quinta-feira, 29 de maio de 2014

Coletiva rebate acusações feitas na Câmara

Coletiva esclareceu caso da carvoaria e acusações que partiram da Câmara
Não caiu bem no gabinete do prefeito Vilso Agnelo, às críticas ao secretário municipal de meio ambiente João Carlos Cardoso que, além de ser alvo da oposição em duas reuniões consecutivas na Câmara de Vereadores, também foi vítima do fogo amigo disparado pelo vereador Sérgio Castro-PDT, que chamou a atuação da pasta de arbitrária ao ter esta atuado em um caso no 5º distrito onde fornos para queima de carvão estavam irregulares.

Para acalmar as coisas e dar outras versões para dados que consideraram distorcidos, o secretário de administração Humberto Porto entrou em ação e, além de atuar na reunião com os reclamantes de todos os partidos na manhã da quarta-feira,18, no a tarde convidou todos os órgãos de imprensa da cidade para uma coletiva  onde estiveram além do secretário Cardoso, ainda a fiscal ambiental Viviane Silveira e o diretor geral da pasta Glauber Moraes.

Objetivo: Mostrar que as coisas em torno do caso da carvoaria não tinham sido bem assim como externou em alto e bom som os oposicionistas e o pedetista Sérgio Castro.
Na versão comprovada pelos ambientalistas, Afonso Garcia de Souza foi preso por três e não por dez agentes da PM como relatado e, o motivo para sua prisão não foi à queima de carvão e sim, armas e munição que com ele foram encontrados pela Patram.

Viviane disse que apenas o notificou pela atividade que não possuía qualquer documentação legal, dando ao acusado 15 dias para que apresentasse as licenças na secretaria, o que não foi feito e somente neste momento então veio à autuação.


Mais informações

Curso de frentista tem inscrições esgotadas

Quinta-feira- 29 de maio
Esgotaram-se rapidamente as 20 vagas abertas através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social para o curso de frentista de posto de gasolina, capacitação ensinada pelo SEST- SENAT e que integra parte das 240 vagas pactuadas com a prefeitura e o PRONATEC  para Piratini no ano passado.
A  teórica do curso que começa já em 1º de julho, será ministrada na Secretaria Municipal de Turismo e a prática em um dos postos de combustíveis da cidade.
No mês de abril foram diplomados os concluintes do curso de operador de caixa e vendedor, concedidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- SENAC.
A secretária de cidadania e assistência social, Paula Almeida, comemora a baixíssima taxa de evasão.
- No inicio do PRONATEC em Piratini tínhamos que correr atrás e nem sempre conseguíamos preencher todas as vagas. Agora rapidamente as inscrições se esgotam e são raros os casos de evasão então, entendo  que a comunidade e, principalmente o público do Bolsa Família, nosso alvo principal, entendeu a eficácia do programa e as oportunidades  que lhe são oferecidas – disse Paula.

Outro curso bastante aguardado e que irá ocorrer no segundo semestre de 2014, será o de operador de retroescavadeira e, sobre este, Paula tem boas expectativas.
- Poderemos ensinar funcionários de empresas e até mesmo os que atuam próximo a essa área e são funcionários municipais e que precisam dessa capacitação por ter feito concurso público pra área mas não tem a especialidade –

Os demais previstos são: pedreiro, aplicador de revestimento, eletricista predial, encanador e pintor.
Mais informações

terça-feira, 27 de maio de 2014

Polêmica envolvendo ação do Meio Ambiente

Terça-feira- 27 de maio
João Carlos argumenta que agiu dentro das leis ambientais
Nem mesmo o PDT, alicerce da bancada governista, poupou críticas à Secretária Municipal de Meio Ambiente  que tem à frente João Carlos Cardoso.
O motivo toma parte dos debates da Câmara de Vereadores há duas sessões consecutivas e, é ocasionado pela prisão e apreensão de equipamentos de Afonso Garcia de Souza, 60 anos, denunciado anonimamente e flagrado pela Patram, versão ambiental do Brigada Militar, explorando a queima de carvão no 5º distrito do município.
O episódio ocorreu na primeira quinzena de maio e colocou em discussão o poder de fiscalização e punição que partem da secretaria.

O próprio acusado admitiu não ter licença para explorar a atividade, mas, se defende:
- O proprietário e sócio no negócio me disse que estava tudo certo, mas, não estava – confessa Afonso que critica a abordagem policial.

- Eles, uns dez policiais, calçaram com armas eu minha mulher na entrada de um forno e os outros invadiram as demais acomodações. Achei um exagero, sou um trabalhador – reclama.
Se somando à bancada de oposição, Sérgio Castro, PDT, fez duras críticas à pasta.
- O radicalismo é algo que não funciona mais no processo democrático. Sou favorável à existência dessa secretaria, mas não para agir de maneira, arbitrária, sem alertar o trabalhador ou notifica-lo antes do que estava errado,  providências precisam ser tomadas – disse o vereador.

O que diz o secretário
Na outra ponta da discussão, o secretário João Carlos Cardoso permaneceu firme com relação à autuação, segundo ele, por descumprimento das leis ambientais.
- Por delegação e convênio do município com a FEPAM, a nossa secretaria tem o poder de fiscalizar essas atividades e, neste caso específico, houve uma denúncia e nós não podemos nos omitir a isso, comunicamos a Patram que fez o trabalho dela e nós fizemos o nosso – argumentou.

