quinta-feira, 30 de março de 2017

Pouco mais de 50% da população aderiu à biometria

Quinta-feira- 30 de março de 2017
Prazo expira em seis meses e só metade da população fez o procedimento
Faltando apenas seis meses para encerrar o prazo para que os eleitores brasileiros realizem o cadastro biométrico e com isso garantam sua participação no próximo pleito eleitoral, o Cartório Eleitoral de Piratini conseguiu chamar a atenção de apenas 50% da população votante.

Mesmo sob pena de ter o Título de Eleitor cancelado, o movimento que já foi bem maior em determinadas ocasiões de 2016, agora está muito abaixo do necessário e apenas a metade dos 16.146 buscaram aderir ao novo sistema.

Um  dos empecílios são os votantes da extensa zona rural do município que estão situados ao longo dos sete mil quilômetros de extensão e que dadas às dificuldades de deslocamento devem deixar seu cadastramento mesmo para a última hora.

Diante disso a Chefa do Cartório Eleitoral anunciou que a Justiça Eleitoral vai promover plantões aos finais de semana para que inclusive os residentes no interior possam aderir ao novo sistema.

- Já agora, dias 01º e2 de abril, ficaremos à disposição do meio dia até às 19hs – divulgou Roberta Almeida para a imprensa. – Em função dessa pouca procura a partir de agora teremos essa escala de plantões  aos finais de semana para tentar atrair aqueles que ainda não fizeram o cadastramento. Falta muita gente – alerta ela que descartou que a estrutura se desloque para o interior para ampliar a participação.
- Não há servidores nem locais preparados para tal-completa.

1-Para realizar o cadastramento biométrico é necessário portar um comprovante de residência atualizado (qualquer dos últimos três meses) , em nome da própria pessoa ou do pai ou mãe, marido, esposa ou documento de produtor rural atualizado.

-Importante: caso o eleitor não possua comprovante de residência em seu nome, deverá levar qualquer outro documento que comprove seu vínculo com o município (Ex: matrícula do filho na escola, contracheque em que conste o empregador local, Carteira de Trabalho na qual conste o empregador do município, propriedades, terras, etc)

2-Documento de identificação ( Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Carteira Profissional, Certidão de Nascimento ou de casamento).


3- CPF e Título de Eleitor antigo (se tiver)


Nael Rosa- redator responsável

Contato: 53-84586380


email:naelrosa@nativafmpiratini.com

Mais informações

quarta-feira, 29 de março de 2017

Cerca de 300 pessoas protestam contra PEC 287 em Piratini

Cerca de 300 pessoas estiveram reunidas na Praça Inácia Machado da Silveira na manhã desta terça-feira, 28, atendendo ao chamamento da Ordem dos advogados do Brasil, Via Campesina, Cepers Sindicato e de sindicatos locais como o dos trabalhadores rurais e dos funcionários publico municipal, para novamente protestar contra a PEC 287 que se aprovada pelo Congresso, poderá mudar artigos da Constituição permitindo ao governo federal fazer mudanças na seguridade social, ou seja, no tempo de contribuição e idade mínima para que o brasileiro se aposente.
Nas manifestações calorosas dos representantes das entidades promotoras um ponto foi comum: a nova ação de Michel Temer que ambiciona incluir uma emenda à PEC e assim envolver estados e municípios na polêmica reforma.
Segundo o jornal o Estado de São Paulo a sugestão foi feita pelo deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) e contou com a simpatia de Temer que daria seis meses para estados e municípios de adequarem à Previdência.
Patrick Pereira, presidente da OAB em Piratini rechaçou a possiblidade.
- Isso é uma manobra deste governo que busca desmobilizar a sociedade e o funcionalismo. Precisamos ir às ruas para dizer não a esta reforma, não às retiradas dos direitos – manifestou Pereira.
Para o advogado, Temer quer jogar para as assembleias e vereadores uma responsabilidade que pertence ao governo federal que na opinião de Pereira não se planejou.
- Há reformas que requerem mais urgência do que a da Previdência. Cito por exemplo, a reforma tributária e a reforma política- disse.
Após a manifestação na praça ocorreu uma caminhada até a agência do INSS do município.
No próximo sábado as mesmas entidades com a mesma finalidade promovem uma mateada na Praça do Palanque a partir das 09hs.
Nael Rosa- redator responsável

