante está preso desde setembro de 2012, no Presídio Estadual de Canguçu, sob acusação de ter matado Maiara Schellin Köhler, na época com 19 anos. Lá se vão dois anos e nove meses passados após a morte da vítima, ocorrida em julho daquele ano.


Como será o julgamentoO Tribunal do Júri terá espaço limitado para receber a participação do público, pois são somente 81 lugares. O Júri será constituído pelas advogadas de defesa do réu, Ana Cláudia Vinholes Lucas e Carolina Cunha. A acusação será de responsabilidade dopromotor de Justiça Bill Scherer e a sessão será presidida pelo juiz Regis da Silva Conrado.

Relembre o caso
A Justiça decretou a prisão preventiva do estudante após o Ministério Público oferecer denúncia por homicídio doloso. Segundo a promotora Camille Balzano de Mattos, Bernardo teria se sentindo pressionado por Maiara a assumir publicamente um relacionamento entre os dois. No dia do crime, a jovem teria dito que estava grávida.

Ainda constituirão o Tribunal do Júri representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Canguçu. O Conselho de Sentença será formado por sete moradores do município. 

Devido à comoção geral na população, foi solicitado policiamento dentro e no entorno do Foro. O estudante Bernardo Bubolz Böhm será julgado por homicídio duplamente qualificado, neste caso, morte por asfixia e por motivo torpe.

A investigação foi considerada extensa, pois foram ouvidas mais de 30 pessoas e o processo total acumula mais de 20 mil páginas. A expectativa, no entanto, é de que o julgamento seja concluído no mesmo dia.

Maiara ficou desaparecida por três dias. No dia 7 de julho, ela deixou a padaria onde trabalhava, na Avenida 20 de Setembro, para ir até a casa da família, na localidade da Florida, no 2º Distrito. Ela não foi mais vista por amigos e familiares, até ser encontrada morta, no dia 10 de julho, em um matagal na localidade do Rincão dos Maias, 1º Distrito. O corpo tinha marcas de estrangulamento e foi localizado por um agricultor da região.

À época, Bernardo tinha 19 anos e cursava Engenharia do Petróleo na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ele é filho da ex-vereadora e psicóloga Eloína Bubolz Böhm. Maiara tinha 20 anos e era filha de uma família de produtores rurais e proprietários de um salão de baile.

Durante as investigações, apesar das suspeitas da Polícia, o universitário não confirmou a autoria do crime. Em depoimento, ele informou que, na noite em que Maiara desapareceu, estava em uma confraternização com amigos.
Com as informações: Canguçu Online
Mais informações

terça-feira, 14 de abril de 2015

Vilso decreta situação de emergência devido a seca

Terça-feira- 14 de abril
Engenheiro disse que a maior perda é na cultura soja
Mesmo sem um balanço das perdas cultura por cultura que é fornecido pela EMATER, o prefeito Vilso Agnelo (PSDB) decidiu decretar Situação de Emergência assim como já fizeram outros sete municípios da zona sul devido à estiagem prolongada.

No decreto, Agnelo argumenta que a falta de chuva, principalmente nos três primeiros meses de 2015 ocasionaram problemas na recuperação do volume dos açudes que abastecem as áreas rurais, afetando a agricultura, a pecuária leiteira e de corte e a população dos assentamentos da reforma agrária.

A justificativa do prefeito não está em total acordo com a posição da EMATER.
À nossa reportagem o engenheiro agrônomo Hélio Arlindo Aurélio, que ocupa a chefia de escritório do órgão, disse que a pecuária de corte não foi afetada, mas, a queda na produção leiteira está na casa dos 20%.

Segundo Aurélio, a perda mais significativa se levado em conta a área plantada é na soja.
- São 30 mil hectares de soja plantados e, devido a pouca chuva a perda já é de 10%, o que é considerável em termos econômicos – avaliou.

O engenheiro lembrou que a situação nos cinco distritos é complicada, mas não se pode levar em conta a pouca chuva no perímetro urbano.
- Há exemplos de lavouras extensas onde na metade delas choveu 50 milímetros e na outra metade nem uma gota, ou seja, poderia ser pior, mas, foram chuvas esparsas, irregulares, mas caíram na zona rural, o que não ocorreu na cidade - explica o engenheiro agrônomo.