Segundo ainda Cardoso, os fornos para queima do carvão estavam próximos a uma área de proteção permanente, ou uma fonte d’água, o que é proibido, rezando a lei que 30 metros para cada lado das nascentes devem ser obedecidos.
Mais informações

Urbanismo implanta coleta noturna de lixo

Terça-feira- 27 de maio
Coleta dura em média quatro horas e também contempla bairros
Lixo orgânico, no caso comida e outros restos de alimentos à disposição nas lixeiras do centro da cidade, são um prato cheio  para os cães que vagam famintos pelas ruas de Piratini.
O estrago feito pela cachorrada, principalmente à noite, levou a Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos implantar a coleta noturna que se estende também para alguns bairros de acesso à área central.

Para o secretário Carlos Miguel de Ávila Porto, essa foi à solução encontrada para manter principalmente  este eixo limpo em todos os três turnos.

- À Noite e, também pela manhã, nós nos deparávamos com cães pendurados nas lixeiras em busca de comida, assim, decidimos criar o terceiro turno de coleta passando também nas vias principais três vezes por dia – explica o secretário.
São em média quatro horas de coleta no turno novo que abrange inclusive os bairros Vila Nova, Sinuelo, Padre Reinaldo e outros.
Mais informações

Castro pede fim do Oblíquo na Gomes Jardim

Terça-feira- 27 de maio
Ao desrespeitar a sinalização, caminhão ficou preso entre os carros
O estacionamento oblíquo na Avenida Gomes Jardim, especificamente em frente ao colégio Ponche Verde, foi implantado há dois meses pelo Departamento Municipal de Trânsito, mas, após começar a operar passou a dividir opiniões quanto a sua eficácia já que está em uma área de muitas cargas e descargas portadas por carretas e ficar em frente ao Instituto ao maior escola de Piratini com cerca de mil alunos, portanto, responsável por um grande fluxo de pedestres durante o horário comercial.

Na reunião legislativa da terça-feira, 27, o vereador Sérgio Castro, PDT, requisitou a extinção das vagas recentemente criadas.
- Eu fui a favor e agora sou contra. Não existe a mínima condição de aquela área ter vagas oblíquas para carros e, da forma como está, a mobilidade urbana está sendo afetada – argumentou o parlamentar.

Ainda com relação ao trânsito, Castro pediu que a Brigada Militar entre em ação para que a lei municipal que limita o tráfego de veículos pesados no Centro Histórico Farroupilha seja cumprida.
- Não se respeita uma vírgula dessa lei criada pelo executivo mesmo com as placas informando os horários e que tipos de veículos podem trafegar. Não hora nem local para eles (caminhões), circularem, treme tudo – falou Castro.
Uma hora antes de o vereador entrar com o requerimento um caminhão que desrespeitou a sinalização ficou preso em frente ao prédio dos Correios na Rua 15 de Novembro que está dentro do perímetro protegido. Para conseguir seguir viagem alguns dos carros estacionados precisaram ser retirados.


Mais informações

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Carreta tomba com 25 toneladas de soja


Vinte e cinco toneladas de soja espalhadas pelo asfalto foi o resultado de um acidente ocorrido às 15h desta segunda-feira na BR 293, a 500 metros do trevo de acesso a Piratini.
A carga ainda não foi retirada do local e obriga tanto à Polícia Federal, quanto a ECOSUL ,a guarnecer o trecho para com isso organizar o trânsito.
A carreta Bitrem com placa de Garibaldi, IMC 3838, trafegava no sentido Bagé/Pelotas quando se suspeita que o motorista perdeu o controle, o que ocasionou o tombamento de um dos compartimentos.
Muito nervoso tentando fazer um acerto com cerca de 18 trabalhadores para que estes recolhessem a carga, o condutor não quis falar à reportagem.

Mais informações

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Lions realiza ação no bairro Cancelão


O Lions Clube Piratini realizou mais uma atividade este ano ao amparar uma família no Bairro Cancelão, distante 10 quilômetros da sede.
Para satisfação de Pedro Dias, mas, muito mais de sua esposa Aurora, os leoninos sanaram a principal dificuldade existente enquanto acesso em uma residência habitada por quem porta necessidades especiais.
Na quinta-feira, 22, em uma só ação, rampas foram construídas em todos os cômodos da casa, o que agora vai proporcionar à dona Aurora que é cadeirante, circular com mais qualidade no dia a dia.

O Lions Club de Piratini presidido por Niza Perret  tem como vice-presidente Jasson Rodrigues, é  filiado ao Distrito LD3 e ao Lions Club Internacional, está sediado na rua Décio Cipriano de Avila, no bairro Vila Nova e tem como principal meta prestar auxílio à comunidade.  
Mais informações

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Repartições definem seus horários na copa

Quinta-feira- 22 de maio
Fórum e agência bancária estão entre os que já definiram seus horários
A cada quatro anos o país para em algum momento e, por algumas horas, para assistir e torcer pelo Brasil na Copa do Mundo. Estar todo ou quase todo mundo focado na televisão é quase uma regra. Quase. Não é unânime que os patrões liberam seus funcionários para ver os jogos da seleção e, como não há lei que ampare o torcedor neste caso, resta apenas contar com o bom senso do chefe para no mínimo, dispor de um aparelho de tv no ambiente de produção.

No caso dos órgãos públicos, geralmente há uma flexibilidade de horários, sejam eles determinados pela esfera ou autoridade maior ou em comum acordo com os funcionários.
A Câmara de Vereadores de Piratini, que tem sessão marcada para as terças-feiras às 14h , já decidiu dia 17 de junho inverter o turno da reunião e esta acontecerá pela manhã já que às 16 h o Brasil entra em campo contra o México.

