quarta-feira, 30 de julho de 2014

Cadela dá cria e Ong pede lar provisório

Quarta-feira- 30 de julho
Cadela que  pariu seis filhotes e está desamparada
Ela não tem nome e, é só mais um cão abandonado pelo proprietário pelas ruas de Piratini para vagar em busca de comida, atacar carros e motos ou morrer de fome pela falta de assistência. Sem batismo, uma cadela largada grávida no prolongamento da Rua Osvaldo Aranha, a cerca de 20 dias, deu à luz na madrugada de quarta-feira, 30, debaixo de uma das tendas que abrigam um dos espaços destinados aos vendedores ambulantes da cidade.

Com seis filhotes, de imediato contou com a solidariedade de todos que a alimentaram e aumentaram a proteção do local escolhido para abrigar os recém-nascidos.
 Assis Gonçalves, morador da Ponte do Império, localidade da BR 293, se apressou para comprar uma coleira anti-pulgas.

- Ela está se coçando muito, vou ajudar, pois, já estou acostumado a resgatar animais acidentados no asfalto – revelou enquanto contava com a ajuda de outro comerciante para por a coleira.
Jorge Dutra, proprietário da banca que agora serve de morada provisória, também tentou amenizar a situação.

- Fiz contato com a Ong Amigo do Bicho, mas, eles me disseram que no momento não podem receber mais cães – disse o barbeiro.

Ligamos para Carla Kramp, fundadora da instituição em Piratini, e ela explicou a negativa:
 -Infelizmente a ong está com a capacidade esgotada mas, há uma saída que é o lar temporário – disse Carla.

Detalhou que é necessário que alguém abrigue a mãe e os filhotes pelo período de um mês e meio. Durante esta estadia, a instituição se compromete com a alimentação, doação dos animais, castração da cadela e devolução da mesma às ruas. o que segundo ela é o que reza a lei.

Karla que conhecia o caso do animal desde seu abandono, criticou a ação:

- Ninguém procura a ong para realizar a castração, o que evitaria todo esse problema. É desumano abandonar o bicho, principalmente nesta situação. 
Mais informações

Cristiano Quevedo abre Semana Farroupilha

Há pouco menos de 40 dias para o inicio dos festejos durante o mês que abriga a data máxima do gaúcho, muitos já são os questionamentos da comunidade com relação à festa este ano em Piratini, assim como as definições em torno do mesmo.
O secretário de administração Humberto Porto, presidente da comissão organizadora da festa em 2013, o que deve se repetir novamente, tornou público o que já se vislumbrava: outra vez não será possível que o ginásio, interditado ano passado devido a ausência de muitas das novas normas de segurança exigidas pelos Bombeiros, abrigue os shows do evento.
- Já há uma empresa encarregada do projeto para as alterações, mas, as novas normas com relação ao Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) que começaram a vigorar a partir de fevereiro, vão facilitar um pouco mais a questão das adequações, assim, decidiu-se deixar para dar inicio às reformas em outubro – explicou Porto.

Desta forma, outra vez será contratada e erguida à estrutura piramidal a base de lona e ferro, e que terá a dimensão de 28x50 metros quadrados, o suficiente para acomodar milhares de pessoas, inclusive nas arquibancadas, nas noites de maior público.

Mas o Centro de Eventos Erni Pereira Alves já está em reformas em seu entorno.  Em anexo ao já existente Pavilhão da Indústria Comércio que abriga estandes e a Praça de Alimentação, a prefeitura está erguendo um novo espaço, também em madeira, com 450 metros quadrados.

- Com mais esse anexo atingiremos 2 mil metros quadrados de área fixa e coberta, ficando mesmo apenas os shows em espaço móvel – disse Humberto Porto.

Quanto aos shows para os nove dias de festa, até o dia 16 de setembro a comissão organizadora já divulgou os nomes. No dia 12, abertura dos festejos, Edson Vargas antecede o Grupo De à Cavalo e o prata da casa Cristiano Quevedo.
 Já estão contratados também entre outros, Garotos de Ouro, Joca Martins, Pirisca Greco, César Oliveira e Rogério Melo, Marcelo Caminha, Teixeirinha Filho, Ênio Medeiros e Délcio Tavares, 
Mais informações

Morte após acidente provocado por cavalo


Quarta-feira-30 de julho
Um cavalo solto na BR 293, quilômetro 162, em Hulha Negra, causou um acidente entre um carro e um caminhão. O motorista Waner Adel dos Santos, 59 anos, morreu na hora. A colisão ocorreu hoje, por volta das 19h45min. 
Santos conduzia um carro Bora, com placas IRD 6862, de Porto Alegre e trafegava de Bagé em direção a Rio Grande. No começo da ponte sobre o arroio Passo da Areia, o motorista tentou desviar de um cavalo que estava solto na pista e acabou colidindo com um caminhão Scania, com placas BWL 3392, de Santana do Livramento, que trafegava no sentido contrário. 

