Tenente Antunes comandou o juramento |
A 4ª Delegacia de Serviço Militar, com sede em Bagé, realizou ontem, na Praça da Igreja Matriz, as cerimônias que marcam oficialmente a dispensa de corporação dos jovens de Piratini que por inúmeros motivos, foram incluídos no excesso de contingente do serviço militar em 2012.
Dos 180 dispensados, a maioria com 19 anos, apenas 130 participaram da cerimônia e estes, foram várias vezes ensaiados para estarem de acordo com a postura mínima exigida para o juramento à bandeira, ato em que os dispensados asseguram, em caso de necessidade da nação, se apresentar e servirem à pátria.
Os demais, por residirem na zona rural e terem problemas com o horário do transporte coletivo, foram autorizados a não participar.
Familiares e curiosos garantiram o público do evento que teve a presença da banda do Exército Brasileiro na execução do Hino Nacional.
130 jovens participaram da cerimonia |
Tenente Antunes, delegado de serviço militar e que comandou o juramento, destacou a importância deste contato obrigatório e promovido pelas Forças Armadas, tanto para a instituição como para os dispensados.
- Esse deve ser o único contato que estes jovens terão com as Forças Armadas e isso proporciona que eles saiam daqui com uma maior noção de civismo, respeito pelo símbolos e pelas instituições nacionais – explicou Antunes.
Na área de cobertura da 14ª Delegacia de Serviço Militar, estão 10 municípios de Piratini à Santana do Livramento, faltando ainda três cidades para realizar a cerimonia.
EmoticonEmoticon