O Ministério Público ainda não definiu como será o expediente nos dias das partidas pela primeira fase, o que deve ocorrer já na próxima semana. Já no Fórum está tudo previsto:
Nos dias 12 e 23, quando o selecionado de Felipão pega Croácia e Camarões respectivamente, o expediente para o público começará às 08 h e terminará às 15 h com um intervalo de uma hora para almoço. No dia 17, o Fórum ficará aberto dás 08 h às 14 h também com um intervalo de 60 minutos ao meio-dia. O Banco do Brasil que funciona no mesmo prédio abre às 08:30 e fecha às 12:30 nas três datas.

No caso da Prefeitura Municipal, a situação ainda não tem uma definição, mas, segundo o secretário de administração Humberto Porto, o tema será pauta já na próxima segunda-feira, havendo inclusive a possibilidade de expediente somente pela manhã.

Resta saber também como as fábricas de confecções vão se comportar, mas, o caso de maior interrogação devido à maioria da atividade ser a campo, é do Polo Madeireiro localizado no 4º Distrito do município e onde operam inúmeras serrarias.
Aos motoristas de ônibus, principalmente os que partem da Estação Rodoviária às 15:30 rumo à Pedro Osório tendo como destino final Pelotas, talvez reste no máximo ouvir pelo rádio.




Mais informações

quarta-feira, 21 de maio de 2014

EJA atua para aumento de índice em vacinação

Quarta-feira- 21 de maio
Conscientização partindo da escola para dentro de casa 
Este ano a baixa procura pela imunização contra a Gripe H1N1 surpreendeu e fez com que o Ministério da Saúde revogasse o final da companha na tentativa de melhorar os índices de vacinação.
Contribuindo para a não procura pela vacina, está à desinformação e, nada melhor para reverter este quadro e tornar a vacinação uma ação que faz parte das obrigações durante o ano do que atacar o problema pela raiz.

Assim vislumbrou a Totalidade 7B do Curso de Educação de Jovens e Adultos- EJA, do Instituto de Educação Ponche Verde em Piratini.

Usando a Gripe A como tema, alunos do EJA focaram em estudantes de 1ª série do mesmo educandário para levar, tanto a discussão como a conscientização para o lar que os aguarda depois das atividades escolares.

- Ainda existem muitos mitos que dificultam ou impedem que as pessoas se dirijam às unidades de saúde para receberem a vacina – explica a professora Nara Terezinha da Silva, coordenadora dos trabalhos e que também participa de uma pesquisa junto a idosos que foca a aceitação e a importância da vacina para a saúde na terceira idade.
                     
Nas mãos dos pequenos, uma miniatura do Zé Gotinha, símbolo da vacinação, e na ponta da língua quando perguntados, a atitude que é preciso ter quando as campanhas do gênero são lançadas.
- É com a educação partindo do princípio que vamos desenvolver a conscientização, pois, eles vão comentar em casa com pais, tios e avós que foram visitados pelo Zé Gotinha e quanto à importância da prevenção- acredita Nara.



Mais informações

Enquanto não há pista, praças são diversão

Quarta-feira- 21 de maio
Garotada se diverte na praça e espera construção de pista
A prática do Skate é saudável, de baixo risco e está entre os esportes que os pais veem com bons olhos nesta tentativa de impedir que os filhos em fase e idade adolescente migrem para a drogadição.
Em Piratini, todas as tardes em horário inverso ao dos estudos, um grupo de não mais que dez garotos pega sua tábua sobre rodas e vai fazer manobras nas praças da Bandeira e da Igreja Matriz, locais inadequados para a o esporte por servir inclusive de descanso para a população, muitos, ao redor, assistem e se mostram compreensivos com a garotada ainda em busca do espaço para manter-se no lazer e esporte.

- Não há lugar para nós andarmos e, já ouvimos várias vezes e de muitas pessoas, que a pista de skate será construída e nada acontece – justifica  e, ao mesmo tempo reclama, Geliel Valadão de 14 anos.

De fato e, já há algum tempo, principalmente no legislativo tendo como porta-voz o vereador Sérgio Castro, o projeto é defendido, mas, buscamos informações junto a setores da Prefeitura de Piratini e tudo que descobrimos foi o seu valor, algo em torno de 12 mil reais, cifra que em um primeiro momento parece não estar no orçamento do município para este ano.
Para a Praça da Matriz por enquanto, o problema que chama mais atenção do que as manobras o princípio do vandalismo. Dois assentos de concreto já foram retirados para serem usados como rampa, mas, o grupo de skaitistas se defende garantindo que tal fato não é de autoria deles. 



Mais informações

terça-feira, 20 de maio de 2014

Presidente ameaça cortar ponto dos atrasados


Terça-feira- 20 de maio
Até esta sessão da terça-feira, 20, estava para assumir o presidente que pusesse ordem na Câmara de Vereadores de Piratini com relação ao horário de inicio das sessões,ao ouvir,  mas uma cobrança ao fim dos trabalhos,o atual, Renan Cunha, PDT, garante que a situação a partir da semana que vem vai mudar.
- Presidente, peço que, também em respeito às pessoas que vem para acompanhar a reunião, as mesmas tenham inicio às 14h como previsto – Foi assim que o vereador Daniel Morales de Moura,(foto) PMDB, conseguiu por, mesmo que rapidamente, o assunto na pauta. A reposta foi um tanto ríspida e surpreendente:
- Tudo bem, mas, que os senhores, inclusive o senhor vereador, estejam aqui para que possa então começar no horário, já que muitas vezes eu, que me encontro no local, tenho que bater a sineta (sinal que comunica o inicio) várias vezes chamando os vereadores e eles não estão – justificou Cunha aparentemente irritado. Ele foi além:
- Se nas próximas eu chamar e não estiverem aqui, os faltosos terão o ponto cortado–
A ameaça não assustou o requisitante.
- Eu sou um dos que sempre chega antes do horário – argumentou Morales de Moura.
Há casos em que as reuniões começam até uma hora depois do previsto.
Mais informações

Naufraga o aumento para 11 vagas na Câmara

Terça-feira- 20 de maio
Souza viu sua sugestão naufragar na bancada oposicionista
- A situação precisa de no mínimo um voto do PMDB para elevar o número de vereadores e o nosso voto é não- . Com essa frase, já ao final da reunião ordinária, o vereador Marcial Guastuci, que também é presidente da sigla, finalizou a discussão do projeto de Lourenço de Souza, PT, que pretendia elevar de nove para onze as cadeiras no legislativo piratiniense. 