Uma mulher de 43 anos que estava no veículo, no momento do acidente, teve uma fratura no braço e foi levada ao Pronto Socorro da Santa Casa de Caridade de Bagé. Com a colisão, o caminhão ainda perdeu a roda dianteira, que ficou sobre a pista. 
O veículo ficou com a parte frontal danificada. O caminhoneiro, que levava uma carga de adubo para a cidade de Uruguaiana, não ficou ferido.
Fonte: Eigatimaula


Mais informações

Atropelamento leva a óbito em Pinheiro

Quarta-feira-30 de julho
Na noite de terça (29), por volta das 20h30min, um acidente na Avenida Protásio Alves acabou levando a óbito o morador e empresário Pinheirense, Valdir da Silva Ferreira. 

Valdir era proprietário do bar e mercearia Três estrelas, (defronte ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais), local bastante frequentado. 
No local além de contar com mesa de bola 8, que atrai um bom público, contava com bebidas alcoólicas. 

O acidente ocorreu, quando de forma distraída o morador atravessava a Rua, em um ponto as escuras (falta de iluminação).  
O condutor do veículo Passat, P.A., prestou socorro à vítima. Mesmo sendo atendido com vida, o empresário no deslocamento para Pelotas não suportou e veio a óbito. 

Uma moradora informou que o motorista não precisou realizar o teste do bafômetro e isto acabou revoltando as primeiras pessoas que chegaram no local.
Com as informações: Blog Eigatimaula
Mais informações

terça-feira, 29 de julho de 2014

Porto anuncia água encanada para o Caneleira

Terça-feira- 29 de julho
Miguel Porto quer começar trabalho no mês de setembro
As dezenas de moradores do Passo da Caneleira, localidade situada a não mais que 1,5 quilômetros do perímetro urbano de Piratini, podem finalmente, depois de décadas de sofrimento pela a ausência de água potável e encanada, comemorar uma boa notícia.

Nesta terça-feira, 29, o secretário de urbanismo e serviços públicos Carlos Miguel de Ávila Porto, Cacaio, revelou que a Prefeitura de Piratini e a Companhia Rio-grandense de Saneamento, (CORSAN) firmaram um convênio para finalmente estender a rede subterrânea  até o bairro hoje abastecido duas vezes por semana pelo caminhão Pipa da prefeitura ou por poços artesianos existentes em algumas residências.

Na semana passada mostramos aqui o drama da moradora Vanessa Sampaio, 24 anos, uma das prejudicadas com o não comparecimento do caminhão por 19 dias consecutivos que, devido a problemas mecânicos paralisou a entrega do líquido.  A saída para Vanessa foi o grande volume de chuvas que permitiram encher as caixas d’água.

- A ideia é dar inicio e terminar a abertura da vala, contrapartida da prefeitura, no mês de setembro. Isso só não vai ocorrer agora porque a retroescavadeira tracionada, ideal para este tipo de serviço está em conserto – explicou Cacaio.

Ele disse ainda que, caso a maquina não fique pronta até este período, outra, que não é a adequada, mas permite a realização do trabalho, será usada para este fim.

- Superamos alguns entraves burocráticos que sempre existiram e, tanto CORSAN quanto prefeitura estão felizes por finalmente dar fim a esse problema histórico e, em breve levar água aos moradores do Caneleira- encerrou.
Mais informações

Caso Vera Moreira: Acusados são condenados

Terça-feira- 29 de julho
O Blog Eu Falei conseguiu com exclusividade a informação de que um 2º Sargento da Brigada Militar de Piratini e, que hoje atua em Pelotas e também sua esposa que até os primeiros meses deste ano professora na Escola Municipal Vera Moreira, foram punidos pela justiça sendo condenados pela pichação e ameaças ao patrimônio do educandário em abril de 2013, fato que teve grande repercussão na comunidade por ainda envolver  a diretora do colégio, professora Vilma Antunes (foto)  agredida moralmente.
Em contato com Vilma, esta se recusou a falar sobre o fato alegando não estar autorizada por seu advogado, mas, uma fonte segura do blog, relatou que em audiência no princípio deste mês, tanto o policial militar quanto sua companheira que agiram juntos na ação, terão que pagar à escola uma indenização revertida em doações a serem usufruídas pelos estudantes.
Como ainda não foi possível ter acesso ao processo através tanto da Promotoria Pública como o judiciário, não se pode, ao menos por enquanto, revelar os nomes dos autores.

Eles que foram condenados a revelia, ou seja, não compareceram à audiência, a   pagar  à instituição de ensino R$ 5 mil em brinquedos, R$ 5 mil em materiais de construção, um fogão industrial e um freezer.

Nestes casos, é concedido aos réus 10 dias para recorram da sentença, o que também serve para apresentar a alegação de que não tem condições financeiras para custear o imputado. Segundo nossa fonte, o prazo expirou e não houve o uso deste direito.
Além da sansão que vai beneficiar a escola, haverá ainda um processo por danos morais movido pela vítima contra os autores.
A professora pediu exoneração de sua função no município e atualmente atua no mesmo ramo em Pelotas.