Quanto ao milho, cultura onde a região registra enormes perdas, Aurélio disse que não é o caso de Piratini já que os grandes produtores migraram para a produção de soja, restando pequenas plantações que tem um impacto muito pequeno na arrecadação do município.

Segundo os medidores da empresa Westerman LTDA, que planta e armazena soja, no comparativo com os primeiros três meses de 2014 a situação é extremamente preocupante.

Em janeiro do ano passado foi registrado 275,7 milímetros de chuva, já este ano, 200, 9.
Em fevereiro a situação começou a piorar. Em 2014 o registro foi de 206,7 milímetros e no mesmo mês este ano, apenas 43,7. Finalmente março: 114,9 em 2014 contra apenas 46,8 em 2015.






Mais informações

Moradora denuncia a venda de drogas no Palanque

Terça-feira-14 de abril
A mais recente briga ocorrida na Praça Inácia Machado da Silveira(Palanque) entre grupos rivais formados principalmente por menores e que aconteceu na noite da sexta-feira,10, quando um adolescente foi espancado por mais de uma dezena de elementos, levou a moradora mais antiga do local que da metade de 2014 para cá se tornou o ponto de encontro para confrontos de gangues, a desabafar e pedir providencia.

Por medo de represálias já que a porta de sua casa já foi chutada várias vezes, ela que é professora aposentada e reside de frente para o Palanque há 30 anos, culpa a inércia das autoridades e aponta a venda e o consumo de álcool e drogas ilícitas ao ar livre como fatores que desencadeiam os confrontos.

- Eu já chamei incontáveis vezes a Brigada Militar e em muitas delas os policiais não compareceram. A justiça, já que o Fórum fica em frente, o Ministério Público e até mesmo a prefeitura deveriam formar o conjunto de ações para que as brigas cessassem – sugere a professora de 56 anos.

Quanto à drogadição, ela afirma que já presenciou a comercialização que leva à violência.
 - Por medo de ser atingida pelas brigas eu já não fico na frente de casa à noite. A Bebida para menores é vendida livremente. A droga corre frouxa quando as gangues se encontram e eu já vi o traficante entregando. Ouvi quando ele disse que era de boa qualidade e cobrou R$ 100,00 pelo que entregou- denuncia.

Segundo sua visão, será necessária uma tragédia para que de fato os órgãos tomem uma posição com relação ao assunto, o que para ela tem origem de cunho social.

- Estão esperando que ocorra uma morte para que providências sejam tomadas. Esses jovens são vítimas da sociedade, da falta de educação e de estrutura familiar – opina.
Mais informações

Ônibus só para após choque com a lateral da ponte

Terça-feira- 14 de abril
Por detalhes o choque não ocasionou um grave acidente
Falha humana ou mecânica? Essa é a questão a ser respondida com relação ao choque lateral de um ônibus que transportava alunos e professores com a Ponte do Costa.
O fato ocorreu na sexta-feira, 10, mas, somente ontem, segunda-feira, chegou até à nossa reportagem através de uma professora que leciona no educandário José Maria da Silveira, segundo distrito de Piratini. Ela põe em dúvida a segurança do transporte escolar para a escola.

-Desde o inicio do ano letivo o ônibus vem dando problema. Comentei o assunto com um dos motoristas e até ele concordou que o carro não passaria numa inspeção – denuncia a funcionária que requisitou anonimato, se referindo à inspeção realizada pelo DETRAN a qual todos os carros devem ser submetidos para poder rodar.

Nossa reportagem conversou através da internet com uma testemunha do fato a quem asseguramos o anonimato. Ela narrou a situação.
- O ônibus vinha em direção à ponte e, quando se aproximou faltou freio, o que fez  acelerar muito devido a estar em uma descida. Uma camionete esperava sua vez de fazer a travessia (só é possível passar um veículo por vez) e, em cima da ponte um caminhão vinha em sentido contrário – relembra a testemunha que continua:

- O que evitou a tragédia foi que deu tempo do caminhão sair da ponte e o nosso ônibus bater na lateral direita da estrutura- completa.