E não se esperava outra posição que não fosse essa. Além da reprovação popular externada através da imprensa, há também um pouquinho do “quem com ferro fere com ferro será ferido”, ou seja, foram inúmeras às vezes em que o PMDB foi derrotado por apenas um voto não concedido pela bancada governista não conseguindo passar quase nenhuma matéria na casa, portanto, essa foi também a hora do troco.

Até mesmo Sérgio Castro, da base aliada, PDT, e anunciado como apoio, se apressou e, antes mesmo da reunião ter início na nesta terça-feira, 20,  procurou o Blog Eu Falei para pular do barco.
- O que eu disse ao vereador Lourenço é que eu seria simpatizante da ideia após um debate e aprovação da comunidade. Estou junto com ele, mas, somente após este debate -
Mauro Castro, PMDB, usou o grande expediente para resumir sua opinião:
- Por mim seriam apenas sete e não nove vereadores. Cinco representando à cidade e dois a zona rural e, se algum dia elevarem para 11, deixo de me candidatar – manifestou o parlamentar que está em seu sexto mandato.

Em meio ao fogo, Lourenço se mantinha convicto e dar seguimento mesmo percebendo que seu projeto já fracassara.
- Vou até o fim mesmo que o placar seja 7x1 – assegurou.
Mas logo a seguir, seguiu o conselho do colega Gilson Gomes, PP, e disse:

- Se a conversa com o PMDB se esgota aqui, mesmo antes de eu sentar com a bancada para discutir, então não há o que levar á frente -
Mais informações

Renan pede retorno da Brigada ao campo


Terça-feira- 20 de maio
Enquanto a notícia de mais três animais, duas vacas e um touro, chegava ao conhecimento da policia na terça-feira, 20, em que o proprietário além do prejuízo precisou correr para a imprensa para alertar sobre os riscos de consumo da carne já que os animais haviam sido vacinados há três dias, o vereador Renan Cunha, PDT, usava o plenário da Câmara de Vereadores para apelar à Brigada Militar ( BM) para que retome o patrulhamento rural.
- No 2º e 5º distrito, a situação é preocupante. Infelizmente já temos uma média acima de um animal por dia e, nos últimos 30 dias, contabilizamos algo em torno de 40 abates- disse Cunha.
Renan lembrou que quando havia operações desta natureza realizada pela BM, proporcionou a prisão de integrantes de quadrilhas, mostrou sua preocupação com a saúde de quem consome a carne sem procedência e também com a situação do produtor rural.
- Há muitas dificuldades para quem cria e a todo o momento ao amanhecer resta ao criador se deparar e juntar as carcaças. Sei que é difícil eliminar os abigeatários, mas, ao menos, é necessário conscientizar a população para não consumirem essa carne envenenada – alerta o parlamentar.
O vereador Cláudio Dias contribuiu para o debate dizendo que esse é um caso de saúde pública. Ele cita um exemplo:
- Para o uso de vermífugo é preciso que se espere 122 dias para abater e consumir, mas, de uma forma ou de outra essa carne que entre tantos outros causa danos no fígado principalmente das crianças , vai parar na mesa das famílias- disse.
Mais informações

quinta-feira, 15 de maio de 2014

ESF deverá ficar pronta em julho deste ano


Quinta-feira- 15 de maio

Secretário acredita que em julho ESF estará pronta
A espera já longa dos moradores do Bairro Padre Reinaldo pelo posto de Estratégia da Saúde da Família ( ESF), parece estar próxima do fim. A empresa que venceu a licitação levou uma pequena parte dos 146 mil reais da verba federal destinada para que o prédio fosse erguido, mas, depois decretou falência e fez com que a obra se juntasse as tantas inacabadas por este mesmo motivo em Piratini.

Em setembro do ano passado o secretário municipal de saúde Diego Espindola, anunciou que a prefeitura iria assumir a retomada da construção vista como essencial para decentralizar o atendimento de saúde no município.
Meses depois, é o que está acontecendo. Funcionários municipais ligados à área da construção civil e pertencentes à Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos estão trabalhando no local como informou o secretário Carlo Miguel Àvila Porto.

- Estamos fazendo a parte elétrica, colocando o piso e implantando os forros. Nossa previsão é que em julho estejamos com o prédio pronto – disse Porto.

Seguindo o padrão determinado pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil, o ESF tem 178 metros quadrados de área, 11 cômodos e 03 banheiros, se destacando entre as moradias populares do bairro povoado por pessoas humildes e residentes distante de todas as opções na área da saúde existentes no eixo central de Piratini.
Mais informações

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Para ter 11, PT precisará de apoio da oposição

Quarta-feira- 14 de maio
Três anos depois, o aumento de nove para onze assentos no legislativo piratiniense volta a ser discutido, neste primeiro momento, na imprensa local e pelas ruas da cidade onde assim como ocorreu em 2011 à população demonstra grande antipatia pela ideia.
Desta vez, a sugestão ruidosa partiu do petista Lourenço de Souza que na sessão do dia 20 deste mês apresentará o projeto para que o artigo 13 da Lei Orgânica do município seja alterado permitindo com isso a elevação nas eleições municipais  de 2016.

