Uma das turmas de 1ª série da Escola Municipal Vera Moreira foi destaque na edição de julho deste ano da Revista Pedagógica do Programa de patrocínio da Companhia Rio-grandense de Mineração, CRM, anúncio feito na semana passada em uma reunião acontecida no município de Santa Cruz do Sul.
A publicação reconhece enaltece as boas práticas docentes e integra um dos resultados finais do Programa A Reflexão docente para a ação, programa de ação continuada da Universidade de Santa Cruz do Sul, em parceria com a CRM.
Na revista, além de uma apresentação geral, uma seleção de boas ações desenvolvidas por professores de educandários situados em Minhas do Leão, Butiá, Arroio dos Ratos, Candiota, Pinheiro Machado e Piratini.
Ao dar conhecimento do fato aos pais e mestres da Vera Moreira, a diretora Vilma Antunes destacou a parceria que envolve grande parte da comunidade do Bairro Padre Reinaldo.
- Isso é o resultado de um trabalho conjunto. Muitos de vocês ajudaram a tornar realidade.
A primeira colocação foi conquistada pelo trabalho "Lixo: um problema de todos”, resultado final de uma ideia surgida quando um aluno após retirar a embalagem de uma bala jogou o papel pela janela da sala de aula. Nesse momento ele foi questionado pela professora Ilis Maneti, com relação aos motivos de sua atitude. A resposta foi preocupante, pois a criança argumentou que todo “mundo” fazia isso, colocava lixo em qualquer lugar.
A partir disso foi desenvolvido por Ilis o projeto que usou métodos dialéticos construtivos interacionista e a metodologia aplicada seguiu passos como a escolha de um fiscal da sala de aula e da patrulha ecológica, esta última agia durante o recreio. No caso da fiscalização da aula, a cada dia o responsável era renovado com o objetivo de cuidar se os colegas estavam cuidando das instalações e, se não estivessem, a professora recebia as informações para que todos juntos conscientizassem os colegas sobre seus atos.
EmoticonEmoticon