quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

C.Histórico: mais de 80% é contra mudanças


É, parece que se dependesse de decisão popular o Centro Histórico Farroupilha ficaria exatamente como está, sem sofrer as alterações impostas pelo governo estadual que exige mudanças, principalmente nas fachadas das lojas para dar início ao processo de fidelidade aos padrões de preservação do patrimônio tombado.
Na enquete realizada pelo Eu Falei, 83% dos participantes não aceitam as mudanças.
O alvoroço em torno do assunto fez a prefeitura começar a se mover com relação a tentar convencer ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, IPHAE e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, não ser tão exigente nas proibições que constam nas duas portarias. Segundo o diretor do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Laerto Farias, a primeira tentativa já foi vitoriosa e permitirá que cerca de 22 novos leitos, previstos para serem construídos em cima do atual Pronto Atendimento, sejam futuramente erguidos com recursos provenientes da Consulta Popular.
O risco de não permissão passou a existir devido ao prolongamento do Centro Histórico que agora também se estende até a Rua Fonte dos Pinheiros, onde fica localizada a tombada “Bica”,( foto), histórica fonte d’água de Piratini.
A avenida 6 de Julho, onde está localizado o hospital, é um dos acessos à fonte e, devido a este fator, agora integra o perímetro tombado não sendo permitido erguer prédios acima do número de andaresprevistos nas normas.
 Foto: reprodução


EmoticonEmoticon