- Antes de me tornar vereador eu já pensava em um número maior de cadeiras para Piratini. Ao contrário do que as pessoas pensam e as fazem ser contra, não haverá mais despesa para o município já que o orçamento da Câmara de Vereadores permanecerá o mesmo – argumenta Souza certamente referindo-se ao valor de um milhão de reais disponibilizados por ano para os gastos do legislativo.

Para o parlamentar essa também será uma forma de aumentar  a representatividade partidária e, por consequência a comunidade.
- Se na última disputa já fosse desta forma nós já teríamos, por exemplo, um mulher eleita, o que qualificaria o debate – disse.
Como para que seu projeto vá adiante Lourenço precisa de 2/3 dos votos existentes, o namoro com a oposição ele garante já começou.
- Eu e o Sérgio Castro, PDT, que somos da bancada situacionista, vamos apresentar o projeto. Já conversei com os vereadores do PMDB e eles não me disseram nem que sim e nem que não, vou aguardar – finaliza Souza.


Mais informações

terça-feira, 13 de maio de 2014

Na Câmara, três horas de Carbamazepina

Terça-feira- 13 de maio
Chana pôs em dúvida eficiência do Laboratório Pró- Ambiente
Maçante, repetitiva e certamente a mais longa da história do legislativo. Assim foi a audiência pública requisitada com o objetivo de responder às acusações que partiram do parlamentar Marcial Guastuci, PMDB, (foto abaixo) que em 24 de abril deste ano usou a casa para denunciar que o medicamento Carbamazepina,usado para pacientes que sofrem de convulsão, não fazia o efeito esperado sendo inclusive responsável pelo retorno das convulsões em um usuário menor de idade.

Durante três horas, ânimos exaltados, troca de acusações, bate boca e discursos com finalidade de medir forças entre situação e oposição.
No meio e, participando do fogo cruzado, a responsável pela Farmácia Básica de Piratini, Chana Espindola, Jean Soares, que integra o setor de licitações da Prefeitura de Piratini, o secretário de saúde Diego Espíndola e a representante da Vigilância Sanitária Estadual ,Márcia Andrade.

Todos munidos de documentos e dados para destruir os argumentos do denunciante que acusa de falsificação ou adulteração de medicamento, o Laboratório Sanval, fabricante do remédio em questão e a prefeitura de negligência já que esta teria sido comunicada pelo pai do garoto sobre o problema.

Questionamentos com relação à demora em denunciar após estar de posse do laudo feito em setembro do ano passado e só agora divulgado e da eficiência e autorização do laboratório Pró-Ambiente que analisou os comprimidos que afirma Guastuci foram retirados na farmácia do município.
- No laudo apresentado pelo vereador não há a data de fabricação e nem o número do lote do medicamento, o que é regra nesses casos. Também o laboratório Pró-Ambiente não está entre os dois credenciados no RS pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e com autorização e capacidade para fazer esse tipo de análise – disse Chana Espindola que concluiu:
- O Pró- Ambiente, de Porto Alegre, é credenciado pelo Ministério da Agricultura e está habilitado para testar e fazer análises de medicamentos para animais portanto de uso veterinário-
Segundo a farmacêutica, há muitas dúvidas em torno da referida análise. Uma delas é que nada prova que a amostra testada foi mesmo entregue na Farmácia Básica.

O secretário Diego Espíndola disse: - cobro mais responsabilidade na divulgação de informações como esta. Da forma como foi conduzido o episódio, mesmo sem qualquer comprovação de fato provocou terrorismo na população -
Já Marcial Guastuci reafirmou que o secretário tinha ciência do problema já que foi avisado pelo pai do menor.

- Não retiro um milímetro sequer do que eu disse. Entendo que comprovei a irregularidade e isso servirá como o pontapé inicial para um processo instaurado pela Polícia Federal.
Mais informações

Chatikin acredita em 08 anos para Roger

Terça-feira-13 de maio
Promotora ofereceu nova denúncia e disse que soltura foi injustiça
Quando Roger Adão Funari , em novembro de 2013 foi praticamente perdoado pelo juiz Roger Xavier Leal que lhe deu a pena mínima pelo crime de tráfico de drogas, a promotora Cristiana Chatikin compartilhou da indignação externada através das redes sociais por boa parte da população de Piratini. Imediatamente, ela apelou ao Tribunal de Justiça do Estado- (TJS) para que ele retornasse ao Presídio de Canguçu, mas, enquanto a apelação ainda é apreciada Funari fez exatamente aquilo que a representante do Ministério Público acreditava.

- Pra mim não foi nenhuma surpresa. Achei uma injustiça ele ter sido solto, inclusive, disse aos policiais civis que era só vigia-lo que ele ia traficar novamente, pois é um profissional da área – disse Chatikin ao falar da nova denúncia oferecida contra o traficante de 30 anos.

Ela estava certa. Menos de cinco meses após ter recebido nova chance ao ser posto em liberdade, estando sob o efeito de cocaína, em 05 de abril deste ano Roger Funari guiava seu Corsa em alta velocidade pela ERS 702 quando bateu na traseira de um carro ocupado por quatro pessoas. O automóvel foi jogado numa ribanceira e os ocupantes nada sofreram, mas, ao atender a ocorrência a Brigada Militar achou 498 gramas de maconha no carro.