O que diz a Secretaria de Educação?
Para Carmem Miranda Oliveira que no momento auxilia a chefe do transporte escolar Gilnéia Concalho de Souza, recentemente empossada no cargo, o que aconteceu aponta para falha humana e não mecânica. Mesmo leiga ela opina:

- Entendo pouco do assunto, mas, acho que foi uma passagem de marcha errada, pois, se fosse freio, depois do choque com a ponte o ônibus não teria seguido em frente-

Ela assegura que todos os integrantes da frota passaram pela vistoria exigida, mas, confessa que no dia do episódio o carro que fez a linha era um substituto já que o titular estava com problemas.
- Se fosse algo grave, assustador, os próprios passageiros que desceram no ônibus logo após o fato não teriam embarcado novamente e seguido viagem – acrescenta Carmem.

Dez quilômetros depois acidente o carro em questão teve que parar novamente devido a um aquecimento do radiador.
Mais informações

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Briga generalizada expõe insegurança no Palanque

Segunda-feira, 13 de abril
Brigas e baderna tiram a paz de moradores e frequentadores

Há décadas a Praça Inácia Machado da Silveira, o popular Palanque, ponto central de Piratini situado no principio da Avenida Mauricio Cardoso, é usado como local de lazer onde se reúnem, principalmente a partir de sexta-feira à noite, amigos, famílias e visitantes.

Mas, a mesma violência que levou à redução de horário de um posto de gasolina situado a cinquenta metros dali e que ate então funcionava 24 horas, agora tem tirando a paz não só de quem busca o local, mas, também de quem  reside a beira do movimentado ponto ao ter que conviver com o volume excessivo de som e com as constantes brigas entre grupos de menores rivais.

Na noite da sexta-feira, 10, nossa reportagem testemunhou uma nova confusão envolvendo dezenas de participantes, a maioria deles, adolescentes.

A briga generalizada só teve fim quando policiais da Brigada Militar chegaram e identificaram e detiveram três dos responsáveis pela situação.

Das portas e janelas das residências, moradores acompanhavam perplexos o desenrolar da situação.

Mais tarde, na delegacia junto da mãe, um dos participantes de 17 anos disse que eram tantos que não sabia precisar quantos o agrediram.
Mais informações

Homem corta tendão ao agredir a ex companheira

Segunda-feira- 13 de abril

A agressão contra a ex- companheira na noite da sexta-feira, 10,  já custou e, ainda vai custar mais caro para um homem de 42 anos.

Segundo Boletim de Ocorrência ( B.O) lavrado na Delegacia de Policia Civil de Piratini, A.J.G.M,  estava em seu bar, de endereço não revelado, quando a mulher de 35 anos chegou. Neste momento ocorreu o desentendimento e a  agressão.

- Ele me empurrou, me jogou contra a parede e depois no chão-narrou a vitima.

Mas ao  praticar a violência o homem acabou cortando o tendão de um dos pulsos, o que ocasionou ainda o rompimento de uma artéria, assim necessitou ser encaminhado ao Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Diante da gravidade do ferimento, o medico plantonista decidiu encaminha-lo para um hospital em Pelotas onde ele passou por um procedimento cirúrgico.



Além do corte que pode lhe deixar sequelas na movimentação, o agressor será enquadrado na Lei Maria da Penha que pune quem pratica violência domestica conta mulheres.


Mais informações

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Vereador pede providências para capela e cemitério

Quarta-feira- 08 de abril
Capelas mortuárias necessitam de ar condicionado
Mesmo sendo um investimento quase irrisório diante do beneficio que ofertaria, a Prefeitura de Piratini protela instalar aparelhos de ar condicionado nas capelas mortuárias existentes junto ao Cemitério Municipal.

Mesmo após inúmeras reclamações  e repetidos pedidos há alguns anos para solucionar o problema, a falta de ação neste sentido causa desconforto  para àqueles que precisam participar dos atos de despedida de seus entes queridos que também se apertam nas duas salas para este fim deixando claro que a falta de espaço se soma aos pedidos de melhoria.

A situação foi novamente motivo de requerimento das melhorias, desta vez, através do vereador Marcial Guastuci, bancada do PMDB.
- As capelas são muito frias no inverno e extremamente quentes no verão, o que oferece muita dificuldade para quem já tem que passar por um momento de muita dor. Entendo que o gasto para colocar ar condicionado nas duas salas é muito pequeno, então não dá para entender o motivo que leva o executivo a não tomar uma providência – argumentou o parlamentar.