Mais informações

sexta-feira, 25 de julho de 2014

O drama de quem mora no Passo da Caneleira

Sexta-feira-25 de julho
Para não ficar sem o líquido, água da chuva foi a saída
A chuva registrada até ontem, quinta-feira, foi o alento para algumas das dezenas de famílias que residem no Passo da Caneleira e não possuem um poço artesiano no quintal de casa. Com a precipitação foi possível ao tirar as tampas das caixas d’água, encher as mesmas e usar essa água para consumo próprio, preparo das refeições e higiene pessoal.

Nesta sexta-feira, 25, e, depois de 19 dias, o caminhão pipa da Prefeitura de Piratini que até ter problemas mecânicos fazia o trabalho de abastecimento dos reservatórios duas vezes por semana, retornou para a satisfação dos usuários desamparados.

Situado a um quilômetro e meio do princípio do perímetro urbano, o problema ocasionado pela ausência de tubulação da Companhia Rio-grandense de Abastecimento, (Corsan), já ultrapassa uma década e meia e foi se agravando com o crescimento da vila.

Com dois filhos, de 02 e 03 anos, a desempregada Vanessa Sampaio, 24 anos, já há  sete sente na pele a falta do líquido. Para ela, a chuva foi à saída que veio dos céus.

- Juntei água de uma goteira que tem na casa e dei para as crianças, mas, também aproveitei pra encher a caixa d’água – relata Vanessa que continua:
- No verão é muito pior. No ano passado faltou água para todos no natal só retornando após o ano novo- recorda.

Para ela, quando os grandes períodos sem o líquido passam a vigorar, a água que escorre por debaixo de uma ponte um tanto distante dali, é a saída para lavar roupas.
Em 2013 a prefeitura fez tentativas para descobrir água perfurando o subsolo, o êxito não foi alcançado e o drama dos residentes teve continuidade.

Segundo o secretário de urbanismo e serviços públicos Carlo Miguel de Ávila Porto, tanto Corsan quanto prefeitura, já caminham para em breve estender a rede hidráulica até o bairro e, detalhes sobre o projeto serão revelados na próxima semana.
Mais informações

corpo de Eliza está perto de aeroporto


Jorge Rosa Sales, primo do goleiro Bruno, condenado pela morte da ex-modelo Eliza Samudio, revelou nesta quinta-feira em entrevista à Rádio Tupi que a ex-modelo estaria enterrada em um terreno próximo ao Aeroporto de Confins, perto de Belo Horizonte. Jorge, que na época do crime era menor de idade, afirmou que Eliza não foi esquartejada, mas foi torturada e asfixiada na casa de Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, e seu corpo foi enrolado num lençol e colocado dentro de um saco lacrado.
— Ela está enterrada num sitiozinho em BH próximo ao Aeroporto de Confins. Antes de chegar no aeroporto. É uma estrada de chão bastante deserta, não tem muito movimento, praticamente abandonada. Eu identifico com um pé de coqueiro que é meio curvado. Eu só estou dando essa reportagem aqui porque eu quero que a minha mente fique tranquila. Acabar com isso logo para a mãe dela poder enterrar a filha dela. Ela não foi esquartejada. Só cortaram a mão dela. O corpo ficou inteiro — disse Jorge, antes de revelar como Eliza foi enterrada.
— O buraco em que ela foi enterrada foi feito por uma retroescavadeira para dificultar a localização do corpo — contou.
O primo do goleiro ainda falou sobre sua participação no crime e sobre o outro primo de Bruno, Sérgio Rosa Sales, que participou da reconstituição do crime e foi assassinado em 2012. O jovem teria sido morto por culpa de Macarrão.
—Eu estava em Belo Horizonte e não sabia que aquilo ia acontecer. Eu não conhecia aquele lugar. Como eu ia sair para pedir ajuda? Como eu ia sair do local correndo? Não pude fazer nada porque o Bola é um psicopata, mata fácil. Fiquei com medo de sair para pedir ajuda — relatou, antes de falar sobre Sérgio.
— Ele falou demais.Bruno foi condenado pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver, sequestro e cárcere privado da modelo Eliza Samudio e de Bruninho, seu filho, e sentenciado a 22 anos e três meses de prisão pela juíza Marixa Fabiane Rodrigues, no Fórum de Contagem (MG), na madrugada do dia 08 de março de de 2013. Recentemente, o goleiro foi transferido do Presídio de Contagem para a Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, no norte de Minas Gerais.
LANCEPRESS!
Mais informações

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Polícia recupera três carros e prende ladrões