Cristina explica que como o recurso ao TJS ainda não foi julgado a lei interpreta que não houve reincidência por parte do acusado, mas, desta vez acredita em justiça.
- Quero que ele fique preso pelo período ao qual acredito que desta vez será condenado. A pena para o tráfico de drogas fica entre cinco e 15 anos e acredito que ele deva pegar no mínimo uns oito anos dessa vez – prevê a promotora.




Mais informações

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Filho agride a própria mãe com soco no olho


Ontem, domingo, dia de celebração e de alegria para mães de todo o Brasil, certamente foi mais uma data triste para uma mãe de Piratini que vive uma vida de agressões ocasionadas pelo filho de 18 anos.

Na madrugada de sábado, ele, repetiu um gesto frequente e avançou contra sua progenitora de 32 anos após chegar mais uma vez alcoolizado em casa.
Um soco e a consequente lesão em um dos olhos, deixou uma nova marca física e fez com que a agredida acionasse a Brigada Militar para conter o jovem descontrolado pela embriagues e fúria.
Após ser levado ao hospital local na tentativa de que a equipe médica desse fim ao surto, ele ainda deu trabalho aos policiais civis e militares que o acompanharam até às 04h da manhã, período usado para que ele finalmente se acalmasse e fosse liberado após os procedimentos padrões.

Segundo o delegado Edson Ramalho, recentemente um fato da mesma natureza levou mãe e filho à sala de audiências no Fórum local e, dela, ele recebeu o perdão extinguindo -se assim o processo.
Dessa vez, a mãe requisitou as medidas protetivas já que como se trata de violência doméstica o caso se enquadra na lei Maria da Penha.

Menor causa colisão
No final da tarde do domingo um menor de 14 anos colidiu contra um veículo na Avenida 6 de Julho para logo após fugir do local deixando o carro danificado. A guarnição de serviço da Brigada Militar fez buscas na área e encontrou o infrator tendo como pista o amassado do paralama da Honda Titan. Questionado pelo policial, ele confessou o fato e foi conduzido à Delegacia de Polícia.

Pelas leis, o adolescente vai responder por guiar sem habilitação causando risco e dano. Mas a dor de cabeça maior deve ser dos pais que vão responder por entregar veículo para quem não é habilitado.
Mais informações

domingo, 11 de maio de 2014

Invicta, Lojas Nice vence campeonato Municipal

Com 16 pontos e nem uma derrota, Nice conquistou o título
Somadas a fase classificatória e o jogo pela final, foram necessários 192 minutos ou duas partidas, mais a prorrogação, para que Lojas Nice e Spartacus conseguissem tirar o zero do placar e, ao final, o gesto que marcou foi o do zagueiro Yuri,(foto abaixo) da equipe Nice, apontando para o pé esquerdo onde estava uma das chuteiras que dois minutos antes ele acabara de trocar para participar do 2º tempo da etapa extra que decidiu quem iria por a mão na taça concedida ao vencedor do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Piratini neste domingo.

Após um bate rebate na área do Spartacus, aos dois minutos do tempo final da prorrogação, lá estava o zagueiro para marcar o gol do título premiando a si próprio pela atuação firme e técnica à frente da defesa da Lojas Nice.
O chute venceu o goleiro Rodrigo e permitiu que o capitão Vieira erguesse o troféu consolidando a campanha invicta que somou 16 pontos na competição de seis times realizada no Estádio Nei Fabião Valente.

O jogo
O primeiro tempo marcou uma doação maior dos dois times que chegaram à decisão em igualdade de pontos já tendo inclusive se enfrentado na primeira fase quando empataram em 0x0.
Jogando ambas pra frente em busca do gol, as chances mais claras de abrir o placar foram dos pés do centroavante Binho, artilheiro do campeonato com cinco gols e que aos 25 minutos batendo falta acertou a trave. Aos 32, ele novamente tentou, mas. a elasticidade de Rodrigo prevaleceu.

No segundo tempo, ao que tudo indica, a condição física dos dois lados deixou o jogo um tanto morno, com pouca criatividade e iniciativa, mas, ainda assim, a Loja Nice oportunizou lances mais incisivos controlando o meio campo, o que deu certa tranquilidade ao goleiro Fernando Funari que quase não trabalhou e terminou como o menos vazado.
Do outro lado, Jean Vazin se destacava na posição de volante do Spartacus e sua regularidade durante todo o jogo fez o trio de arbitragem elege-lo o melhor da partida.
E essa foi à história do confronto que finalizou o campeonato responsável por marcar a volta do futebol de campo em Piratini.

Detalhe que não pode passar despercebido, é que Gabriel Wacholtz, companheiro de equipe de Binho, também terminou com cinco gols, mas sem o troféu porque a organização usou como critério a idade.

Ponto Negativo.
A decisão do 3º e 4º lugares, marcada para as 13h30min, não aconteceu devido ao W.O duplo ocasionado pelas equipes 08 de Maio e Fertília, que somadas, compareceram com apenas dez atletas.

Como foi o segundo W.O, o organizador Ademir Tim disse que certamente haverá uma punição para os faltosos, mas, que esta será estudada para não inviabilizar a realização de uma próxima competição com possibilidade de ocorrer em outubro.
Mais informações

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Usina de oxigênio será construída no hospital

Sexta-feira- 09 de maio
Cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto
Uma cerimônia realizada no Palácio Piratini com a presença do governador Tarso Genro e a secretária estadual de saúde Sandra Fagundes, Laerto Farias, diretor do hospital de caridade de Piratini e o secretário municipal de saúde Diego Espindola, selou a parceria com o governo do Estado para que o município receba até o final do primeiro semestre cerca de R$ 369 mil reais relativos a dois convênios que vão impulsionar a qualidade no atendimento da instituição.