Guastucci também estendeu o assunto ao referir-se ao desrespeito devido aos atos de vandalismo e roubos seguidamente registrados no cemitério.

Ele requisitou que a prefeitura instale um portão mais resistente e mantenha o mesmo fechado à noite, evitando com isso as ações danosas.

- Desde que foi inaugurado o que se viu foi apenas a construção de mais túmulos e praticamente nenhuma melhoria. Do local são roubados santos e até velas das sepulturas – denúncia.
Mais informações

Audiência tentará agilizar instalação do PPCI

Quarta-feira- 08 de abril
A adequação de praticamente a totalidade dos prédios comerciais de Piratini que estão em descordo com as novas normas do Corpo de Bombeiros será finalmente discutida de uma forma mais ampla e com as autoridades competentes no município.

A Prefeitura Municipal  em parceria com a Frente Parlamentar de Segurança Pública idealizada e aprovado no legislativo a partir de uma ação do vereador Sérgio Castro, PDT, estará provendo dia 14 deste mês uma audiência pública que poderá servir com um primeiro avanço neste sentido.

Como presença imprescindível, o Comando Regional do Corpo de Bombeiros que falará sobre o assunto principalmente para entidades representativas sobre  forma correta de aderir ao Plano de Prevenção Contra Incêndio, detalhe que tem impedido a renovação dos alvarás de funcionamento junto à prefeitura.

A ideia também é encontrar formas para agilizar o recebimento de processos, vistorias e alvarás dos estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços. Com relação a estes pontos já há uma ação que pretende viabilizar um atendimento físico na cidade.

A audiência será realizada nas dependências da Sociedade Recreio Piratiniense.
Mais informações

terça-feira, 7 de abril de 2015

Abertas as inscrições para conselheiro tutelar

No princípio da semana o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Piratini (CONDICA), deu inicio ao processo que vai eleger cinco conselheiros tutelares em 04 de outubro deste ano.

A prova escrita para os aspirantes será realizada em 26 de julho, começando às 13hs e se estendendo até às 17hs. O local ainda não foi definido e será divulgado com antecedência pelo órgão nos veículos de comunicação.

A posse dos eleitos está marcada para 10 de janeiro do próximo ano e o mandato terá duração de quatro anos sendo permitida uma recondução, ou seja, os eleitos têm direito no máximo a uma reeleição.

Requisitos Básicos.
Para candidatar-se às vagas, é necessário ter idade igual ou superior a 21 anos, residir no município e apresentar a documentação que comprove a idoneidade moral.

É preciso ainda, ser eleitor, possuir no mínimo o 2º grau completo, comprovar experiência com crianças e adolescentes  através de, por exemplo, certidão e atestado.

O salário para função atualmente é de R$ 812, 86( Oitocentos e doze reais e oitenta e seis centavos) e é reajustado pelo mesmo índice que eleva os salários do quadro geral de servidores municipais e, no caso de já pertencer ao quadro, o eleito poderá optar entre o valor da remuneração do cargo ou o valor de seus vencimentos por ser funcionário de carreira.




Mais informações

Brigada Militar aprende itens roubados de escola

Terça-feira-07 de abril
A escola municipal Vera Maria de Azevedo Moreira que foi arrombada e furtada no final de semana passado, recebeu na segunda-feira, 06, os itens levados do educandário.

Graças ao trabalho rápido e eficiente da Brigada Militar, o computador, a televisão e uma caixa amplificada, material usado na educação diária dos alunos, foram reavidos e entregues na Delegacia de Polícia Civil pelos soldados Pedra e Fão, integrantes da guarnição de serviço.


A apreensão ocorreu em uma residência no próprio bairro da escola, Padre Reinaldo, onde os policiais investiram e tiveram êxito ao revistarem o local usado como moradia pelo suspeito menor de idade que agora vai responder pelas medidas cabíveis previstas na lei,
Mais informações

segunda-feira, 6 de abril de 2015

ERRATA

Segunda- 06 de abril
Após recebermos informações de diversas pessoas, constatamos um equívoco na matéria que fala sobre a morte de Nilson Ben Hur Barbosa da Silva, vulgo "Nelsinho". 