Quinta-feira-24 de julho
O disfarce de trabalhador, mais especificamente de encanador, não deu certo para P.P.G, 32 anos,(foto) um dos responsáveis por furtar três carros, sendo dois Gols e uma Saveiro, entre a madrugada e as 06:30 da manhã desta quinta-feira.
Na fuga, após trocar tiros com a polícia próximo ao Balneário Municipal, ele conseguiu retornar para o centro da cidade e, no caminho, para livrar-se de parte das vestes que o caracterizavam e haviam sido anunciadas nas emissoras de rádio local, roubou um par de botinas que usou para substituir o peculiar tênis vermelho, e livrou-se do moletom. Para tentar passar despercebido, Pablo que tem 23 folhas de ficha policial, roubou também duas barras de cano pvc e, com eles foi preso na lotérica da cidade exatamente às  10:30 da manhã.
- Não sou ladrão profissional, pratico roubos para sustentar meu vício no craque. Dos carros só aproveito as rodas para trocar pela droga- disse o ladrão que inicialmente informou para um PM que era taxista para logo a seguir corrigir-se: Sou ladrão mesmo.

S.V.M, 23 anos que participava do bando de quatro integrantes,  ao ser entrevista da por nossa reportagem contou  ser garota de programa. Ela também foi criativa para tentar despistar a grande quantidade de policiais que fecharam o cerco aos larápios.
- Roubei uma bicicleta e fui em direção à rodoviária. Eu ia pegar o ônibus para Pelotas, mas não deu – lamentou ela que escapou da morte, já que um dos tiros disparados pela Brigada Militar passou rente ao seu olho direito e se alojou no painel do primeiro carro roubado em Pelotas.
Assim como P.P.G, ela chamou a atenção por seu estado e foi denunciada por populares ao 190 da BM.
Com apenas 15 anos, a menor T.P.S parecia não se importar com sua situação. Com o moletom que usava furado na altura do ombro direito também por um dos projéteis, ela contou que o bando já praticou outros furtos, inclusive na cidade de Canguçu onde roubavam constantemente caixas de som automotivo para dar em troca de drogas.
O quarto integrante do grupo foi parado pela Polícia Rodoviária Federal. Ele que até o momento só se sabe atende pela alcunha de “Crema”, conduzia junto a outro indivíduo ainda não identificado a Saveiro roubada as 06:30 da manhã.
Mais informações

Polícia persegue e troca tiros com ladrões

Quinta-feira-24 de julho
Efetivos da Brigada Militar e da Polícia Civil realizam as buscas
Inicio de manhã movimentada na área policial em Piratini por conta de uma troca de tiros entre e a Brigada Militar e dois bandidos que em um primeiro momento são da cidade Pelotas e estavam acompanhados de duas mulheres, uma menor de idade e se encontra detida na sede da Brigada Militar do município.

O episódio teve inicio as 05:30 desta quinta-feira quando uma denúncia anônima informou o plantão da  Brigada Militar sobre um automóvel gol que estava circulando de forma suspeita pela cidade. Ao averiguar a placa do carro ,o sistema acusou que este havia sido roubado em Pelotas assim, na tentativa de abordagem, houve a fuga e descobriu-se neste momento que eles já haviam roubado outro carro pertencente a Marcos Quevedo, funcionário de um posto de gasolina. Os dois veículos foram abandonados.

Teve inicio então um tiroteio que culminou na fuga dos dois homens e da segunda mulher na área no Balneário Municipal. Eles passaram a ser perseguidos a campo pela BM e pela Polícia Civil e , por volta das 08h as autoridades prenderam a segunda mulher envolvida no fato sendo esta maior de idade e concentrou  as buscas aos dois homens.
Um deles foi preso na lotérica da cidade as 10:30 da manhã e, estranhamente portava consigo canos de pvc. O segundo bandido é de cor negra e estaria baleado.

O Tenente Oscar Barbosa comandante da BM alerta os moradores dos arredores do balneário, entre eles os do Bairro Calcário, que não param o carro, não concedam carona e não abram a porta para elementos desconhecidos.
Mais informações

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Marceneiro ameaça interromper Perimetral

Quarta-feira-23 de julho
Água da chuva tomou calçada e boa parte da rua na Perimetral
 Quando o céu fechou hoje pela manha antecipando a popular “Bomba D’água”, o marceneiro Rosalvino Dilmann dos Santos, 61 anos, já sabia que, novamente a exemplo do que ocorrera na madrugada, teria sua casa e oficina que funciona em anexo invadida pelas águas da chuva.

E assim foi. Até o princípio da tarde desta quarta-feira já havia chovido cerca de  45 milímetros na cidade e lá estava o morador da Avenida Perimetral, via totalmente pavimentada, erguendo móveis, máquinas e pendurando cabos de energia para tentar evitar ou, ao menos reduzir o prejuízo.

Como há cinco anos a cena se repete, nesta manhã ele perdeu a paciência. Ligou para a Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos e também para a imprensa e ameaçou:
- Se até as 14h vocês ao menos não amenizarem o problema fazendo a limpeza dos bueiros eu vou colocar as carrocerias no centro da rua e vou interrompe-la. 
Ele se referia as carrocerias de caminhão que fabrica em um terreno baldio em frente à sua casa.

