O abigeato (furto de animais) tem ocorrido com frequência no sul do estado do RS. Em Piratini, nos últimos meses os pecuaristas têm acumulado prejuízos financeiros provenientes do furto e abate de seus animais. Embora exista uma ampla legislação que enquadra o abate clandestino como crime passível de punição, inclusive com pena de detenção de 2 a 5 anos e multas, o problema está longe de ter solução devido à dificuldade na identificação dos criminosos. A zona rural é extensa e de difícil vigilância, geralmente os furtos ocorrem à noite e são descobertos depois da atuação, restando aos produtores realizar o registro de ocorrência sem conseguir identificar os criminosos.
Abigeato é crime e deve ser coibido, utilizando-se inclusive do direito penal, pelos danos que traz a sociedade. O abate clandestino proveniente do abigeato é uma prática ilícita que deve ser coibida pelos órgãos fiscalizadores de forma preventiva e repressiva.
Faça sua parte, não compre carne sem procedência!
Pensando em contribuir para a conscientização das pessoas é que a Rádio Nativa FM lança a campanha “Carne é assunto sério, não compre sem procedência!”
Abigeato é crime, denuncie ao 190 da Brigada Militar ou a Polícia Civil.
EmoticonEmoticon