Alunos expuseram o projeto para os vereadores |
A romaria em busca de apoio para a instalação de um corpo de bombeiros em Piratini teve um novo e importante capítulo na tarde de ontem durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores.
O comitê local, composto por voluntários que estão sendo formados pela Associação Nacional de Sapadores Bombeiros, ANSB, entidade com sede em Brasília, foi recebido pelos vereadores para expor o projeto que passará à segunda fase provavelmente em Maio, quando estes, somados aos voluntários ainda a serem recrutados, receberam gratuitamente o mesmo treinamento hoje dado aos militares.
Todos os legisladores apoiaram a iniciativa e afirmaram se empenhar para que a prefeitura também abrace a ideia de instalação da corporação que já conta com o aceno positivo do Rotary Clube, ACIAS, Lions Clube, Loja, Maçônica, Tanagro S/A e Sindicato Rural.
Mauro Castro, PMDB, classificou a luta dos voluntários como uma luz no fim do túnel para tornar realidade um anseio da comunidade, reforçado a cada ocorrência onde fica visível a necessidade de combatentes do fogo e socorro à vítimas em situações graves.
Cláudio Dias, também do PMDB, sugeriu que a prefeitura ceda as instalação projetada e construída para receber os feirantes, na Rua 24 de Maio e que nunca foi usada para este fim.
Apoio pode viabilizar acesso ao executivo e sede provisória |
A sugestão foi compartilhada por Gilson Gomes, PP, responsável pelo requerimento para o comitê se fazer presente a casa.
Diante do apoio maciço, os representantes de todas as bancadas assinarão um pedido de cedência do local que será encaminhado ao Prefeito Vilso Agnelo, importantíssimo para o sucesso do projeto por gerir o órgão que possibilita inclusive, a doação de viaturas por empresas já interessadas em colaborar.
Na oportunidade, através dos Sapadores Jaksom Burille, Éder Rosa e Vagner Dutra, (fotos) os edis foram informados que uma boa e onerosa parte do equipamento para combate ao fogo e a ser usado no treinamento em Maio, já foi adquirida pela ANSB. Faz parte do já conquistado, cilindros de ar que permitem respirar em ambiente tomado por fumaça tóxica, as roupas de aproximação, capacetes entre outros.
Em abril, o comitê local dará início ao recrutamento que pretende envolver o setor empresarial e membros da comunidade como um todo, de áreas e profissões diversas, e com isso formar a primeira turma de Sapadores Bombeiros no Brasil.
EmoticonEmoticon