A verba de menor valor,110 mil reais, é para um projeto já aprovado e será usado para aquisição de equipamentos para o Pronto Atendimento (P.A) que funciona em anexo ao hospital e servirá entre outros para compra de um desfibrilador de última geração e novos itens de ventilação.
- Depois de instalados nosso P.A terá um ambulatório mais qualificado e poderemos considera-lo uma mini UTI – disse Laerto Farias.

Mas a satisfação do gestor se mostra maior quando aborda sobre a liberação de 259 mil reais que permitirá tirar do papel o projeto de construção da Usina de Oxigênio, o que vai gerar uma economia de 12 mil reais por mês para a instituição de caridade.
- Este é o valor que gastamos hoje para comprar oxigênio de empresas do ramo e, muito mais que o fator econômico  está o da qualidade na certeza de estar disponibilizando para os nossos  pacientes um produto com controle interno – explica.


Os atuais 144 mil ao ano gastos com oxigênio caem para apenas dois salários mínimos, valor gasto com a manutenção preventiva dos equipamentos, o que vai proporcionar além do produto em todos os leitos do hospital, Centro Cirúrgico, também a recarga dos cilindros das ambulâncias, inclusive as que pertencem à Secretaria de Saúde.
Mais informações

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Vacinação da H1N1 atinge 40% em Piratini

Quinta-feira-08 de maio
Mais duas mil doses da vacina foram requisitadas à Coordenadoria
De Porto Alegre, onde está acompanhando o diretor do Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, Laerto Farias, ambos integrando a comitiva de gestores da área de saúde que estiveram nesta quinta-feira reunidos com o governador Tarso Genro, o secretário municipal de saúde de Piratini, Diego Espíndola, deu à nossa reportagem sua avaliação quanto à cobertura vacinal alcançada até o momento contra a gripe H1N1.

Passados 18 dias de abertura das unidades e também da imunização volante que cobriu a zona rural e seus cinco distritos, 40% das quatro mil doses disponibilizadas para Piratini foram aplicadas.
O índice mesmo que num primeiro momento se mostre baixo, é superior ao que todo o Rio Grande do Sul conseguiu atingir.
- Com estes 40% já estamos acima da média do estado que registra 32% de imunização- destacou Diego Espindola.

O secretário informou que hoje a equipe de vigilância Sanitária do município foi à Coordenadoria de Saúde em, Pelotas para buscar mais duas mil doses da vacina que segundo sua expectativa devem se esgotar nos próximos oito dias.
Mais informações

Secretário faz balanço de sua gestão


Quinta-feira-08 de maio
Passados pouco mais de um ano de sua criação, a Secretaria Municipal de Habitação fez nesta quinta-feira através de seu secretário, Adilson Oliveira, um balanço do combate ao déficit habitacional em Piratini, uma das principais metas anunciadas pela administração Vilso Agnelo quando deu inicio ao segundo mandato.
Oliveira entende que os números, todos positivos em sua visão, comprovam que os objetivos traçados para o primeiro ano foram superados através das parcerias entre prefeitura e os programas habitacionais, tanto em nível de Estado quanto com a União com destaque para o Minha Casa Minha Vida.

Para tornar realidade o sonho da casa própria para os piratinienses, o foco principal tem sido o interior através, por exemplo, do Programa nacional de Habitação Rural (PNHR) onde as três esferas do poder são parceiras.
- Se o olhar ficar resumido à área urbana, talvez não se note o quanto avançamos, mas, se você viajar pelos cinco distritos a mudança é perceptível – observa o secretário que já contabiliza 319 moradias dentro deste programa, sendo que destas 140 já foram construídas e as demais aguardam aprovação.

Ele explica que até então, as famílias, a maioria delas residentes em comunidades quilombolas ou de pequenos agricultores, moravam em casas já deterioradas ou insalubres, algumas, as chamadas de Pau a Pique e sem quase nenhuma condição sanitária aceitável.
A Secretaria de Habitação também comemora a entrega de 71 casas aos quilombolas recentemente e anuncia mais 40 que estão em fase de inicio das obras.
Outro projeto, o Sub 50, que beneficia municípios com população inferior a 50 mil habitantes no qual Piratini já foi contemplada três vezes, no ano passado proporcionou a construção de 40 unidades habitacionais.

Para finalizar, há ainda o FDS (Fundo de Desenvolvimento Social) programa de abrangência urbana e para famílias que possuem terreno, com renda até R$ 1.600,00 e que pagarão uma parcela mensal correspondente a 5% desta renda. O objetivo com o FDS é a construção de 100 casas no valor de 42 mil reais cada.

- Zerar o déficit é difícil porque depende de vários fatores, mas, dentro do que nos propomos a fazer em um ano, ou seja, 100 habitações,  já ultrapassamos. Há de nossa parte a consciência de que muito mais temos e podemos fazer – avalia Oliveira.



Mais informações

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Marceneiro vai ao MP para reclamar bueiros

Segunda-feira
Marceneiro tem perdas contantes devido a água da chuva
Com a casa e o local de trabalho que funciona em anexo abaixo do nível da rua, o marceneiro Rosalvino Dilmann da Silva, 61 anos, garante que há cinco padece quando chove forte e, independente da estação, acumula prejuízos causados pela água que encharca o que encontra pela frente.

A noite do sábado, 03, novamente para Silva e sua família foi um corre-corre na tentativa de elevar a altura das diversas máquinas e, desta forma, impedir que os 20 milímetros que choveram em menos de uma hora causassem novos danos.

A marcenaria ficou totalmente tomada pela água e, quando o nível baixou, restou a eles em meio ao lamaçal, jogar fora o que não foi possível salvar.
- Na semana passada eu já havia tido um prejuízo de três mil reais em madeira MDF e agora novamente e, só não foi pior porque conseguimos nos antecipar – lamenta Silva.