Contato: 53-84586380
email:naelrosa@nativafmpiratini.com
Mais informações

Infecção por Rotavirus continua elevada em Piratini


O verão de 2015 deveria ser de descanso e lazer para a professora Katiane Funari, 44 anos, que em férias partiu para o balneário Cassino onde a família possui uma residência.  Mas pouco antes de pegar a estrada ela passou a ter diarreia, o que é quase inadmissível para pacientes bariátricos, ou seja, que realizaram a redução de estômago como ela.
Foi o sintoma inicial daquilo que dias depois interromperia as férias de Katiane dado ao agravamento de seu estado de saúde.
Ao partir de Piratini ela ainda não sabia que estava infectada por Rotavirus, vírus que  faz com que ainda pessoas hoje lotem a sala de espera do Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
- Como os sintomas não passaram procurei um médico no Cassino que após diagnosticar que eu estava com os vírus me colocou soro. Mas não foi suficiente. Meus cuidados na alimentação não adiantaram e meu estado debilitado me fez voltar pra casa- relembra a professora.
Já desidratada ela procurou seu médico que a internou.
- Soro e logo a seguir vômito. O Cuidado na alimentação em nada adiantou e ela acabou retornando para Piratini. A seguir a internação dado a extrema desidratação.
- Não parava nada no estômago- Relembra.
Em grande parte dos cinco dias em que esteve hospitalizada com tratamento a base de soro os efeitos  do Rotavírus a deixaram mais debilitada.
- Muita tontura, dor no corpo, desânimo. A gente só quer estar na cama, é horrível- reclama a Katiane que ainda teve mais dois infectados com o vírus na família.
Nossa reportagem procurou o doutor Gustavo Batista que integra o corpo clínico do hospital local para saber um pouco mais sobre esse vírus que acomete todos os anos uma parcela significativa de algumas cidades do Rio Grande do Sul.
- Aqui em Piratini já mediquei trinta pessoas por dia em um único plantão e hoje (terça-feira, 28) de cinquenta pacientes que passaram pelo consultório até o meio da tarde no mínimo dez estavam com o vírus – relata o médico.
Segundo Batista o Rotavirus, que fica de 24 a 72 horas incubado no organismo é como se fosse uma virose comum, mas é um vírus que vai direto para o intestino provocando irritação intestinal, cólica abdominal, vômito, diarreia, febre e desidratação já que muito líquido é eliminado.
Tratamento:
Conforme Gustavo Batista o tratamento é à base de analgesia, muita hidratação com água ou soro caseiro e alimentação leve, mas, quando isso não é seguido à risca o quadro pode evoluir para uma infecção intestinal sendo necessário o uso de antibiótico.
Conforme o médico, a água pode ser o problema.
- Desconfio que a água daqui não seja muito boa, assim como também acredito que não é a de Pelotas ode há uma grande de incidência de Rotavirus. Já em Canguçu, onde também atendo são pouquíssimos os casos. Outra possibilidade é o calor que proporciona que alimentos como maionese, arroz e feijão fermentem muito rápido – encerra.

Mais informações

Hospital adquire novo e moderno equipamento para laboratorio


Está em fase de acabamento o prédio que vai abrigar o novo laboratório de análises químicas do Hospital Nossa Senhora da Conceição, um local amplo e dentro das normas exigidas para a área no país.
Segundo o diretor da entidade Laerto Farias, um investimento pesado está sendo feito para que também este setor do hospital que é referência para a zona sul do estado, seja modernizado.
A mais recente aquisição é um Analisador Bioquímico que já instalado com a estrutura exigida custou 96,765, 00 reais e vai ser responsável por um salto de qualidade.
Dessa vez, o hospital que costuma ir às compras sempre com recursos próprios se valeu de uma emenda parlamentar do deputado federal José Fogaça- PMDB.
A aquisição que vai se somar aos demais adquiridos para o novo espaço já está em operação para a satisfação de toda a equipe do laboratório que tem como diretora técnica a farmacêutica bioquímica Beatriz Corral Dávila.
-Estamos oferecendo o que há de melhor em sofisticação e segurança em equipamentos laboratoriais. Representa mais eficiência, eficácia e segurança aos resultados dos exames clínicos. 
Para o diretor Laerto Farias a aquisição também significa mais recursos.
- Nossa ideia a partir de agora é difundir que nosso laboratório não serve apenas para os exames pelos SUS requisitados aos nossos pacientes internados. De forma particular, passamos a estar equipados para realizar testes que até então não fazíamos e isso representará mais receita.
Mais informações

Hospital adquire novo equipamento para laboratório

Quarta-feira- 29 de março de 2017
Equipamento também vai proporcionar aumento de receita

Está em fase de acabamento o prédio que vai abrigar o novo laboratório de análises químicas do Hospital Nossa Senhora da Conceição, um local amplo e dentro das normas exigidas para a área no país.

Segundo o diretor da entidade Laerto Farias, um investimento pesado está sendo feito para que também este setor do hospital que é referência para a zona sul do estado, seja modernizado.

A mais recente aquisição é um Analisador Bioquímico que já instalado com a estrutura exigida custou 96,765, 00 reais e vai ser responsável por um salto de qualidade.

Dessa vez, o hospital que costuma ir às compras sempre com recursos próprios se valeu de uma emenda parlamentar do deputado federal José Fogaça- PMDB.

A aquisição que vai se somar aos demais adquiridos para o novo espaço já está em operação para a satisfação de toda a equipe do laboratório que tem como diretora técnica a farmacêutica bioquímica Beatriz Corral Dávila.
-Estamos oferecendo o que há de melhor em sofisticação e segurança em equipamentos laboratoriais. Representa mais eficiência, eficácia e segurança aos resultados dos exames clínicos.

Para o diretor Laerto Farias a aquisição também significa mais recursos.

- Nossa ideia a partir de agora é difundir que nosso laboratório não serve apenas para os exames pelos SUS requisitados aos nossos pacientes internados. De forma particular, passamos a estar equipados para realizar testes que até então não fazíamos e isso representará mais receita – disse.


Nael Rosa- redator responsável

Contato: 53-84586380

email:naelrosa@nativafmpiratini.com
Mais informações