A ameaça teve seu efeito. Antes mesmo deste horário, três servidores da prefeitura já estava de pá e picareta em mãos e deram inicio ao serviço.
No verão deste ano a marcenaria ficou totalmente tomada pela água e, quando o nível baixou, restou a eles em meio ao lamaçal, jogar fora o que não foi possível salvar. Ele contabilizou os prejuízos:
- Na semana passada eu já havia tido um prejuízo de três mil reais em madeira MDF e agora novamente e, só não foi pior porque conseguimos nos antecipar – lamenta Silva.

Na época a reportagem fez contato com o secretário de Urbanismo e Serviços Públicos Carlos Miguel de Ávila Porto, que se limitou a argumentar que o processo licitatório para a aquisição de bueiros com maior capacidade de vazão é demorado, portanto, não há uma previsão para o problema 
Mais informações

Gilson denuncia rachas em frente as capelas

Quarta-feira-23 de julho

Ruas das capelas é usada para rachas de carros e motos
Os chamados “rachas ou pegas”, que é quando dois ou mais veículos realizam disputas em via pública, agora já ganhou a Rua Afonso Gassier, no Bairro Santa Isabel, e que abriga às duas  capelas mortuárias da cidade.

O perigo aos pedestres e o desrespeito aos familiares que ali velam seus entes, chegou até a Câmara de Vereadores na sessão da terça-feira, 22, quando o vereador Gilson Gomes, PP, levou o assunto para a discussão e pediu através da aprovação de requerimento providências temendo que algo pior venha a acontecer.

- São em média dois velórios por dia que ali ocorrem. Eu estava em um deles e pude presenciar o desrespeito. Ali, se testemunha com frequência rachas de carros e motos e, por muito pouco, uma senhora que acompanhava um dos atos fúnebres não foi atropelada – relatou o progressista.

Em seu pedido, Gilson requer que a Prefeitura instale além de redutores de velocidade em frente às capelas, também uma faixa de segurança que permita a travessia dos pedestres sem risco de atropelamento.

- É isso ou teremos acidentes graves sendo registrados naquele local- disse.
Não é a primeira vez que o legislativo aborda o assunto. O vereador Renan Dias já havia também realizado o pedido.
Mais informações

Diego espera ampliação para ter mais verba


Quarta-feira-23 de julho
A semana foi marcada pela liberação de R$ 8 milhões pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), valor que corresponde aos repasses executados na primeira semana de julho.
Como beneficiados os municípios de Amaral Ferrador, Arroio Grande, Canguçu, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pelotas, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, Tavares e Turuçu  na região Sul.
Para o secretário municipal de saúde de Piratini, Diego Espíndola que também está a frente do Conselho dos secretários de saúde do estado, a liberação do recurso é vista como um novo desafio inclusive à Piratini, mas, possível  de ser vencido.
Ele explica que da metade sul que, recebeu a segunda maior fatia de recursos ficando atrás apenas da serra gaúcha que obteve R$ 20 milhões, por ser referência entre outras em Urologia, Dermatologia, Obstetrícia, Cirurgia Geral e Otorrino, pode sim vislumbrar que do total assinado esta semana pela secretária municipal de saúde, Sandra Fagundes, Piratini conseguirá algo em torno de R$ 2.800 mil ( dois milhões e oitocentos mil).

- Para que isso ocorra precisaremos não só manter o número de consultas, exames e cirurgias nas especialidades citadas, mas, também ultrapassá-las. Cito como exemplo o caso da otorrinolaringologia que disponibiliza 100 consultas a cada mês e teremos que ampliar pAra no mínimo 120 – detalha o secretário.

Ele acredita que se for levado em conta a equipe e a estrutura disponíveis hoje no hospital Nossa Senhora da Conceição, dentro do prazo, o semestre que resta deste ano e também 2014, será possível subir os números e índices.
-



Mais informações

Relação dos Contemplados com a CNH Social

Quarta-feira-23 de julho


Em Piratini, apenas quinze pessoas foram contempladas com a 2ª edição da CHN Social. O número reflete as inscrições para o beneficio que não ultrapassaram os 50 interessados, muito distante da edição do ano passado quando o  CFC  da cidade registou 300 inscrições.
Na terça-feira (22), O Departamento Estadual de trânsito (Detran) divulgou a lista com os 7 mil contemplados com  CNH a custo zero.
 Os selecionados no sorteio podem ser conferidos site do Detran e no Diário Oficial do Estado.
Os beneficiados estarão isentos do pagamento de todas as taxas para os serviços de habilitação, dos exames médicos e psicológicos, do curso teórico-técnico, aulas em simulador, curso prático de direção veicular e locação de veículos, e também dos exames teórico e prático.
Os candidatos selecionados no sorteio deverão realizar a abertura do processo de habilitação no CFC em que realizaram a inscrição, no período entre 22 de julho e 08 de agosto.