A moradia e a área de produção estão situadas na Avenida 6 de Julho, que é pavimentada mas, o trecho onde as enxurradas ocorrem a causa é o diâmetro insuficiente da tubulação instalada pelo próprio marceneiro para exatamente impedir o problema.

- Fui eu quem colocou os bueiros e não a prefeitura. A água da chuva de toda a parte alta da cidade estoura aqui. Há anos peço que venham trocar os bueiros e só ouço promessas que não se cumprem. Já não sei o que fazer para que consertem então, vou buscar amparo na lei através da Promotoria de Justiça – ameaça enquanto mostra os motores das máquinas danificados.

A reportagem fez contato com o secretário de Urbanismo e Serviços Públicos Carlos Miguel de Ávila Porto, que se limitou a argumentar que o processo licitatório para a aquisição de bueiros com maior capacidade de vazão é demorado, portanto, não há uma previsão para o problema ser sanado. 
Mais informações

Agricultor reclama e registra falta de energia

Segunda-feira-05 de maio
Agricultor registra semanalmente as faltas de energia em seu distrito
Com três folhas de caderno preenchidas em ambos os lados e de próprio punho, o agricultor Paulo Roberto Gomes, 54 anos, depois de procurar a imprensa bateu a porta do escritório da CEEE na manhã da segunda-feira para cobrar providências com relação à falta de luz em duas localidades do 5º Distrito de Piratini, Álvaro Freitas e Rincão das Figueiras, locais onde reside e trabalha respectivamente.

O estopim para que ele perde-se a paciência foi à ausência da luz entre às 21:30 de sábado, 03, e às 17 h do dia seguinte, período em que o agricultor penou ao acionar o tele- atendimento para emergências da estatal.

- Eu liguei cinco vezes para registrar o problema e, em quatro delas logo após ser atendido eles desligavam logo a seguir e eu não conseguia falar – relata Gomes que somente obteve êxito na quinta tentativa.

Durante a narrativa, ele a todo o momento usava as folhas de caderno para mostrar o motivo de tamanha indignação. Nelas, anotações de todas as faltas de energia mês a mês desde o ano desde 2009.

- Tenho todas elas. Ficamos sem no mínimo duas vezes por semana e às vezes até mais.  uma falta de respeito com o consumidor já que se você atrasa quatro ou cinco dias no mês seguinte vem os juros na fatura ou o aviso de corte, mas, os dias em que ficamos sem luz não são abatidos da fatura – reclama.

Entre suas anotações, dois períodos chamam atenção:

Em 2009, entre os meses de novembro e dezembro, 17 faltas de energia foram registradas e, entre setembro e dezembro de 2011, por dez oportunidades os moradores das localidades citadas ficaram desabastecidos.
Mais informações

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Farmácia Vidativa reinaugura seu espaço

A Farmácia Vidativa, localizada na Rua Bento Gonçalves 295, próxima ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, mostrou nessa sexta-feira, 02, a repaginada que deu em suas instalações atraindo um bom público, principalmente no turno da manhã, que foi conhecer o novo designer  da empresa.
Todos foram recepcionados com um coquetel e pela numerosa equipe de 11 integrantes colocados à disposição dos clientes e simpatizantes.
Na ampliação da estrutura, agora uma área externa que diariamente será usada para a atenção básica à saúde como o aferimento de pressão arterial e teste de glicose, mas, que no dia especial abrigou as clientes que aproveitaram a reinauguração para receber gratuitamente uma sessão de maquiagem.

Marília Dávila Farias, farmacêutica bioquímica e que gerencia a farmácia, disse que a remodelagem da empresa que também conta com um laboratório de manipulação, permitiu oferecer uma maior e variada quantidade de produtos à clientela.
Mais informações

Abigeato:11 ovelhas são levadas no interior

Sexta-feira- 02 de maio
Márcio acredita em quadrilhas especializadas e com colaboração local
Nesta sexta-feira, 02, novos números foram anexados as estatísticas de abigeato registradas pela Polícia Civil de Piratini, o que deixa aberta a real possibilidade de que 2014 venha a ser novamente um ano de prejuízos constantes para o integrante do agronegócio.

Márcio Fagundes, uma das vítimas, conta que do rebanho de 500 cabeças criadas em sociedade com o irmão Adriano Fagundes, 35 anos, no Passo dos Antunes, segundo distrito de Piratini, quase na divisa com Pinheiro Machado, foram carneados dez animais restando apenas os pelegos e as cabeças espalhadas pelo campo, cena que retrata bem a impotência do homem do campo a quem resta juntar e enterrar as carcaças.

A distância da sede, aproximadamente de 75 quilômetros, faz com que Márcio, o autor do registro de ocorrência na delegacia, acredite que os responsáveis pelos constantes roubos ano a ano, são sim  integrantes de quadrilhas especializadas de fora do município, mas, com participação de pessoas da comunidade.

- É muita distância e um local onde o acesso não é nada fácil, principalmente devido ao estado das estradas, mas, eles são certeiros, o que é impossível ser feito sem que contem com informantes que forneçam detalhes de toda a região – acredita o produtor.

Sua suspeita é reforçada diante de outro ato da mesma natureza e no mesmo distrito, na localidade denominada Basílio, onde o difícil acesso não impediu os abigeatários de matarem quatro vacas e um touro.

- Já está difícil para o criador e, com tantos roubos, a margem de lucro que já não é grande, fica ainda mais reduzida. Nesse caso, não são onze ovelhas e sim, vinte e duas já que estavam prenhes-  lamenta a vítima. 
Mais informações