No saguão da Prefeitura Municipal, ocorreu nesta quinta-feira a entrega dos cheques simbólicos e prestação de contas do programa microcrédito do município de Piratini.
Com a presença do gerente da agência Banrisul local Marcos Machado Medeiros, o coordenador de operações do grupo Juriti Rodrigo Souza e o secretário municipal de desenvolvimento econômico municipal Roger Morales.
O programa, implantado em julho de 2012 já disponibilizou mais de r$ 840.000,00 (oitocentos e quarenta mil reais) em empréstimos a micro e pequenos empresários atuantes no município, o que segundo o gerente da agência Banrisul, conforme levantamento, já é considerado um dos melhores índices do estado.
Para os empresários, muitos deles a pouco formalizados, torna-se a oportunidade real de alavancar e até mesmo ampliar seus negócios, proporcionando além de maior estímulo a estes, também o crescimento econômico da cidade.
Já Roger Morales, entende que o microcrédito é um importante aliado não só para quem já tem seu negócio como também para aqueles que hoje procuram a secretária para encaminhar sua formalização.
“Hoje no Brasil as chances de uma empresa fracassar são muito maiores do que as chances de ter sucesso, devido a vários fatores, entre eles a dificuldade de acesso a crédito a jovens empreendedores entre 21 e 25 anos e a pessoas com maior idade entre 50 a 60 anos, onde neste programa 63% dos contemplados hoje estão nestas faixas etárias”. comenta Morales.
Ainda na oportunidade foi firmado objetivo, entre as partes envolvidas, de atingir a marca de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) em microcrédito ainda este ano, proporcionando um crescimento ainda maior de micro e pequenas empresas, trazendo assim maior envolvimento na economia do município de pessoas que ainda hoje trabalham na informalidade.
FOTOS E TEXTO: Dione Rodrigues
EmoticonEmoticon