quinta-feira, 13 de junho de 2013

Alírio Garcia Dias batiza Rua no Bairro Sinuelo

Quarta-feira-13 de junho
Entre outras atividades, Alírio Garcia Dias ficou conhecido por ser um pedreiro de mão boa, como reza o ditado e, graças a este oficio, é lembrando até hoje devido à marca que deixou em construções prediais e travessias de Piratini.
Na sessão ordinária da terça-fera, 11, o plenário da Câmara de Vereadores acompanhou a justificativa latente de seu neto, vereador Cláudio Dias, PMDB, autor do projeto que agora eterniza de fato o nome de seu avô na história do município.

A Rua “A” do Bairro Sinuelo, deixa de ter essa simples denominação, passando agora seus moradores a apontar como referência para correspondências e cadastros o nome de Alírio Garcia Dias que também foi carpinteiro e agricultor que nasceu em 1904 e morreu em 1978, vítima de Acidente Vascular Cerebral.
- De fato me orgulho em dar à rua esta denominação, não por somente ele ser meu avô, mas, principalmente pela honestidade e simplicidade que ele repassou aos filhos – justificou Dias para os presentes, entre eles, Rosimara Moura Dias, filha de do homenageado e seu neto, Andrew Dias Oliveira, na foto com o proponente.

Entre as obras públicas citadas pelo neto autor do Projeto de Lei aprovado de forma unânime, o Colégio Santa Margarida, no Distrito Atalaia, hoje em desuso, a Ponte do Caneleira e reformas na Escola José Pedro Garcia.
No perímetro urbano, Alirio emprestou seus conhecimentos através da colher e o fretacho (ferramentas de pedreiro) na antiga cooperativa, prédio que hoje abriga a Loja Construtex e ao prédio agora tombado que recentemente abrigou o Laboratório Novara.
Politicamente, o homenageado também é responsável por parte da formação  de Piratini.
- Também me causa orgulho saber que Alírio Garcia Dias foi um dos fundadores do PMDB em Piratini, na época MDB, quando tinham que se reunir às escondidas e de madrugada devido ao período de ditadura quando era proibido a formação de partidos – lembrou Dias.




EmoticonEmoticon