Ao contrário do que foi citado, a boate da qual ele foi proprietário não fica na ERS-702, mas sim na rua 8 de Dezembro, próximo a uma abastecedora de combustíveis do município.

Outra informação pertinente a ser citada, é que a boate não estava mais alugada para Nelsinho, tendo atualmente outro proprietário. 

Pedimos escusas à todos que sentiram-se lesados pelo equívoco. 
Mais informações

domingo, 5 de abril de 2015

Dono de boate em Piratini é morto em Canguçu

Domingo-05 de abril
Por volta das 01h10min da madrugada deste sábado (4), Nilson Ben Hur Barbosa da Silva, popular "Nelsinho", foi morto dentro da boate Bokarra, localizada na rua Maria Conceição Monteiro Bento, centro do município de Canguçu.

Nelsinho também tinha uma casa noturna em Piratini, que foi inaugurada no ano passado, às margens da ERS-702, próximo ao perímetro urbano do município. Ele foi alvejado por 4 tiros e não resistiu aos ferimentos, vindo à óbito. 

Aproximadamente 15 minutos depois do ataque, outro proprietário de boate também foi atingido com as mesmas características. Alessandro Ribeiro Silveira, dono da boate Araras nas margens da BR 392, também recebeu 4 disparos. Em estado grave foi levado para atendimento em Pelotas.

Segundo a delegada Paula Aline Vieira existe a suspeita que seja o mesmo homem que atirou em Nelsinho e Alessandro. A polícia trabalha na identificação do suspeito da autoria dos disparos e faz investigações para encontrá-lo.

A Brigada Militar e a Polícia Civil fazem buscas. Quaisquer informações podem ser enviadas ao 190 ou no plantão de ocorrências da delegacia 81475172.
Com as informações: Blog Mundo Piratini
Colaboração- Canguçu em Foco
Mais informações

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Atendente encontra 10 mil e devolve ao proprietário

Quinta-feira-02 de março
Ela tem 19 anos, trabalha como atendente de farmácia e dado ao seu gesto ganhou notoriedade na cidade de Piratini.
Serena, Amanda Cames Teixeira relutou em falar sobre o assunto com a imprensa, mas, diante do argumento de que o que fez é algo que se destaca diante de um país mergulhado em escândalos de corrupção acabou relatando como encontrou e devolveu algo em torno de 10 mil reais achados na rua quando retornava do trabalho para casa na sexta-feira, 27 de março.
-Eu caminhava com minha irmã quando avistamos uma pasta jogada. Abri e encontrei envelopes que também verifiquei. Achando que só tinha papéis levei para casa para depois procurar o dono – relembra.

Amanda conta que uma vizinha foi visita-la e ficou curiosa para saber o conteúdo da pasta, abriu e encontrou o primeiro valor: R$ 900,00. A partir daí, a contagem continuou até chegar aos R$ 4.000,00.
- Quando contamos quatro mil reais eu me assustei e guardei tudo-
Sem dados que a levassem ao proprietário, ela percebeu que os papéis na verdade eram pedidos de empresas para produtos de pet shop, assim, colocou créditos no celular e deu inicio a romaria para devolver o dinheiro.

- Não dormi direito aquela noite. Eu ligava para as empresas, todas situadas em outras cidades, explicava a situação e quem me atendia desconfiava. Chegaram até me xingar, mas, não desisti pois vivo do meu trabalho e quem perdeu poderia ter filhos e não ter como pagar este valor-  relembra a jovem que precisa trabalhar quase um ano para ganhar a quantia achada.

Depois de quase dois dias procurando sem sucesso, a coincidência do destino se fez presente. É que Amanda tem entre seus colegas de farmácia uma veterinária que se prepara para abrir uma empresa do gênero e que havia tratado com o vendedor residente em Canguçu.

O resultado dessa história é que nem mesmo ele acreditou quando viu as cédulas e os cheques sendo devolvidos após serem perdidos pelo motorista da empresa.

Como presente por seu gesto de honestidade ela que cobrou apenas os R$ 35.00 gastos na recarga do telefone, vai ganhar de presente um aquário, um agrado para quem somente seguiu os ensinamentos obtidos em casa.
- Foi isso que aprendi com meus pais. Não conseguiria olhar no rosto deles se eu tivesse gastado esse dinheiro que não é meu – conclui.
-





Mais informações