Abaixo, a lista dos contemplados em Piratini
Alexandre Oliveira de Oliveira
Beloir de Oliveira Soares
Bruno Peroba Pereira
Cintia dias de Melo
Givalnildo Xavier Farias
Hélio Dutra Teixeira
Josinio Antônio Madruga Garcia
Luciana Greque Fouchi
Luis Valério Valadao Barcelos
Marcelo Luciano Domingues Silveira
Maria Alzira Goulart Lessa
Maria Aparecida Batista Garcia
Mirian Beatriz Batista Farias Soares
Renata Teixeira Couto
Tamires Gisele Damasceno Duarte





Mais informações

terça-feira, 22 de julho de 2014

Castro quer vídeo monitoramento nas avenidas


Terça-feira-22 de julho
A redução cada vez maior do efetivo da Brigada Militar em Piratini, assunto que quase nunca quem comanda a corporação a nível local está autorizado a falar, foi um dos principais temas para o pedetista Sérgio Castro, sessão da terça-feira, 22, quando o parlamentar abordou o vandalismo e anunciou suas sugestões ao prefeito Vilso Agnelo, PSDB, para ampliar a segurança na cidade.
Sérgio externou sua preocupação efetiva com o contingente de Policiais Militares disponíveis, no momento apenas 22, o que na sua visão, prejudica sensivelmente a segurança, tanto na cidade quanto no campo. Ele fez uma comparação:
Na década de 80 tínhamos 83 brigadianos em Piratini e, até o fim do ano, teremos devido aos que vão se aposentar, somente 19. É histórica a defasagem da segurança pública em todo o estado, aqui, não é diferente e estamos cada vez mais preocupados – disse.

Para amenizar a situação e auxiliar as forças policiais, Castro deu entrada em um requerimento onde solicita ao executivo um projeto para a implantação do Vídeo monitoramento, ou seja, câmeras de segurança que seriam instaladas num raio de dois quilômetros, partindo do princípio da Avenida Maurício Cardoso, passando por todo o Centro Histórico e finalizando no Hospital Nossa Senhora da Conceição, na Avenida 6 de Julho.
Mas o pedetista foi além a suas sugestões ao relembrar uma iniciativa que já foi usada no governo de Francisco Luçardo, PSDB, entre aos anos 2000 e 2008.

- É vandalismo de toda ordem, patrimônio público, privado, então uma das saídas seria manter, como foi feito naquela época, funcionários públicos numa vigilância noturna constante para que a Brigada Militar seja comunicada de tais atos, ou então, a criação da Guarda Municipal – sugere Castro.
Mais informações

Ambulância do Samu volta aos atendimentos

Terça-feira-22 de julho

 Depois de reforma, unidade retorna à ativa em Piratini
Depois de um período de 22 dias sem realizar atendimentos de emergência para que pudesse passar por uma reforma geral em sua mecânica, a ambulância do Samu de Piratini voltou às suas atividades esta semana, permitindo com isso, que sua substituta, umas das novas viaturas para remoção simples de pacientes para outras cidades e  entregues recentemente pelo Estado, também retornasse à sua funções de origem.

Conforme revelou o secretário municipal de saúde do município, Diego Espíndola, mesmo que, mensalmente haja um repasse para manutenção de viaturas do Samu, foi necessário que fossem investidos cerca de R$ 3.000,00 ( três mil reais) no conserto, verbas que saíram dos cofres do município.

O veículo está em operação desde 2011 e, na visão de Espindola, já integra a frota sucateada que se deteriorou mais rapidamente devido as terreno em que circula.
- Atendemos chamados em todos os distritos e, nossa extensão rural é de aproximadamente sete mil quilômetros. Isso faz com que ela tenha uma vida útil menor, o que também ocorre em São Lourenço, mas, não acontece, não tão rapidamente em cidades onde a malha é praticamente toda em asfalto – explica o secretário.

Mas ele também informou que providências já estão sendo tomadas neste sentido, uma vez que esta semana saiu uma resolução do Ministério da Saúde ampliando tanto a verba quanto a meta para atendimentos desta natureza, o que vai proporcionar uma renovação da frota também no Rio Grande do Sul.

- Quando chegar o momento de dividir essas unidades Piratini estará entre as prioridades – acredita.
Mais informações

O casamento gay em um CTG de Livramento


Um dos bastiões do tradicionalismo, capaz de mobilizar o recorde de 6 mil cavaleiros no desfile da Semana Farroupilha, Santana do Livramento está em rebuliço com a sugestão de que casamentos gays tenham por palco um Centro de Tradições Gaúchas (CTG). Para os que aprovam a ideia, seria uma demonstração de respeito à igualdade – um dos lemas da bandeira do Estado. Já os contrários se rebelam, afirmando que tentam profanar um reduto da virilidade rio-grandense.

