Começa nesta sexta, 29, e se estende até 08 de dezembro, às celebrações para a Padroeira de Piratini, Nossa Senhora da Conceição, evento tradicional e que reúne centenas de pessoas por dez dias na Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.
Este ano algumas inovações são vistas como adventos à festa. Sete casais católicos se somaram à comissão organizadora e, estes, segundo o Padre Darvan, são responsáveis por adicionar suas ideias ao calendário de atrações.
- Eles têm apresentado sugestões bem interessantes. Uma delas, e que tem como objetivo promover à festa e atrair a comunidade para a Igreja é às visitações em órgãos públicos, instituições de ensino e empresas - destaca o pároco referindo-se à romaria que fazem levando à santa esculpida em madeira para abençoar ambientes e que o deixou inicialmente receoso.
Imagem da santa em visita à Rádio Nativa |
Para Marília Farias, membro de um dos casais organizadores, a romaria itinerante e que passa pelos educandários é Importante para a convocação principalmente dos mais jovens.
- Objetivamos trazer as crianças e seus familiares pra festa, os convocando para o momento cultural - resumi a organizadora referindo-se também a parte dedicada às atrações noturnas na praça onde grupos musicais e outras programações artísticas ocorrem sempre a partir das 21h e, logo após as novenas realizadas na igreja uma hora antes.
Dentro das atividades festivas está confirmado para 08 de novembro, feriado e dia da padroeira, o tradicional churrasco vendido à comunidade, mesma data do Almoço Comunitário realizado na Praça da Bandeira.
EmoticonEmoticon