Quem propôs celebrar a união entre pessoas no mesmo sexo num CTG foi ninguém menos que a diretora do Foro de Livramento, juíza Carine Labres. Há sete meses no município, a magistrada foi além: entende que a melhor data para o casamento é 13 de setembro, justo quando se iniciam os festejos da Semana Farroupilha e as homenagens a figuras como o general Bento Gonçalves da Silva, o símbolo maior da valentia gaúcha.

Ao ser acolhido pelo patrão do CTG Sentinela do Planalto, o advogado e vereador Gilbert Gisler, o Xepa, o plano da juíza Carine instalou a polêmica na cidade. E reações indignadas. O presidente da Associação Tradicionalista de Livramento, Rui Ferreira Rodrigues, ressalva que não é contra o enlace entre gays, mas desde que ocorra em local apropriado.
– Que se casem onde quiserem, cada um vive do jeito que quer, mas um CTG não é o lugar para isso – destaca.

Na terça-feira da semana passada, Rodrigues convocou os representantes das 40 entidades tradicionalistas de Livramento para uma reunião de urgência. Compareceram os líderes de 38 delas, todos repudiando o casamento gay em CTG. Também deliberaram que o CTG Sentinela do Planalto é ilegítimo, por ter sido desligado do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) devido à falta de pagamento das anuidades.
– Essa casa (CTG Sentinela do Planalto) não representa o seleto grupo do tradicionalismo – diz Rodrigues, em tom severo.

Vereador quer dar exemplo
Coordenador da 18ª Região do MTG, Rodrigues informa que Gilbert Gisler, o patrão dissidente, age com “fins políticos” ao abraçar a união gay. Tão logo saiu da audiência com a juíza Carine, Gisler deu declarações a uma emissora de rádio anunciando a ideia. Para Rodrigues, o desafeto também prejudica a imagem da cidade, onde despontam estátuas ao passado de bravuras.

Atual presidente da Câmara de Vereadores, Gisler refuta as insinuações de que busca votos e fama. Diz que ofereceu o salão do CTG depois de assistir a um casamento coletivo – de 30 pares heterossexuais e um de lésbicas –, patrocinado pela Justiça de Livramento, em março passado.
– Vi a alegria das pessoas. Então, disse que o nosso CTG estava à disposição da juíza – conta.
Músico nativista e “criado no lombo de um cavalo”, como define suas origens, Gisler acha que Livramento pode dar um exemplo de tolerância ao permitir a união gay num CTG. Discorda das críticas de que o projeto poderia macular o histórico de intrepidez dos santanenses, desde as guerras de fronteira contra os espanhóis até as revoluções civis de 1893 e 1923 entre maragatos (rebeldes do lenço vermelho) e chimangos (legalistas do lenço branco).
– Não se pode esquecer os heróis do passado. Longe disso, mas uma cidade precisa se adequar ao seu tempo – observa.
O CTG Sentinela do Planalto realmente foi desligado do MTG por dívidas. Gisler diz que não pretende pagar as anuidades, porque nunca recebeu nenhum retorno positivo do Movimento. Reclama que o CTG precisou ser reconstruído, depois de sofrer arrombamento e vandalismo, sem que o MTG se solidarizasse.
A posição de Gisler não é unânime dentro do próprio CTG. Ex-patrão do Sentinela do Planalto e atual integrante, o uruguaio Pedro Curbelo prefere que os gays se casem em outro local. Ele reproduz um verso de Martín Fierro (publicado em 1872), do escritor argentino Jose Hernández, que morou por uns tempos em Livramento, para expor o que pensa:
– Cada leitão em sua teta e com o seu jeito de mamar.
Fonte: Zero-Hora
Mais informações

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Empate entre Ana e Tarso na disputa ao Piratini

Segunda-feira-21 de julho
A pesquisa IBOPE divulgada neste sábado mostra que a candidata Ana Amélia Lemos, do PP, está com 37% das intenções de voto na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul. Candidato à reeleição pelo PT, o governador Tarso Genro está com 31%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos estão em empate técnico.
O peemedebista José Ivo Sartori está com 4%, seguido de Vieira da Cunha, do PDT, está com 2%. João Carlos Rodrigues (PMN) e Roberto Robaima (PSOL) estão com 1%. Os candidatos Estivalete (PRTB) e Humberto Carvalho (PCB) não pontuaram no IBOPE. Votos em branco e nulos representam 9%, não sabe ou não responderam, 15%.
Rejeição e administração do Governo Tarso
O IBOPE também perguntou aos eleitores em quem eles não votariam. O atual governador Tarso Genro é citado por 29% dos entrevistados, seguido de Ana Amélia Lemos, com 11%, e Estivalete, com 7%. Humberto Carvalho, José Ivo Sartori, Roberto Robaima e Vieira da Cunha estão com 5%, cada. João Carlos Rodrigues tem a menor rejeição, 3%. Entre os entrevistados, 15% disse que votaria em qualquer um dos candidatos, e 24% não sabem ou não responderam. Neste quesito, o instituto deu aos entrevistados a opção de citar mais de um nome.
Outro quesito apurado pela pesquisa foi a satisfação dos gaúchos com o governador Tarso Genro. Para 32% dos eleitores, a administração do petista é “ótima ou boa”, “regular” para 38% e “ruim ou péssima” para 28%, e 1% não opinaram. Em abril, o percentual de satisfação “ótima ou boa” era 25%.
No Senado, Lasier e Olívio tecnicamente empatados
O candidato do PDT Lasier Martins está com 31% das intenções de voto para o Senado do Rio Grande do Sul. O petista Olívio Dutra aparece com 28%. Levando em conta a margem de erro da pesquisa — três pontos percentuais para mais ou para menos — os candidatos estão tecnicamente empatados.
Beto Albuquerque do PSB tem 10%, seguido de Simone Leite, do PP, com tem 3%. Júlio Flores, do PSTU, soma 2%, e Ciro Machado, do PMN, está com 1% das intenções de votos. Gold, do PRP, não pontuou na pesquisa. Votos em branco e nulo somam 9%, e 16% não sabem ou não responderam.
O IBOPE entrevistou 812 pessoas entre os dias 13 e 16 de julho. A pesquisa, encomendada pelo Grupo RBS, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) sob o número 00006/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo 00224/2014.
Informações: O Globo
Mais informações

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Educação abre vagas para cursos técnicos


 Sexta-feira- 18 de julho
A parceria entre o Instituto Federal Sul-Riograndense – IFSul com a  SETEC/MEC, e financiamento da Rede e-Tec Brasil, oferta gratuitamente quatro  cursos técnicos em Piratini  através do Programa PROFUNCIONÁRIO.
O local de realização dos cursos será no Polo de Educação a Distância, localizado na Escola Agrícola.
Os cursos técnicos a serem ofertados do Programa são:
CURSO TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS – forma  subsequente, modalidade à distância, início dia 15 de setembro  de 2014 e previsão de término em dezembro de 2016;
CURSO TÉCNICO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – forma  subsequente, modalidade à distância, início dia 16 de setembro  de 2014 e previsão de término em dezembro de 2016;
  • CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR – forma  subsequente, modalidade à distância, início dia 17 de setembro  de 2014 e previsão de término em dezembro de 2016;
CURSO TÉCNICO EM INFRAESTRUTURA ESCOLAR– forma  subsequente, modalidade à distância, início dia 18 de setembro  de 2014 e previsão de término em dezembro de 2016.

Cada curso terá aulas, uma vez por semana, no turno da manhã, em  dia específico conforme descrição abaixo. Sendo necessária a liberação do  servidor, no horário e dia das aulas, para participar integralmente das atividades  propostas. Os cursos serão executados na modalidade à distância, no polo de educação a distância.
Os alunos receberão material impresso  gratuitamente e contarão com o apoio de tutoria presencial e a distância, além de  equipe de apoio com professores formadores e ambiente virtual de  aprendizagem.

CURSO
Nº DE VAGAS
HORÁRIO DO CURSO
MULTIMEIOS DIDÁTICOS
40
Segunda 8:00 às 12:00
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
40
Terça 8:00 às 12:00
SECRETARIA ESCOLAR
40
Quarta 8:00 às 12:00
INFRAESTRUTURA ESCOLAR
40
Quinta 8:00 às 12:00

Os funcionários interessados deverão fazer sua inscrição até o dia 05 de agosto na Secretaria de Educação.

 Dúvidas: (53)91678881 ou Secretaria de Educação (53)32571200
Mais informações

Canguçuense é levado como refém após assalto

Sexta-feira- 18 de julho

Homens encapuzados atacaram nesta quinta-feira (17) o condutor de um automóvel Gran Siena que se deslocava pela RST-471, no município de Encruzilhada do Sul.
Segundo informações da Rádio Liberdade, o motorista, Eroni Knopp, trafegava no sentido Encruzilhada do Sul-Canguçu. Ele havia estacionado o automóvel poucos quilômetros antes do Rio Camaquã, ainda no município de Encruzilhada.

Antes de retomar a viagem, a vítima foi abordada por dois homens armados e encapuzados. O motorista, que é morador de Canguçu, estava acompanhado por familiares. Ele foi rendido e levado como refém pelos criminosos.

Até o final da tarde a polícia ainda não havia localizado o automóvel nem a vítima. O veículo Gran Siena vermelho – placas IUV 6031 – foi conduzido pelos assaltantes em direção a Canguçu.
Polícia Civil atualiza informações
A reportagem do jornal Canguçu On Line entrou em contato com a Polícia Civil por volta de 21h. Até então a vítima não havia sido localizada. Todos os órgãos policiais da região foram acionados e prosseguiram as buscas pelo motorista desaparecido. Eroni Knopp tem 37 anos, é natural de Sâo Lourenço do Sul e residi na localidade de Solidez, no 1º Distrito.
Ele foi localizado pela  Brigada Militar (BM) de Pantano Grande na manhã desta sexta-feira .
Fonte: Canguçu On Line
Mais informações